Relatório de estágio de mestrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3615 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Estágio e Relatório, sendo a sua apresentação/avaliação a última etapa do processo para a conclusão do Plano de Estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira. Neste sentido, o mesmo tem como finalidade a obtenção do grau de mestre nos referidos setores educativos. Além de refletir as práticas ocorridas em dois contextos educativos diferentes, a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio demonstra o processo inerente a essas práticas, mormente, a metodologia subjacente, o modo de organização do trabalho e os tópicos alvo de reflexão. Ambos os estágios decorreram no período entre 26 de setembro e 16 de dezembro de 2011, na freguesia de São Martinho, cidade do Funchal, mais precisamente no infantário O Girassol e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Saliente-se que o grupo com o qual trabalhei na valência de Educação Pré-Escolar apresentava entre 23 e 32 meses de idade, o que correspondia a uma sala de transição. Na vertente de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os alunos apresentavam uma média de idades de, aproximadamente, sete anos, correspondendo a uma sala de 2.º ano de escolaridade. Ao longo desta explanação de índole meditativa, o leitor terá a oportunidade de depreender os resultados de uma pedagogia diferenciada que parte da criança como protagonista da sua própria aprendizagem. Assim, subentende-se uma prática de base ativa em que, o facto de a própria criança construir e manipular os materiais que lhe permitirão conhecer o mundo, apresenta efeitos muito positivos no seu desenvolvimento. |
id |
RCAP_bd4f7dfb9f067fb4e58aab0467b12cf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3615 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de mestradoReflexãoDocenteAprendizagemDesenvolvimentoCriançaEstágioReflectionTeacherLearningDevelopmentChildInternshipEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Estágio e Relatório, sendo a sua apresentação/avaliação a última etapa do processo para a conclusão do Plano de Estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira. Neste sentido, o mesmo tem como finalidade a obtenção do grau de mestre nos referidos setores educativos. Além de refletir as práticas ocorridas em dois contextos educativos diferentes, a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio demonstra o processo inerente a essas práticas, mormente, a metodologia subjacente, o modo de organização do trabalho e os tópicos alvo de reflexão. Ambos os estágios decorreram no período entre 26 de setembro e 16 de dezembro de 2011, na freguesia de São Martinho, cidade do Funchal, mais precisamente no infantário O Girassol e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Saliente-se que o grupo com o qual trabalhei na valência de Educação Pré-Escolar apresentava entre 23 e 32 meses de idade, o que correspondia a uma sala de transição. Na vertente de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os alunos apresentavam uma média de idades de, aproximadamente, sete anos, correspondendo a uma sala de 2.º ano de escolaridade. Ao longo desta explanação de índole meditativa, o leitor terá a oportunidade de depreender os resultados de uma pedagogia diferenciada que parte da criança como protagonista da sua própria aprendizagem. Assim, subentende-se uma prática de base ativa em que, o facto de a própria criança construir e manipular os materiais que lhe permitirão conhecer o mundo, apresenta efeitos muito positivos no seu desenvolvimento.The present report falls under the Curricular Unit of Internship and Report. It’s presentation / evaluation is the last step for completion of the Master Plan Study on Preschool Education and Teaching 1st cycle of Basic Education at the University of Madeira. In this sense, it aims at obtaining a master's degree in those educational sectors. In addition to reflecting the practices that occurred in two different educational settings, Preschool Education and 1st cycle of Basic Education, this intership report shows the inherent process in such practices, in particular, the methodology underlying the approach of work organization and targeted topics of reflection. Both stages were held in the period between September 26 and December 16, 2011, in the parish of São Martinho, city of Funchal, more precisely in kindergarten O Girassol and in the Basic School of the 1st cycle with Preschool of Nazaré. It should be noted that the group with whom I worked in the valence of Preschool Education presented between 23 and 32 months old, which corresponded to a transition room. In terms of teaching in the 1st cycle of Basic School, students had an average age of approximately seven years, corresponding to the second school year. Throughout this explanation of meditative character, the reader will be able to deduce the results of a differentiated pedagogy that part of the child as the protagonist of their own learning. Thus, it is understood an active base in practice that, the fact it self of the child constructing and manipulating the materials allows to know the world, has a very positive effect on her development.Correia, Fernando Luís de SousaDigitUMaGonçalves, Débora Filipa Rocha2021-09-07T14:09:48Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:35Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:54.118135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de mestrado |
title |
Relatório de estágio de mestrado |
spellingShingle |
Relatório de estágio de mestrado Gonçalves, Débora Filipa Rocha Reflexão Docente Aprendizagem Desenvolvimento Criança Estágio Reflection Teacher Learning Development Child Internship Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio de mestrado |
title_full |
Relatório de estágio de mestrado |
title_fullStr |
Relatório de estágio de mestrado |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de mestrado |
title_sort |
Relatório de estágio de mestrado |
author |
Gonçalves, Débora Filipa Rocha |
author_facet |
Gonçalves, Débora Filipa Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Fernando Luís de Sousa DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Débora Filipa Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Docente Aprendizagem Desenvolvimento Criança Estágio Reflection Teacher Learning Development Child Internship Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Reflexão Docente Aprendizagem Desenvolvimento Criança Estágio Reflection Teacher Learning Development Child Internship Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Estágio e Relatório, sendo a sua apresentação/avaliação a última etapa do processo para a conclusão do Plano de Estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira. Neste sentido, o mesmo tem como finalidade a obtenção do grau de mestre nos referidos setores educativos. Além de refletir as práticas ocorridas em dois contextos educativos diferentes, a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio demonstra o processo inerente a essas práticas, mormente, a metodologia subjacente, o modo de organização do trabalho e os tópicos alvo de reflexão. Ambos os estágios decorreram no período entre 26 de setembro e 16 de dezembro de 2011, na freguesia de São Martinho, cidade do Funchal, mais precisamente no infantário O Girassol e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Saliente-se que o grupo com o qual trabalhei na valência de Educação Pré-Escolar apresentava entre 23 e 32 meses de idade, o que correspondia a uma sala de transição. Na vertente de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os alunos apresentavam uma média de idades de, aproximadamente, sete anos, correspondendo a uma sala de 2.º ano de escolaridade. Ao longo desta explanação de índole meditativa, o leitor terá a oportunidade de depreender os resultados de uma pedagogia diferenciada que parte da criança como protagonista da sua própria aprendizagem. Assim, subentende-se uma prática de base ativa em que, o facto de a própria criança construir e manipular os materiais que lhe permitirão conhecer o mundo, apresenta efeitos muito positivos no seu desenvolvimento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012-01-01T00:00:00Z 2021-09-07T14:09:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3615 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129939032670208 |