A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28906 |
Resumo: | O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica. A primeira parte trata da descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2018/2019 na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na área de especialização de classe instrumental e vocal: saxofone e classe de conjunto. A par das aulas lecionadas em tempo letivo, com supervisão, foram também dinamizadas várias atividades extracurriculares e implementada uma investigação envolvida na temática da ansiedade na performance musical. Na segunda parte apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica “A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes”, sob a forma de artigo científico. Através da construção de uma hierarquia gradual de 10 situações de exposição à ansiedade, e sua realização, procurou-se que os 5 alunos participantes se familiarizassem e aprendessem a gerir a ansiedade. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação, baseada na teoria desenvolvida por Cynthia Last. Os resultados da intervenção apontaram uma redução dos níveis de ansiedade dos participantes e num aumento dos seus níveis de autoconfiança, de preparação para a tarefa e de motivação para tocar em público. |
id |
RCAP_9394fca5c7bf5c37bd111439d61dd16a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28906 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentesAnsiedade na performance musicalPrática de ensino supervisionadaProjeto de intervenção pedagógicaPerformance instrumentalEnsino artísticoMusic performance anxietySupervised teaching practicePedagogical intervention projectInstrumental performanceArtistic educationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório encontra-se dividido em duas partes: relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica. A primeira parte trata da descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2018/2019 na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na área de especialização de classe instrumental e vocal: saxofone e classe de conjunto. A par das aulas lecionadas em tempo letivo, com supervisão, foram também dinamizadas várias atividades extracurriculares e implementada uma investigação envolvida na temática da ansiedade na performance musical. Na segunda parte apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica “A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes”, sob a forma de artigo científico. Através da construção de uma hierarquia gradual de 10 situações de exposição à ansiedade, e sua realização, procurou-se que os 5 alunos participantes se familiarizassem e aprendessem a gerir a ansiedade. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação, baseada na teoria desenvolvida por Cynthia Last. Os resultados da intervenção apontaram uma redução dos níveis de ansiedade dos participantes e num aumento dos seus níveis de autoconfiança, de preparação para a tarefa e de motivação para tocar em público.This report is divided into two parts: Professional Practice report and Pedagogical Intervention Project. The first part is the description of the journey accomplished within the professional internship done during the school year 2018/2019 at Escola de Música da Póvoa de Varzim, in the area of specialization of vocal and instrumental class: saxophone and class ensembles. As well as the classes taught during the school timetable schedule, with supervision, were also dinamized various extracurricular activities and implemented an investigation involved in the theme of music performance anxiety. In the second part is presented the pedagogical intervention project “Gradual exposure as a strategy of music performance anxiety management among children and adolescents”, in the form of a scientific article. Through the construction of a gradual hierarchy of 10 exposure situations to anxiety, and its execution, was intented that the 5 participating students became familiar and learnt to manage anxiety. The methodology used was the research-action, based on the theory developed by Cynthia Last. The results of the intervention pointed a reduction of anxiety levels of the participants and increase of their levels of self confidence, of preparation for the task and of motivation to public performance.Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoura, Nádia Margarida Trindade2019-12-02T15:34:07Z2019-07-1520192019-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28906TID:202296750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:09.296280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes |
title |
A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes |
spellingShingle |
A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes Moura, Nádia Margarida Trindade Ansiedade na performance musical Prática de ensino supervisionada Projeto de intervenção pedagógica Performance instrumental Ensino artístico Music performance anxiety Supervised teaching practice Pedagogical intervention project Instrumental performance Artistic education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes |
title_full |
A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes |
title_fullStr |
A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes |
title_full_unstemmed |
A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes |
title_sort |
A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes |
author |
Moura, Nádia Margarida Trindade |
author_facet |
Moura, Nádia Margarida Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Nádia Margarida Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade na performance musical Prática de ensino supervisionada Projeto de intervenção pedagógica Performance instrumental Ensino artístico Music performance anxiety Supervised teaching practice Pedagogical intervention project Instrumental performance Artistic education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Ansiedade na performance musical Prática de ensino supervisionada Projeto de intervenção pedagógica Performance instrumental Ensino artístico Music performance anxiety Supervised teaching practice Pedagogical intervention project Instrumental performance Artistic education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica. A primeira parte trata da descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2018/2019 na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na área de especialização de classe instrumental e vocal: saxofone e classe de conjunto. A par das aulas lecionadas em tempo letivo, com supervisão, foram também dinamizadas várias atividades extracurriculares e implementada uma investigação envolvida na temática da ansiedade na performance musical. Na segunda parte apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica “A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes”, sob a forma de artigo científico. Através da construção de uma hierarquia gradual de 10 situações de exposição à ansiedade, e sua realização, procurou-se que os 5 alunos participantes se familiarizassem e aprendessem a gerir a ansiedade. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação, baseada na teoria desenvolvida por Cynthia Last. Os resultados da intervenção apontaram uma redução dos níveis de ansiedade dos participantes e num aumento dos seus níveis de autoconfiança, de preparação para a tarefa e de motivação para tocar em público. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02T15:34:07Z 2019-07-15 2019 2019-07-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28906 TID:202296750 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28906 |
identifier_str_mv |
TID:202296750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131939049832448 |