A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kieling, Helena Dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leffa, Vilson José, Beviláqua, André Firpo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/41868
Resumo: Desenvolvemos o presente estudo com o objetivo geral de investigar a implementação do modelo Ensino Híbrido (em inglês Blended Learning) de Rotação em um curso de extensão de Língua Inglesa, ministrado por professoras em formação de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretendemos, com este estudo: a) Apresentar os modelos pedagógicos e epistemológicos que norteiam a atividade docente, com ênfase no uso pedagógico de tecnologias; b) Relacionar os modelos pedagógicos e epistemológicos apresentados a priori ao conceito de metodologias ativas, com destaque para o Ensino Híbrido; c) Avaliar em que medida os modelos epistemológicos e pedagógicos, juntamente com metodologias ativas como o Ensino Híbrido, podem potencializar o uso pedagógico de tecnologias na formação inicial de duas professoras. Os resultados mostram a importância da reflexão sobre o uso da tecnologia e de metodologias ativas no ensino da Língua Estrangeira embasados em uma concepção epistemológica relacional (BECKER, 2012) ainda durante a formação docente, bem como sugere a necessidade de mais pesquisas voltadas a esta área.
id UERJ-7_041127159a8ce94e1bf07ea58c8adf8a
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/41868
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTEMetodologias AtivasEnsino HíbridoModelos Pedagógicos e Epistemológicos.Desenvolvemos o presente estudo com o objetivo geral de investigar a implementação do modelo Ensino Híbrido (em inglês Blended Learning) de Rotação em um curso de extensão de Língua Inglesa, ministrado por professoras em formação de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretendemos, com este estudo: a) Apresentar os modelos pedagógicos e epistemológicos que norteiam a atividade docente, com ênfase no uso pedagógico de tecnologias; b) Relacionar os modelos pedagógicos e epistemológicos apresentados a priori ao conceito de metodologias ativas, com destaque para o Ensino Híbrido; c) Avaliar em que medida os modelos epistemológicos e pedagógicos, juntamente com metodologias ativas como o Ensino Híbrido, podem potencializar o uso pedagógico de tecnologias na formação inicial de duas professoras. Os resultados mostram a importância da reflexão sobre o uso da tecnologia e de metodologias ativas no ensino da Língua Estrangeira embasados em uma concepção epistemológica relacional (BECKER, 2012) ainda durante a formação docente, bem como sugere a necessidade de mais pesquisas voltadas a esta área.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4186810.12957/cadsem.2019.41868Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/41868/31018Copyright (c) 2019 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKieling, Helena Dos SantosLeffa, Vilson JoséBeviláqua, André Firpo2019-11-03T02:54:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/41868Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2019-11-03T02:54:06Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE
title A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE
Kieling, Helena Dos Santos
Metodologias Ativas
Ensino Híbrido
Modelos Pedagógicos e Epistemológicos.
title_short A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO DE INGLÊS DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE
author Kieling, Helena Dos Santos
author_facet Kieling, Helena Dos Santos
Leffa, Vilson José
Beviláqua, André Firpo
author_role author
author2 Leffa, Vilson José
Beviláqua, André Firpo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kieling, Helena Dos Santos
Leffa, Vilson José
Beviláqua, André Firpo
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Ensino Híbrido
Modelos Pedagógicos e Epistemológicos.
topic Metodologias Ativas
Ensino Híbrido
Modelos Pedagógicos e Epistemológicos.
description Desenvolvemos o presente estudo com o objetivo geral de investigar a implementação do modelo Ensino Híbrido (em inglês Blended Learning) de Rotação em um curso de extensão de Língua Inglesa, ministrado por professoras em formação de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretendemos, com este estudo: a) Apresentar os modelos pedagógicos e epistemológicos que norteiam a atividade docente, com ênfase no uso pedagógico de tecnologias; b) Relacionar os modelos pedagógicos e epistemológicos apresentados a priori ao conceito de metodologias ativas, com destaque para o Ensino Híbrido; c) Avaliar em que medida os modelos epistemológicos e pedagógicos, juntamente com metodologias ativas como o Ensino Híbrido, podem potencializar o uso pedagógico de tecnologias na formação inicial de duas professoras. Os resultados mostram a importância da reflexão sobre o uso da tecnologia e de metodologias ativas no ensino da Língua Estrangeira embasados em uma concepção epistemológica relacional (BECKER, 2012) ainda durante a formação docente, bem como sugere a necessidade de mais pesquisas voltadas a esta área.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/41868
10.12957/cadsem.2019.41868
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/41868
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2019.41868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/41868/31018
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409052160000