O impacto da evidência física nas intenções de compra de marcas de distribuidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27644 |
Resumo: | Este trabalho final de mestrado teve como principal objetivo estudar a influência da Evidência Física em loja nas Intenções de Compra de Marcas de Distribuidor (MDs), através de um estudo que engloba duas lojas Continente, uma esteticamente mais apelativa que outra. Apesar da temática da influência da Evidência Física nas Intenções de Compra de produtos de marca já ter sido amplamente estudada e discutida na literatura, existem reduzidos estudos sobre a aplicação a Marcas de Distribuidor. Adicionalmente existem reduzidos estudos sobre que elementos da Evidência Física influenciam mais, ou menos, a Intenção de Compra de diferentes categorias de produtos. A recolha de dados foi realizada por um inquérito aos clientes de duas lojas, no local, de modo a obter a sua opinião sobre a Evidência Física da mesma e informação sobre a aquisição de produtos de MD. Posteriormente, de forma a validar o modelo proposto foram realizadas uma série de correlações de Pearson, bem como feita estimação deste modelo pelo método dos Mínimos Quadrados. Através das correlações de Pearson concluiu-se que todos os elementos da Evidência Física possuem uma relação positiva com a Intenção de Compra de MDs, à exceção do Ruído que não foi possível provar a sua relação. Adicionalmente, através do modelo estimado concluiu-se que de todas as variáveis integrantes da Evidência Física, apenas a Organização e Mobilidade em loja é significativa para explicar a Intenção de Compra de MDs. Verificou-se que esta influencia positivamente a Intenção de Compra de MDs. Paralelamente, este estudo comprovou que diferentes atributos têm impactos distintos na Intenção de Compra das diferentes categorias de MDs. |
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O impacto da evidência física nas intenções de compra de marcas de distribuidorEvidência físicaIntenção de compraMarcas de distribuidorMarca ContinenteCategorias de produtosPhysical evidencePurchase intentionsPrivate label brandsContinente brandProduct categoriesPortugalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste trabalho final de mestrado teve como principal objetivo estudar a influência da Evidência Física em loja nas Intenções de Compra de Marcas de Distribuidor (MDs), através de um estudo que engloba duas lojas Continente, uma esteticamente mais apelativa que outra. Apesar da temática da influência da Evidência Física nas Intenções de Compra de produtos de marca já ter sido amplamente estudada e discutida na literatura, existem reduzidos estudos sobre a aplicação a Marcas de Distribuidor. Adicionalmente existem reduzidos estudos sobre que elementos da Evidência Física influenciam mais, ou menos, a Intenção de Compra de diferentes categorias de produtos. A recolha de dados foi realizada por um inquérito aos clientes de duas lojas, no local, de modo a obter a sua opinião sobre a Evidência Física da mesma e informação sobre a aquisição de produtos de MD. Posteriormente, de forma a validar o modelo proposto foram realizadas uma série de correlações de Pearson, bem como feita estimação deste modelo pelo método dos Mínimos Quadrados. Através das correlações de Pearson concluiu-se que todos os elementos da Evidência Física possuem uma relação positiva com a Intenção de Compra de MDs, à exceção do Ruído que não foi possível provar a sua relação. Adicionalmente, através do modelo estimado concluiu-se que de todas as variáveis integrantes da Evidência Física, apenas a Organização e Mobilidade em loja é significativa para explicar a Intenção de Compra de MDs. Verificou-se que esta influencia positivamente a Intenção de Compra de MDs. Paralelamente, este estudo comprovou que diferentes atributos têm impactos distintos na Intenção de Compra das diferentes categorias de MDs.This master thesis had as main objective to study the influence of Physical Evidence in stores on the Purchase Intentions of Private Label Brands (PLB), through a study that includes two Continente stores, one aesthetically more appealing than the other. Despite the influence of Physical Evidence on brand Purchase Intentions had already been extensively studied in the literature, there are few studies concerning its application to PLB. In addition, there are also few studies about which elements of Physical Evidence influence most of the Purchase Intentions of different PLB categories. To study these research topics, a customer survey was carried out in two different stores, in order to gather their opinion on its Physical Evidence and to also collect information about the acquisition frequency of PLB. Subsequently, in order to validate the proposed model, a series of Pearson correlations were performed and the model was estimated using the Ordinary Linear Square methodology (OLS). The Pearson correlations concluded that all elements of Physical Evidence have a positive relationship with the Purchase Intention of PLB, except for Noise, that it was not possible to prove their relationship. Additionally, through OLS it was concluded that of all the variables that are part of Physical Evidence, only the Organization and Mobility in a store positively influences the Purchase Intention of PLB. Simultaneously, this study demonstrated that different attributes of Physical Evidence are related in different ways and strengths to the Purchase Intention of different PLB categories.Martins, Carla Sofia CarvalhoCunha, Mariana Alves daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMatos, Pedro Miguel Almeida2019-05-14T08:48:03Z2018-07-0220182018-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27644TID:202102653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:05.520463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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