Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7537 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012 |
id |
RCAP_941b011f6c3b7a60f69d0bcab3419286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7537 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundárioLinguagens de programaçãoRobóticaDidácticaAvaliação dos alunosEnsino secundário (10º ano)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012Esta intervenção consiste em lecionar cinco aulas da disciplina de Linguagens de Programação a uma turma de 10º ano de um curso profissional de Informática e Gestão, no fim do módulo três - Estruturas de controlo. Tendo em vista uma adequada preparação, caraterizámos, primeiramente, o contexto da nossa intervenção, ou seja, a escola, turma e a disciplina a lecionar. Consequentemente, definimos o tema da nossa intervenção - A utilização de Robótica Educativa no ensino da programação - e o respetivo enquadramento científico e didático. Neste último baseámo-nos na metodologia Problem Based Learning - aprender resolvendo problemas propostos – através de a realização de uma luta de sumo entre robôs. Optámos, também, por uma avaliação formativa e qualitativa dos alunos. Tendo em conta que a esta intervenção encontra-se, simultaneamente, associada uma vertente investigativa, procurámos também responder à problemática - “A utilização de robótica, numa turma profissional de 10.º ano, durante o período de cinco aulas, beneficia o ensino de estruturas de repetição?”. Para o efeito, conduzimos, na última sessão, uma entrevista aos alunos com o objetivo de verificar se estes aplicavam o conceito de ciclo enquanto relatavam a sua experiencia na intervenção. Esta entrevista foi, entretanto analisada de forma categorial. Por fim, tecemos também algumas considerações pessoais sobre a intervenção e a respectiva vertente investigativa.This intervention consists of teaching five lessons of the discipline Programming Languages to a class of 10th year students of the professional Computing and Management course at the end of the third module – Control Structures. In order to be adequately prepared, we characterized, in the first place, the context of our intervention, i.e., school, classroom, discipline and teaching methods. Consequently, we defined the theme of our intervention - Using Educational Robotics in the teaching of programming - and the educational and scientific framework. In the latter we relied on the method of Problem Based Learning - learning by solving presented problems - through the promotion of a sumo wrestling combat between robots. We also decided to conduct a qualitative and formative evaluation of students. Given the fact that this intervention also has an investigative component, we tried to answer the following question - "Does, the usage of robots, when teaching a professional class of 10th year students for five classes, benefit the teaching of repetition structures?” To answer it, in the last session, we conducted an interview to the students in order to verify if they had applied the concept of cycle when they were reporting their experience of the intervention. This interview was categorically analyzed in this report. Finally, we also reflected, from our point of view, about the intervention and its investigative aspects.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978-2013-01-21T15:32:24Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:19.871838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário |
title |
Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário |
spellingShingle |
Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário Gonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978- Linguagens de programação Robótica Didáctica Avaliação dos alunos Ensino secundário (10º ano) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
title_short |
Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário |
title_full |
Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário |
title_fullStr |
Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário |
title_sort |
Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário |
author |
Gonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978- |
author_facet |
Gonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagens de programação Robótica Didáctica Avaliação dos alunos Ensino secundário (10º ano) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
topic |
Linguagens de programação Robótica Didáctica Avaliação dos alunos Ensino secundário (10º ano) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-21T15:32:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7537 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134215384596480 |