O ensino a distância de PLE, durante a pandemia de Covid-19, nas universidades chinesas : a voz dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58905 |
Resumo: | Em 2020, a pandemia covid 19 propagou-se velozmente por todo o mundo. Como primeiro país a ser infetado por este coronavírus, a China tomou medidas rígidas para mitigar a disseminação da pandemia desde janeiro, como por exemplo, a quarentena obrigatória e a suspensão de aulas presenciais. Devido a isso, o ensino a distância (EAD) tornou-se uma alternativa necessária para todas as universidades chinesas. No entanto, esta modalidade de ensino mostrou-se significativamente desafiante para os professores, incluindo para aqueles que ensinam Português Língua Estrangeira (PLE). Por conseguinte, o presente trabalho pretende identificar as perceções dos professores chineses de PLE acerca do EAD, adotando uma metodologia baseada na Teoria Fundamentada em Dados (TFD). Através da análise dos dados de entrevistas a professores de PLE pretendeu-se conhecer a situação do EAD nas universidades chinesas durante a pandemia covid-19 e, a partir daí apontar possíveis caminhos nesse cenário promissor de EAD tanto para este período pandémico como para o futuro. Em linhas gerais, concluiu-se que foi possível identificar tanto perceções positivas quanto negativas em relação ao EAD . Geralmente os professores acreditam que o EAD disponibiliza recursos mais ricos e poupa tempo de deslocação . Além disso, esta modalidade do ensino quebra as restrições temporais e espaciais. Contudo, os professores preferem o ensino presencial em virtude da baixa eficácia da aprendizagem a distância e da interação difícil entre docentes e discentes. Por fim, sugere-se que os professores aprimorem os conteúdos e as metodologias de ensino, com o intuito de tornarem o processo de aprendizagem mais interativo. Além disso, é de suma importância que haja um a orientação efetiva e um forte apoio aos estudantes, a fim de que estes se possam adaptar adequadamente ao ambiente a distância, melhorando tanto a eficácia quanto a qualidade da experiência educacional. No que concerne às universidades, elas devem introduzir plataformas online de qualidade e criar novas formas de avaliação e critérios de classificação para garantir a qualidade do ensino. Além disso as plataformas de ensino online devem ser adaptadas às tendências no desenvolvimento do EAD e satisfazer as necessidades particulares dos utilizadores. |
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O ensino a distância de PLE, durante a pandemia de Covid-19, nas universidades chinesas : a voz dos professoresDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesEm 2020, a pandemia covid 19 propagou-se velozmente por todo o mundo. Como primeiro país a ser infetado por este coronavírus, a China tomou medidas rígidas para mitigar a disseminação da pandemia desde janeiro, como por exemplo, a quarentena obrigatória e a suspensão de aulas presenciais. Devido a isso, o ensino a distância (EAD) tornou-se uma alternativa necessária para todas as universidades chinesas. No entanto, esta modalidade de ensino mostrou-se significativamente desafiante para os professores, incluindo para aqueles que ensinam Português Língua Estrangeira (PLE). Por conseguinte, o presente trabalho pretende identificar as perceções dos professores chineses de PLE acerca do EAD, adotando uma metodologia baseada na Teoria Fundamentada em Dados (TFD). Através da análise dos dados de entrevistas a professores de PLE pretendeu-se conhecer a situação do EAD nas universidades chinesas durante a pandemia covid-19 e, a partir daí apontar possíveis caminhos nesse cenário promissor de EAD tanto para este período pandémico como para o futuro. Em linhas gerais, concluiu-se que foi possível identificar tanto perceções positivas quanto negativas em relação ao EAD . Geralmente os professores acreditam que o EAD disponibiliza recursos mais ricos e poupa tempo de deslocação . Além disso, esta modalidade do ensino quebra as restrições temporais e espaciais. Contudo, os professores preferem o ensino presencial em virtude da baixa eficácia da aprendizagem a distância e da interação difícil entre docentes e discentes. Por fim, sugere-se que os professores aprimorem os conteúdos e as metodologias de ensino, com o intuito de tornarem o processo de aprendizagem mais interativo. Além disso, é de suma importância que haja um a orientação efetiva e um forte apoio aos estudantes, a fim de que estes se possam adaptar adequadamente ao ambiente a distância, melhorando tanto a eficácia quanto a qualidade da experiência educacional. No que concerne às universidades, elas devem introduzir plataformas online de qualidade e criar novas formas de avaliação e critérios de classificação para garantir a qualidade do ensino. Além disso as plataformas de ensino online devem ser adaptadas às tendências no desenvolvimento do EAD e satisfazer as necessidades particulares dos utilizadores.In 2020, the covid-19 pandemic swept the globe, and China was the first country affected. In response, the Chinese government implemented strict measures to reduce the spread of the pandemic since January, including mandatory quarantine and suspension of face to face classes. As a result, online education became the primary alternative for all Chinese universities. However, the new teaching situations have inevitably posed challenges to teachers, including those of Portuguese as a Foreign Language (PLE). In view of this, this study uses Grounded Theory methodology to identify Chinese PLE teachers' perceptions of online education through analysis of their interviews in order to underst and the current state of online teaching in Chinese universities and discuss potential paths for future development. Overall, online education has both advantages and disadvantages. It is generally seen as more convenient and time saving than traditional c lassroom teaching. In addition, this new mode of teaching breaks down barriers of time and space. However, teachers still prefer face to face teaching due to lower effectiveness of online teaching and difficulties with interaction between teachers and stud ents. Finally, it is recommended that professors enhance the content and pedagogical approaches to foster interactive learning experiences. Furthermore, it is paramount that students receive effective guidance and support to facilitate their adaptation to the online learning environment, thereby enhancing the effectiveness and quality of the educational experience. Regarding universities, the implementation of robust online platforms and the establishment of innovative evaluation and grading criteria are es sential to ensure the quality of education. Additionally, online learning platforms should align with the trend of online education advancements and cater to the specific needs of users.Kuhn, Tanara ZinganoFerreira, Margarita Maria CorreiaRepositório da Universidade de LisboaGu, Quanqi2023-08-17T10:48:30Z2023-07-122023-05-032023-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58905TID:203342917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:00.595964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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