Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19187 |
Resumo: | O estágio pedagógico constitui-se como uma etapa fulcral na minha formação inicial como futura professora. Este processo, realizado em regime de supervisão pedagógica, permitiu-me contactar com a realidade escolar, colocar em prática todos os conhecimentos e competências que foram adquiridas até ao momento, e ainda desenvolver novas aprendizagens. Assim, este relatório pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, as experiências vivenciadas durante o estágio pedagógico em educação física, realizado na Escola Dona Filipa de Lencastre, no ano letivo 2017/2018. As experiências que serão apresentadas neste documento, serão relativas às quatro áreas que foram desenvolvidas neste estágio pedagógico – organização e gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Por fim, será realizada uma breve reflexão acerca do ano de estágio, mencionando alguns aspetos positivos e ainda a necessidade para continuar a investir na minha formação, de forma a melhorar cada vez mais a minha intervenção pedagógica. |
id |
RCAP_c2c08129b7b38a21d921acdb09505725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19187 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de LencastreEducação FísicaEstágio PedagógicoFormação InicialPhysical EducationPedagogical InternshipInitial Teacher LearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO estágio pedagógico constitui-se como uma etapa fulcral na minha formação inicial como futura professora. Este processo, realizado em regime de supervisão pedagógica, permitiu-me contactar com a realidade escolar, colocar em prática todos os conhecimentos e competências que foram adquiridas até ao momento, e ainda desenvolver novas aprendizagens. Assim, este relatório pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, as experiências vivenciadas durante o estágio pedagógico em educação física, realizado na Escola Dona Filipa de Lencastre, no ano letivo 2017/2018. As experiências que serão apresentadas neste documento, serão relativas às quatro áreas que foram desenvolvidas neste estágio pedagógico – organização e gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Por fim, será realizada uma breve reflexão acerca do ano de estágio, mencionando alguns aspetos positivos e ainda a necessidade para continuar a investir na minha formação, de forma a melhorar cada vez mais a minha intervenção pedagógica.The pedagogical internship constitutes a crucial stage in my initialformation as a future teacher. This process, conducted under pedagogical supervision, allowed me to contact with the school reality, put into practice all the knowledge and skills that have been acquired so far, and still develop new learning. Thus, this report intends to describe and analyse, in a reflective, critical and projective perspective, the experiences lived during the pedagogical stage in physical education, held at Escola Dona Filipa de Lencastre, in the 2017/2018 school year. The experiences that will be presented in this document will be related to the four areas that were developed in this pedagogical stage - organization and management of teaching and learning, research and pedagogical innovation, participation in the school and relationship with the community. Finally, a brief reflection about the year of internship will be held, mentioning some positive aspects and still the need to continue investing in my training, in order to improve, even more, my pedagogical intervention.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Aida Sofia Marques2021-01-01T01:30:11Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/pngimage/pngapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19187TID:202322769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:07.077149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre Gonçalves, Aida Sofia Marques Educação Física Estágio Pedagógico Formação Inicial Physical Education Pedagogical Internship Initial Teacher Learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
author |
Gonçalves, Aida Sofia Marques |
author_facet |
Gonçalves, Aida Sofia Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Aida Sofia Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio Pedagógico Formação Inicial Physical Education Pedagogical Internship Initial Teacher Learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Educação Física Estágio Pedagógico Formação Inicial Physical Education Pedagogical Internship Initial Teacher Learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O estágio pedagógico constitui-se como uma etapa fulcral na minha formação inicial como futura professora. Este processo, realizado em regime de supervisão pedagógica, permitiu-me contactar com a realidade escolar, colocar em prática todos os conhecimentos e competências que foram adquiridas até ao momento, e ainda desenvolver novas aprendizagens. Assim, este relatório pretende descrever e analisar, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, as experiências vivenciadas durante o estágio pedagógico em educação física, realizado na Escola Dona Filipa de Lencastre, no ano letivo 2017/2018. As experiências que serão apresentadas neste documento, serão relativas às quatro áreas que foram desenvolvidas neste estágio pedagógico – organização e gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Por fim, será realizada uma breve reflexão acerca do ano de estágio, mencionando alguns aspetos positivos e ainda a necessidade para continuar a investir na minha formação, de forma a melhorar cada vez mais a minha intervenção pedagógica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T01:30:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19187 TID:202322769 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19187 |
identifier_str_mv |
TID:202322769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf image/png image/png application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131132955983872 |