Relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Débora Filipa Rocha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3615
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Estágio e Relatório, sendo a sua apresentação/avaliação a última etapa do processo para a conclusão do Plano de Estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira. Neste sentido, o mesmo tem como finalidade a obtenção do grau de mestre nos referidos setores educativos. Além de refletir as práticas ocorridas em dois contextos educativos diferentes, a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio demonstra o processo inerente a essas práticas, mormente, a metodologia subjacente, o modo de organização do trabalho e os tópicos alvo de reflexão. Ambos os estágios decorreram no período entre 26 de setembro e 16 de dezembro de 2011, na freguesia de São Martinho, cidade do Funchal, mais precisamente no infantário O Girassol e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Saliente-se que o grupo com o qual trabalhei na valência de Educação Pré-Escolar apresentava entre 23 e 32 meses de idade, o que correspondia a uma sala de transição. Na vertente de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os alunos apresentavam uma média de idades de, aproximadamente, sete anos, correspondendo a uma sala de 2.º ano de escolaridade. Ao longo desta explanação de índole meditativa, o leitor terá a oportunidade de depreender os resultados de uma pedagogia diferenciada que parte da criança como protagonista da sua própria aprendizagem. Assim, subentende-se uma prática de base ativa em que, o facto de a própria criança construir e manipular os materiais que lhe permitirão conhecer o mundo, apresenta efeitos muito positivos no seu desenvolvimento.
id RCAP_bd4f7dfb9f067fb4e58aab0467b12cf3
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3615
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestradoReflexãoDocenteAprendizagemDesenvolvimentoCriançaEstágioReflectionTeacherLearningDevelopmentChildInternshipEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Estágio e Relatório, sendo a sua apresentação/avaliação a última etapa do processo para a conclusão do Plano de Estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira. Neste sentido, o mesmo tem como finalidade a obtenção do grau de mestre nos referidos setores educativos. Além de refletir as práticas ocorridas em dois contextos educativos diferentes, a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio demonstra o processo inerente a essas práticas, mormente, a metodologia subjacente, o modo de organização do trabalho e os tópicos alvo de reflexão. Ambos os estágios decorreram no período entre 26 de setembro e 16 de dezembro de 2011, na freguesia de São Martinho, cidade do Funchal, mais precisamente no infantário O Girassol e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Saliente-se que o grupo com o qual trabalhei na valência de Educação Pré-Escolar apresentava entre 23 e 32 meses de idade, o que correspondia a uma sala de transição. Na vertente de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os alunos apresentavam uma média de idades de, aproximadamente, sete anos, correspondendo a uma sala de 2.º ano de escolaridade. Ao longo desta explanação de índole meditativa, o leitor terá a oportunidade de depreender os resultados de uma pedagogia diferenciada que parte da criança como protagonista da sua própria aprendizagem. Assim, subentende-se uma prática de base ativa em que, o facto de a própria criança construir e manipular os materiais que lhe permitirão conhecer o mundo, apresenta efeitos muito positivos no seu desenvolvimento.The present report falls under the Curricular Unit of Internship and Report. It’s presentation / evaluation is the last step for completion of the Master Plan Study on Preschool Education and Teaching 1st cycle of Basic Education at the University of Madeira. In this sense, it aims at obtaining a master's degree in those educational sectors. In addition to reflecting the practices that occurred in two different educational settings, Preschool Education and 1st cycle of Basic Education, this intership report shows the inherent process in such practices, in particular, the methodology underlying the approach of work organization and targeted topics of reflection. Both stages were held in the period between September 26 and December 16, 2011, in the parish of São Martinho, city of Funchal, more precisely in kindergarten O Girassol and in the Basic School of the 1st cycle with Preschool of Nazaré. It should be noted that the group with whom I worked in the valence of Preschool Education presented between 23 and 32 months old, which corresponded to a transition room. In terms of teaching in the 1st cycle of Basic School, students had an average age of approximately seven years, corresponding to the second school year. Throughout this explanation of meditative character, the reader will be able to deduce the results of a differentiated pedagogy that part of the child as the protagonist of their own learning. Thus, it is understood an active base in practice that, the fact it self of the child constructing and manipulating the materials allows to know the world, has a very positive effect on her development.Correia, Fernando Luís de SousaDigitUMaGonçalves, Débora Filipa Rocha2021-09-07T14:09:48Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:35Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:54.118135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado
Gonçalves, Débora Filipa Rocha
Reflexão
Docente
Aprendizagem
Desenvolvimento
Criança
Estágio
Reflection
Teacher
Learning
Development
Child
Internship
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio de mestrado
author Gonçalves, Débora Filipa Rocha
author_facet Gonçalves, Débora Filipa Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Fernando Luís de Sousa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Débora Filipa Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Docente
Aprendizagem
Desenvolvimento
Criança
Estágio
Reflection
Teacher
Learning
Development
Child
Internship
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Reflexão
Docente
Aprendizagem
Desenvolvimento
Criança
Estágio
Reflection
Teacher
Learning
Development
Child
Internship
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Estágio e Relatório, sendo a sua apresentação/avaliação a última etapa do processo para a conclusão do Plano de Estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira. Neste sentido, o mesmo tem como finalidade a obtenção do grau de mestre nos referidos setores educativos. Além de refletir as práticas ocorridas em dois contextos educativos diferentes, a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio demonstra o processo inerente a essas práticas, mormente, a metodologia subjacente, o modo de organização do trabalho e os tópicos alvo de reflexão. Ambos os estágios decorreram no período entre 26 de setembro e 16 de dezembro de 2011, na freguesia de São Martinho, cidade do Funchal, mais precisamente no infantário O Girassol e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Saliente-se que o grupo com o qual trabalhei na valência de Educação Pré-Escolar apresentava entre 23 e 32 meses de idade, o que correspondia a uma sala de transição. Na vertente de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os alunos apresentavam uma média de idades de, aproximadamente, sete anos, correspondendo a uma sala de 2.º ano de escolaridade. Ao longo desta explanação de índole meditativa, o leitor terá a oportunidade de depreender os resultados de uma pedagogia diferenciada que parte da criança como protagonista da sua própria aprendizagem. Assim, subentende-se uma prática de base ativa em que, o facto de a própria criança construir e manipular os materiais que lhe permitirão conhecer o mundo, apresenta efeitos muito positivos no seu desenvolvimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2021-09-07T14:09:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3615
url http://hdl.handle.net/10400.13/3615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129939032670208