O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Myriam Crestian
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Magno e Silva, Walkyria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494
Resumo: Embora estudos teóricos sobre estratégias de aprendizagem sejam comuns nas publicações da área do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, são menos frequentes pesquisas que visem avaliar o uso dessas estratégias a médio e longo prazo. O presente estudo analisa o impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”, incluída há poucos anos na licenciatura de Letras (inglês e francês), observando em que medida os diferentes tipos de estratégias ensinados foram incorporados na rotina dos professores em formação. São tratados dados quantitativos provenientes de um questionário e dados qualitativos oriundos de narrativas escritas de aprendentes na fase mediana do curso. Os resultados mostram uma clara ampliação do uso das estratégias, com destaque às metacognitivas, mas também evidencia os desafios que o desenvolvimento de uma postura reflexiva impõe no contexto brasileiro, apontando para os benefícios, por um lado, de um ensino estratégico integrado ao ensino da língua e, por outro, de uma regência de aulas mais precoce.
id UEL-3_43170650a333f7d7e43d5d62ecaf7760
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17494
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeirasAprender a Aprenderestratégias de aprendizagemavaliação do uso de estratégias.Embora estudos teóricos sobre estratégias de aprendizagem sejam comuns nas publicações da área do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, são menos frequentes pesquisas que visem avaliar o uso dessas estratégias a médio e longo prazo. O presente estudo analisa o impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”, incluída há poucos anos na licenciatura de Letras (inglês e francês), observando em que medida os diferentes tipos de estratégias ensinados foram incorporados na rotina dos professores em formação. São tratados dados quantitativos provenientes de um questionário e dados qualitativos oriundos de narrativas escritas de aprendentes na fase mediana do curso. Os resultados mostram uma clara ampliação do uso das estratégias, com destaque às metacognitivas, mas também evidencia os desafios que o desenvolvimento de uma postura reflexiva impõe no contexto brasileiro, apontando para os benefícios, por um lado, de um ensino estratégico integrado ao ensino da língua e, por outro, de uma regência de aulas mais precoce.UEL2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1749410.5433/2237-4876.2014v17n1p44Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 44-73Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 44-732237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494/14769http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Myriam CrestianMagno e Silva, Walkyria2022-11-16T18:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17494Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:10:18Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
title O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
spellingShingle O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
Cunha, Myriam Crestian
Aprender a Aprender
estratégias de aprendizagem
avaliação do uso de estratégias.
title_short O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
title_full O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
title_fullStr O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
title_sort O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
author Cunha, Myriam Crestian
author_facet Cunha, Myriam Crestian
Magno e Silva, Walkyria
author_role author
author2 Magno e Silva, Walkyria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Myriam Crestian
Magno e Silva, Walkyria
dc.subject.por.fl_str_mv Aprender a Aprender
estratégias de aprendizagem
avaliação do uso de estratégias.
topic Aprender a Aprender
estratégias de aprendizagem
avaliação do uso de estratégias.
description Embora estudos teóricos sobre estratégias de aprendizagem sejam comuns nas publicações da área do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, são menos frequentes pesquisas que visem avaliar o uso dessas estratégias a médio e longo prazo. O presente estudo analisa o impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”, incluída há poucos anos na licenciatura de Letras (inglês e francês), observando em que medida os diferentes tipos de estratégias ensinados foram incorporados na rotina dos professores em formação. São tratados dados quantitativos provenientes de um questionário e dados qualitativos oriundos de narrativas escritas de aprendentes na fase mediana do curso. Os resultados mostram uma clara ampliação do uso das estratégias, com destaque às metacognitivas, mas também evidencia os desafios que o desenvolvimento de uma postura reflexiva impõe no contexto brasileiro, apontando para os benefícios, por um lado, de um ensino estratégico integrado ao ensino da língua e, por outro, de uma regência de aulas mais precoce.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494
10.5433/2237-4876.2014v17n1p44
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2014v17n1p44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494/14769
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 44-73
Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 44-73
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305963318018048