O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61446 |
Resumo: | A presente dissertação centra-se na análise do uso da forma do sufixo diminutivo e nas possibilidades semânticas atribuídas a esta forma, dentro do contexto do Ensino-Aprendizagem de Português como Língua-Estrangeira. Pretende-se afirmar o diminutivo como elemento não só linguístico, mas também cultural dentro do corpus desta Língua-Cultura, tendo como foco e objeto de análise materiais didáticos utilizados no ensino da Língua Portuguesa do Brasil. Sendo assim, entende-se língua como cultura e esses constituintes como formadores de identidade nacional, baseando-nos nos postulados de Stuart Hall (2006 e 2016) e William Labov (2008). Do mesmo modo, tenciona-se analisar as formas de sufixo diminutivo, sua relevância dentro da língua portuguesa do Brasil e seu reflexo dentro dos documentos oficiais e materiais didáticos voltados ao ensino-aprendizagem desta Língua-Cultura. |
id |
RCAP_a3d7aecf6c5982351cfaa4d2f424ea84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/61446 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLEDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesA presente dissertação centra-se na análise do uso da forma do sufixo diminutivo e nas possibilidades semânticas atribuídas a esta forma, dentro do contexto do Ensino-Aprendizagem de Português como Língua-Estrangeira. Pretende-se afirmar o diminutivo como elemento não só linguístico, mas também cultural dentro do corpus desta Língua-Cultura, tendo como foco e objeto de análise materiais didáticos utilizados no ensino da Língua Portuguesa do Brasil. Sendo assim, entende-se língua como cultura e esses constituintes como formadores de identidade nacional, baseando-nos nos postulados de Stuart Hall (2006 e 2016) e William Labov (2008). Do mesmo modo, tenciona-se analisar as formas de sufixo diminutivo, sua relevância dentro da língua portuguesa do Brasil e seu reflexo dentro dos documentos oficiais e materiais didáticos voltados ao ensino-aprendizagem desta Língua-Cultura.The present dissertation focuses on analysing the use of the diminutive suffix form as well as the semantic possibilities attributed to this form, within the spectrum of teaching Portuguese as a Foreign Language. Furthermore, it is assumed that the diminutive suffix form is not only grammatical, but also englobes a cultural dimension within the corpus of this Language-Culture, having as focus and object of analysis Brazilian Portuguese. On that note, language is understood as culture, and these constituents shape the national identity based on the postulates of Stuart Hall (2006 and 2016) and William Labov (2008). Besides that, it is intended to analyse the diminutive suffix forms, their relevance within Brazilian Portuguese and their reflection within official documents and didactic materials aimed at teaching and learning this Language-Culture.Machado, Everton V.Faria, RitaRepositório da Universidade de LisboaRocha, Fernanda Gomes Lima da2023-12-20T11:09:52Z2023-10-242023-08-292023-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61446TID:203379659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-25T01:18:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:06.363989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE |
title |
O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE |
spellingShingle |
O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE Rocha, Fernanda Gomes Lima da Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE |
title_full |
O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE |
title_fullStr |
O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE |
title_full_unstemmed |
O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE |
title_sort |
O diminutivo como elemento discursivo da língua-cultura brasileira nas aulas de PLE |
author |
Rocha, Fernanda Gomes Lima da |
author_facet |
Rocha, Fernanda Gomes Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Everton V. Faria, Rita Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Fernanda Gomes Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
A presente dissertação centra-se na análise do uso da forma do sufixo diminutivo e nas possibilidades semânticas atribuídas a esta forma, dentro do contexto do Ensino-Aprendizagem de Português como Língua-Estrangeira. Pretende-se afirmar o diminutivo como elemento não só linguístico, mas também cultural dentro do corpus desta Língua-Cultura, tendo como foco e objeto de análise materiais didáticos utilizados no ensino da Língua Portuguesa do Brasil. Sendo assim, entende-se língua como cultura e esses constituintes como formadores de identidade nacional, baseando-nos nos postulados de Stuart Hall (2006 e 2016) e William Labov (2008). Do mesmo modo, tenciona-se analisar as formas de sufixo diminutivo, sua relevância dentro da língua portuguesa do Brasil e seu reflexo dentro dos documentos oficiais e materiais didáticos voltados ao ensino-aprendizagem desta Língua-Cultura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20T11:09:52Z 2023-10-24 2023-08-29 2023-10-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/61446 TID:203379659 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/61446 |
identifier_str_mv |
TID:203379659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136446762713088 |