A Mudança na nossa voz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moniz, Catarina Filipa Fernandes de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14755
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo do documento encontra-se espelhada a formação da mestranda até ao presente momento, bem como a sua ação, reflexão e evolução ao longo da PES. Para além disto, são mobilizados, no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que a sustentam. No decorrer da prática, a metodologia investigação-ação permitiu o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda. Assim, foram percorridas, em todos os momentos, as quatro fases que estão subjacentes a esta metodologia – observação, planificação, ação e reflexão. Para além disto, apresenta-se a componente investigativa, onde se procurou estudar a influência das fórmulas do cálculo de áreas na compreensão deste conceito geométrico. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, o que permitiu que esta se adaptasse a contextos e ambientes diferentes, adaptando, também, o seu trabalho e a sua postura ao grupo turma envolvido. Após a realização do relatório, dá-se o término da formação inicial de docente. No entanto, este é apenas o início de uma grande caminhada que a mestranda pretende percorrer. Como lema deste percurso que se inicia agora, a mestranda considera que a postura do professor deve ser sempre de mudança, intitulando, assim, o seu relatório de estágio de “A mudança na Nossa voz”.
id RCAP_85025a4103470d9ca31c9d2cb37bbe8e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Mudança na nossa vozPrática de ensino supervisionadaInvestigação-AçãoReflexãoCooperaçãoDesenvolvimento pessoal e profissionalSupervised Practice of TeachingInvestigation-ActionReflexionCooperationIndividual and Professional DevelopmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo do documento encontra-se espelhada a formação da mestranda até ao presente momento, bem como a sua ação, reflexão e evolução ao longo da PES. Para além disto, são mobilizados, no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que a sustentam. No decorrer da prática, a metodologia investigação-ação permitiu o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda. Assim, foram percorridas, em todos os momentos, as quatro fases que estão subjacentes a esta metodologia – observação, planificação, ação e reflexão. Para além disto, apresenta-se a componente investigativa, onde se procurou estudar a influência das fórmulas do cálculo de áreas na compreensão deste conceito geométrico. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, o que permitiu que esta se adaptasse a contextos e ambientes diferentes, adaptando, também, o seu trabalho e a sua postura ao grupo turma envolvido. Após a realização do relatório, dá-se o término da formação inicial de docente. No entanto, este é apenas o início de uma grande caminhada que a mestranda pretende percorrer. Como lema deste percurso que se inicia agora, a mestranda considera que a postura do professor deve ser sempre de mudança, intitulando, assim, o seu relatório de estágio de “A mudança na Nossa voz”.The present report describes the work performed regarding the curricular unit “Supervised Practice of Teaching” (SPT), which is part of the curricular path of the Master in “1st Cycle of Studies of Basic Education and 2nd Cycle of Studies of Basic Education of Mathematics and Natural Sciences”. The curricular path of the master student and her plan of action, reflexions and evolution are reported. Moreover, several theoretical and legal arguments that support the plan of action are discussed. During the practice of teaching, the use of investigation-action methodology allows the development of the work planed. Thus, the four steps of this methodology were considered: observation, planification, action and reflexion. Moreover, the investigative component was explored in order to study the influence of the use of formulas for calculation of geometric areas to understand this concept. During the SPT, she performed activities in two cycles of studies which allowed the development of the ability to adapt herself to different scenarios, also fine-tuning her performance according to the different levels of work required for each students’ class. After the elaboration of this report, she finishes the first step in her formation as a teacher. However, this represents only the first milestone of an expected long teaching route that the master student hopes to experience. For this new step of her life, she wants to follow the idea that a teacher should be in constant changing and adaptation and thus justifying the title of the present report “The changing lives in our voice”.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoniz, Catarina Filipa Fernandes de Sousa2019-10-29T11:12:34Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14755TID:202310329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:33.234838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Mudança na nossa voz
title A Mudança na nossa voz
spellingShingle A Mudança na nossa voz
Moniz, Catarina Filipa Fernandes de Sousa
Prática de ensino supervisionada
Investigação-Ação
Reflexão
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised Practice of Teaching
Investigation-Action
Reflexion
Cooperation
Individual and Professional Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A Mudança na nossa voz
title_full A Mudança na nossa voz
title_fullStr A Mudança na nossa voz
title_full_unstemmed A Mudança na nossa voz
title_sort A Mudança na nossa voz
author Moniz, Catarina Filipa Fernandes de Sousa
author_facet Moniz, Catarina Filipa Fernandes de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascarenhas, Daniela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moniz, Catarina Filipa Fernandes de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Investigação-Ação
Reflexão
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised Practice of Teaching
Investigation-Action
Reflexion
Cooperation
Individual and Professional Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Investigação-Ação
Reflexão
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised Practice of Teaching
Investigation-Action
Reflexion
Cooperation
Individual and Professional Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo do documento encontra-se espelhada a formação da mestranda até ao presente momento, bem como a sua ação, reflexão e evolução ao longo da PES. Para além disto, são mobilizados, no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que a sustentam. No decorrer da prática, a metodologia investigação-ação permitiu o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda. Assim, foram percorridas, em todos os momentos, as quatro fases que estão subjacentes a esta metodologia – observação, planificação, ação e reflexão. Para além disto, apresenta-se a componente investigativa, onde se procurou estudar a influência das fórmulas do cálculo de áreas na compreensão deste conceito geométrico. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, o que permitiu que esta se adaptasse a contextos e ambientes diferentes, adaptando, também, o seu trabalho e a sua postura ao grupo turma envolvido. Após a realização do relatório, dá-se o término da formação inicial de docente. No entanto, este é apenas o início de uma grande caminhada que a mestranda pretende percorrer. Como lema deste percurso que se inicia agora, a mestranda considera que a postura do professor deve ser sempre de mudança, intitulando, assim, o seu relatório de estágio de “A mudança na Nossa voz”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29T11:12:34Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14755
TID:202310329
url http://hdl.handle.net/10400.22/14755
identifier_str_mv TID:202310329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131437777027072