A pandemia e a publicidade: pistas para futuras reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/12119
Resumo: Numa sociedade caracterizada por uma trilogia contemporânea – consumo, tecnologia e comunicação –, a pandemia trouxe novos desafios. São vários os impactos no tecido social, apreendidos através de uma revisão da literatura, visando a conceptualização da problemática. O objetivo é identificar dinâmicas emergentes, num exercício despretensioso que pretende facultar pistas para futuras reflexões. Detetámos o refreamento das práticas de consumo; a alteração da hierarquização dos critérios de escolha dos processos de decisão de compra; a premência da presença das marcas nas plataformas digitais; e a pluralidade, a democratização e a humanização da comunicação, em que o discurso publicitário se apresenta como um processo dilemático, que pulula entre uma vertente racional, dado o paradigma do consumo minimalista, e uma dimensão emotiva, relevante num mercado tão competitivo como o virtual.
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