A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422 |
Resumo: | Esse trabalho trata do uso da Pedagogia Histórico Crítica - PHC no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia – Ufba, cuja turma piloto iniciou em 2008.2 e concluiu em 2012.2. O trabalho pedagógico desse curso usa como referências a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak, com o objetivo de superar o referencial empírico-analítico dominante na formação de professores de ciências, e de elevar o pensamento teórico-prático dos professores-alunos. Ao final dessa turma piloto pudemos constatar a incorporação desses referenciais, principalmente da PHC, nas ações escolares desses professores-alunos. |
id |
UFBA-10_0c66b971c8759eedea669d810ce5f14b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12422 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBAEducação do CampoPedagogia Histórico-CríticaEnsino de CiênciasEsse trabalho trata do uso da Pedagogia Histórico Crítica - PHC no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia – Ufba, cuja turma piloto iniciou em 2008.2 e concluiu em 2012.2. O trabalho pedagógico desse curso usa como referências a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak, com o objetivo de superar o referencial empírico-analítico dominante na formação de professores de ciências, e de elevar o pensamento teórico-prático dos professores-alunos. Ao final dessa turma piloto pudemos constatar a incorporação desses referenciais, principalmente da PHC, nas ações escolares desses professores-alunos.Universidade Federal da Bahia2015-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1242210.9771/gmed.v7i1.12422Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 243-2522175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422/9517Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnunciação, Bárbara Carine Pinheiro daMesseder Neto, Hélio da SilvaMoradillo, Edilson Fortuna de2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12422Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA |
title |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA Anunciação, Bárbara Carine Pinheiro da Educação do Campo Pedagogia Histórico-Crítica Ensino de Ciências |
title_short |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA |
title_full |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA |
title_sort |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA |
author |
Anunciação, Bárbara Carine Pinheiro da |
author_facet |
Anunciação, Bárbara Carine Pinheiro da Messeder Neto, Hélio da Silva Moradillo, Edilson Fortuna de |
author_role |
author |
author2 |
Messeder Neto, Hélio da Silva Moradillo, Edilson Fortuna de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anunciação, Bárbara Carine Pinheiro da Messeder Neto, Hélio da Silva Moradillo, Edilson Fortuna de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Pedagogia Histórico-Crítica Ensino de Ciências |
topic |
Educação do Campo Pedagogia Histórico-Crítica Ensino de Ciências |
description |
Esse trabalho trata do uso da Pedagogia Histórico Crítica - PHC no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia – Ufba, cuja turma piloto iniciou em 2008.2 e concluiu em 2012.2. O trabalho pedagógico desse curso usa como referências a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak, com o objetivo de superar o referencial empírico-analítico dominante na formação de professores de ciências, e de elevar o pensamento teórico-prático dos professores-alunos. Ao final dessa turma piloto pudemos constatar a incorporação desses referenciais, principalmente da PHC, nas ações escolares desses professores-alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422 10.9771/gmed.v7i1.12422 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v7i1.12422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422/9517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 243-252 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516714688512 |