Project based learning e robótica educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Joel Carlos Campos, 1981-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39786
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_d997412924c93870bae4178c141c308d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/39786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Project based learning e robótica educativaInformática - Estudo e ensinoRobóticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019A Robótica educativa tem vindo a desenvolver-se, nos últimos anos, como uma ferramenta de grande utilidade, não só no que respeita à assimilação de conhecimentos de informática, mas também como conceito que permite a aprendizagem de noções importantes em outras áreas temáticas. Este facto é corroborado através da crescente aposta no ensino da robótica, exemplo disso é a iniciativa Probotica apoiada pelo Ministério da Educação. Este projeto tem como objetivo a definição de um plano do trabalho para a prática de ensino supervisionada. Para tal, haverá uma reflexão sobre os conhecimentos e competências associadas às diversas dimensões da profissão de professor, no contexto do ensino da informática, seguida da exploração e discussão da robótica educacional. Serão também identificados conceitos científicos da área de informática, e a consequente apresentação de um projeto de intervenção educacional. A par disso foram analisadas as várias dimensões dos processos cognitivos de acordo com a taxonomia de Bloom e sua crescente complexidade, por forma a servir de suporte para o planeamento da experiência pedagógica. Foi então investigado se Project-based Learning associado ao desenvolvimento de tarefas sequenciadas, em nível de complexidade crescente, utilizando como referência a taxonomia de Bloom, propiciou uma aprendizagem mais consistente e eficaz de conceitos de programação. Para tal foi projetada uma evolução temporal de diferentes ações ligadas a processos cognitivos de aprendizagem junto do conjunto de alunos, evidenciaram as competências de “Criar”, ”Experimentar”, “Simular” e “Produzir” devido à sua presença contínua na intervenção. Concluiu-se que ocorreram melhorias nas competências dos alunos, contribuindo para tal a abordagem pedagógica previamente selecionada.In recent years, educational robotics has developed as a very useful tool, not only in terms of the assimilation of computer programming knowledge, but also as a concept that facilitates the learning of important concepts in other subject areas. This fact coincides with the growing emphasis on the teaching of robotics, for example the Probotica national initiative supported by the Ministry of Education. The objective of this project is to define a work plan for the practice of supervised teaching, to which end it will include reflection on the knowledge and skills associated with the various dimensions of the teaching profession, in the context of the teaching of computer programming, followed by exploration and discussion of educational robotics and associated concepts. Scientific concepts will be also identified and explored within the area of Computer Science, and the subsequent presentation of a project on educational intervention. In addition, the various dimensions of cognitive processes were analyzed according to Bloom's taxonomy and its increasing complexity, in order to support the planning of the pedagogical experience. It was then investigated whether the project-based learning associated with the development of sequenced tasks, over increasing levels of complexity, using as a reference Bloom’s taxonomy, provided a more consistent and effective learning of programming concepts. In order to do so, evolution over time in the effectiveness of the cognitive actions over the learning process among the students was projected, where the competencies of "Create", "Experiment", "Simulate" and "Produce" were study and analysis was done, due to their continuous presence in the intervention. From which it was concluded that improvement occurred in the various skills and competencies of the students, which was contributed by the previously selected teaching approach.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Silva, João Balsa daRepositório da Universidade de LisboaCorreia, Joel Carlos Campos, 1981-2019-10-10T09:43:34Z20192019-07-152019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39786TID:202300110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:35.531753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Project based learning e robótica educativa
title Project based learning e robótica educativa
spellingShingle Project based learning e robótica educativa
Correia, Joel Carlos Campos, 1981-
Informática - Estudo e ensino
Robótica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Project based learning e robótica educativa
title_full Project based learning e robótica educativa
title_fullStr Project based learning e robótica educativa
title_full_unstemmed Project based learning e robótica educativa
title_sort Project based learning e robótica educativa
author Correia, Joel Carlos Campos, 1981-
author_facet Correia, Joel Carlos Campos, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Silva, João Balsa da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Joel Carlos Campos, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Informática - Estudo e ensino
Robótica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Informática - Estudo e ensino
Robótica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-10T09:43:34Z
2019
2019-07-15
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/39786
TID:202300110
url http://hdl.handle.net/10451/39786
identifier_str_mv TID:202300110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134474295836672