Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elias de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7533
Resumo: The present study aimed to verify and analyze the importance and the contributions of the Pedagogical Residency (RP) in the formation of the Physical Education undergraduate - Licenciatura - Ufal from the experiences obtained by the residents of public schools in the city of Maceió - AL. This program is part of the national policy of teacher training, and seeks to introduce the improvement of practical training in undergraduate courses, promoting the immersion of the student in the basic education school from the second half of its course. The sample consisted of 20 residents (80% of the population), eight male and twelve female. The instrument used for data collection was a semi-structured questionnaire. The results show that the interviewees analyze the experience of PR as important for their academic formation, among the identified contributions were mentioned the development and appreciation of the teaching profession; adaptation and awareness of working conditions; development of reflection on teaching practice; development of new teaching and learning methodologies and autonomy in their practice. Considering the importance and contributions of the Pedagogical Residency Program, we conclude that it needs to be solidified as a non-mandatory part in Physical Education courses - Licenciatura, as well as a policy of continuing education for teachers in the education network.
id UFAL_0a947f6e7d44db1c54ff112529467f64
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7533
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discenteRelevance of the Pedagogical Residence Program in training physical education teachers: a student viewResidência PedagógicaFormação docenteEducação físicaProfessoresPedagogical ResidenceTeacher trainingPhysical educationTeachersCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAThe present study aimed to verify and analyze the importance and the contributions of the Pedagogical Residency (RP) in the formation of the Physical Education undergraduate - Licenciatura - Ufal from the experiences obtained by the residents of public schools in the city of Maceió - AL. This program is part of the national policy of teacher training, and seeks to introduce the improvement of practical training in undergraduate courses, promoting the immersion of the student in the basic education school from the second half of its course. The sample consisted of 20 residents (80% of the population), eight male and twelve female. The instrument used for data collection was a semi-structured questionnaire. The results show that the interviewees analyze the experience of PR as important for their academic formation, among the identified contributions were mentioned the development and appreciation of the teaching profession; adaptation and awareness of working conditions; development of reflection on teaching practice; development of new teaching and learning methodologies and autonomy in their practice. Considering the importance and contributions of the Pedagogical Residency Program, we conclude that it needs to be solidified as a non-mandatory part in Physical Education courses - Licenciatura, as well as a policy of continuing education for teachers in the education network.O presente estudo teve por objetivo verificar e analisar qual importância e quais as contribuições da Residência Pedagógica (RP) na formação do graduando de Educação Física - Licenciatura - Ufal a partir das experiências obtidas pelos residentes nas escolas da rede pública de ensino da cidade de Maceió - AL. Este programa integra a política nacional de formação de professores, e busca introduzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade do seu curso. A amostra foi composta de 20 residentes (80 % da população), sendo oito do sexo masculino e doze do sexo feminino. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Os resultados apontam que os entrevistados analisam a experiência da RP como muito importante para sua formação acadêmica, entre as contribuições identificadas foram citadas o desenvolvimento da profissão docente; adaptação e conscientização das condições de trabalho; desenvolvimento da reflexão acerca da prática docente; articulação entre teoria e prática; desenvolvimento de novas metodologias de ensino e aprendizagem, e, autonomia em sua prática. Considerando a importância e as contribuições do Programa Residência Pedagógica, achados deste estudo, concluímos que este necessita ser solidificado como parte não obrigatória nos cursos de Educação Física – Licenciatura, bem como política de formação continuada dos professores da rede de ensino.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Educação FísicaUFALSilva, Maria Elizabete de Andradehttp://lattes.cnpq.br/1426180247076967Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andradehttp://lattes.cnpq.br/0816513179969007Ferreira, José Samuelhttp://lattes.cnpq.br/9339301534032362Silva, Elias de Souza2021-02-05T14:04:21Z2021-01-312021-02-05T14:04:21Z2020-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Elias de Souza. Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-02-05T14:04:21Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7533Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-02-05T14:04:21Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente
Relevance of the Pedagogical Residence Program in training physical education teachers: a student view
title Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente
spellingShingle Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente
Silva, Elias de Souza
Residência Pedagógica
Formação docente
Educação física
Professores
Pedagogical Residence
Teacher training
Physical education
Teachers
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente
title_full Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente
title_fullStr Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente
title_full_unstemmed Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente
title_sort Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente
author Silva, Elias de Souza
author_facet Silva, Elias de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Elizabete de Andrade
http://lattes.cnpq.br/1426180247076967
Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
http://lattes.cnpq.br/0816513179969007
Ferreira, José Samuel
http://lattes.cnpq.br/9339301534032362
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elias de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica
Formação docente
Educação física
Professores
Pedagogical Residence
Teacher training
Physical education
Teachers
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Residência Pedagógica
Formação docente
Educação física
Professores
Pedagogical Residence
Teacher training
Physical education
Teachers
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description The present study aimed to verify and analyze the importance and the contributions of the Pedagogical Residency (RP) in the formation of the Physical Education undergraduate - Licenciatura - Ufal from the experiences obtained by the residents of public schools in the city of Maceió - AL. This program is part of the national policy of teacher training, and seeks to introduce the improvement of practical training in undergraduate courses, promoting the immersion of the student in the basic education school from the second half of its course. The sample consisted of 20 residents (80% of the population), eight male and twelve female. The instrument used for data collection was a semi-structured questionnaire. The results show that the interviewees analyze the experience of PR as important for their academic formation, among the identified contributions were mentioned the development and appreciation of the teaching profession; adaptation and awareness of working conditions; development of reflection on teaching practice; development of new teaching and learning methodologies and autonomy in their practice. Considering the importance and contributions of the Pedagogical Residency Program, we conclude that it needs to be solidified as a non-mandatory part in Physical Education courses - Licenciatura, as well as a policy of continuing education for teachers in the education network.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-14
2021-02-05T14:04:21Z
2021-01-31
2021-02-05T14:04:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Elias de Souza. Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7533
identifier_str_mv SILVA, Elias de Souza. Relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de educação física: uma visão discente. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Educação Física
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Educação Física
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233745331126272