Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15107 |
Resumo: | O estágio pedagógico caracteriza-se como um momento decisivo na formação de um professor, representando o confronto do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório procura expor, de forma crítica e reflexiva, as experiências vividas e atividades desenvolvidas no âmbito do estágio pedagógico, como professora de Educação Física na escola D. Filipa de Lencastre, no ano letivo 2016/2017. O estágio pedagógico não se resume à atividade do professor no contexto de sala de aula, permitindo que o futuro professor atue e adquira competências em várias áreas, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de projetos de investigação e de intervenção na escola. Assim, ao longo do meu ano de estágio tive a oportunidade de adquirir um conjunto de competências essenciais para o meu desenvolvimento profissional. O contexto escolar e o momento crítico que a disciplina de Educação Física atravessa revelaram-se os fatores que mais influenciaram o meu estágio pedagógico. Desta forma, e como pode ser evidenciado neste relatório, a legitimação da Educação Física escolar, bem como a evolução e progresso da disciplina no contexto específico da escola D. Filipa de Lencastre tornaram-se um dos principais focos do meu estágio. O ano de estágio não constitui o final da formação, mas sim o início da vida profissional como professor, pelo que anseio continuar num processo contínuo e sistemático de formação com vista ao conhecimento e desenvolvimento profissional. |
id |
RCAP_cfe11c985505108b467323ea5701f51c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15107 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de LencastreEducação físicaEscolaEstágio PedagógicoFormaçãoPedagogical InternshipPhysical EducationSchoolTeacher Learning;Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico caracteriza-se como um momento decisivo na formação de um professor, representando o confronto do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório procura expor, de forma crítica e reflexiva, as experiências vividas e atividades desenvolvidas no âmbito do estágio pedagógico, como professora de Educação Física na escola D. Filipa de Lencastre, no ano letivo 2016/2017. O estágio pedagógico não se resume à atividade do professor no contexto de sala de aula, permitindo que o futuro professor atue e adquira competências em várias áreas, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de projetos de investigação e de intervenção na escola. Assim, ao longo do meu ano de estágio tive a oportunidade de adquirir um conjunto de competências essenciais para o meu desenvolvimento profissional. O contexto escolar e o momento crítico que a disciplina de Educação Física atravessa revelaram-se os fatores que mais influenciaram o meu estágio pedagógico. Desta forma, e como pode ser evidenciado neste relatório, a legitimação da Educação Física escolar, bem como a evolução e progresso da disciplina no contexto específico da escola D. Filipa de Lencastre tornaram-se um dos principais focos do meu estágio. O ano de estágio não constitui o final da formação, mas sim o início da vida profissional como professor, pelo que anseio continuar num processo contínuo e sistemático de formação com vista ao conhecimento e desenvolvimento profissional.The pedagogical internship is characterized as a decisive moment in teaching education, representing the confrontation of the future teacher with the reality of teaching. This report seeks to expose, in a critical and reflexive way, the experiences and activities developed in the pedagogic internship, as a Physical Education teacher in D. Filipa de Lencastre school during the year 2016/2017. The pedagogic internship is not limited to the activity of the teacher in the context of the classroom, allowing the future teacher to act and acquire skills in other areas, such as the Class Management, School Sports and research and intervention projects in school. Thus, during my year of internship I had the opportunity to acquire a set of skills essentials for my professional development. The school context and the critical moment that the discipline of Physical Education crosses revealed the factors that most influenced my pedagogical internship. In this way, and as can be seen in this report, the legitimation of School Physical Education, as well as the evolution and progress of the discipline in the specific context of D. Filipa de Lencastre school have become one of the main focuses of my internship. The year of internship does not constitute the end of learning, but the beginning of professional life as a teacher, and I wish to continue in a continuous and systematic process of learning with a view to professional knowledge and development.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaGarcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo2018-03-15T11:39:44Z2017-12-202017-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15107TID:201856298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:50.707624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre Garcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo Educação física Escola Estágio Pedagógico Formação Pedagogical Internship Physical Education School Teacher Learning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
author |
Garcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo |
author_facet |
Garcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Rita Nogueira da Cunha Camelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Escola Estágio Pedagógico Formação Pedagogical Internship Physical Education School Teacher Learning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Escola Estágio Pedagógico Formação Pedagogical Internship Physical Education School Teacher Learning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estágio pedagógico caracteriza-se como um momento decisivo na formação de um professor, representando o confronto do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório procura expor, de forma crítica e reflexiva, as experiências vividas e atividades desenvolvidas no âmbito do estágio pedagógico, como professora de Educação Física na escola D. Filipa de Lencastre, no ano letivo 2016/2017. O estágio pedagógico não se resume à atividade do professor no contexto de sala de aula, permitindo que o futuro professor atue e adquira competências em várias áreas, como é o caso da Direção de Turma, do Desporto Escolar e de projetos de investigação e de intervenção na escola. Assim, ao longo do meu ano de estágio tive a oportunidade de adquirir um conjunto de competências essenciais para o meu desenvolvimento profissional. O contexto escolar e o momento crítico que a disciplina de Educação Física atravessa revelaram-se os fatores que mais influenciaram o meu estágio pedagógico. Desta forma, e como pode ser evidenciado neste relatório, a legitimação da Educação Física escolar, bem como a evolução e progresso da disciplina no contexto específico da escola D. Filipa de Lencastre tornaram-se um dos principais focos do meu estágio. O ano de estágio não constitui o final da formação, mas sim o início da vida profissional como professor, pelo que anseio continuar num processo contínuo e sistemático de formação com vista ao conhecimento e desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 2017-12-20T00:00:00Z 2018-03-15T11:39:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15107 TID:201856298 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15107 |
identifier_str_mv |
TID:201856298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131096955224064 |