Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Alan César Furtunato da.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9549
Resumo: O presente trabalho faz uma análise acerca das principais dificuldades no processo de ensino aprendizagem de duas escolas públicas, Escola Municipal Severina Ferreira de Sousa e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Jose Gadelha, situadas no município de Aparecida-PB. Objetiva-se, com isso, abordar a relação entre aluno e professor na disciplina de Geografia. O trabalho foi realizado em forma de debates e questionários. A partir dos resultados obtidos, foram elaborados gráficos com as principais respostas dos alunos, identificando vários fatores que ocasionaram as dificuldades, tais como a distância de casa para escola, o método de ensino da disciplina que ainda se encontra enraizada no tradicionalismo, o desinteresse dos alunos por acharem a disciplina chata e a formação do professor que ministra a disciplina. Esses, entre outros problemas, podem levar os alunos das referidas escolas ao desinteresse pela a disciplina de Geografia.
id UFCG_42b7bcf924adb011accdb37ba0fac192
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9549
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.Teaching difficulties learning in the discipline of Geography in public schools, in the municipality of Aparecida-PB.Geografia - ensinoDificuldades de aprendizagemNovas ferramentas de ensinoMétodo tradicionalGeography - TeachingLearning difficultiesNew teaching toolsTraditional methodGeografia.O presente trabalho faz uma análise acerca das principais dificuldades no processo de ensino aprendizagem de duas escolas públicas, Escola Municipal Severina Ferreira de Sousa e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Jose Gadelha, situadas no município de Aparecida-PB. Objetiva-se, com isso, abordar a relação entre aluno e professor na disciplina de Geografia. O trabalho foi realizado em forma de debates e questionários. A partir dos resultados obtidos, foram elaborados gráficos com as principais respostas dos alunos, identificando vários fatores que ocasionaram as dificuldades, tais como a distância de casa para escola, o método de ensino da disciplina que ainda se encontra enraizada no tradicionalismo, o desinteresse dos alunos por acharem a disciplina chata e a formação do professor que ministra a disciplina. Esses, entre outros problemas, podem levar os alunos das referidas escolas ao desinteresse pela a disciplina de Geografia.The present work analyzes the main difficulties between teaching learning in two public schools, Severina Ferreira de Sousa Municipal School and the State School of Elementary and Secondary School Dr. Jose Gadelha, located in the city of Aparecida PB, the objective of this work is to investigate the possible causes that lead to either these difficulties occurring, approaching the teaching-learning relationship between student and teacher, thus presenting low learning in Geography, which can lead to a disinterest of students in this discipline. The work was done in the form of debates and questionnaires, based on the results obtained in the debates and the answers of the questionnaires, graphs were elaborated with the main answers of the students, identifying several factors that caused the difficulties, such as: distance from home to school , the teaching method of the discipline that is still rooted in traditionalism, the disinterest of the students for finding the discipline tedious, the poor training of the teacher who teaches the discipline. Among other problems that may lead the students of such schools to disinterest for the discipline of Geography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027GOMES, Henaldo Moraes.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.SILVA, Alan César Furtunato da.2019-07-032019-11-26T16:40:27Z2019-11-262019-11-26T16:40:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9549SILVA, Alan César Furtunato da. Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T12:40:17Zoai:localhost:riufcg/9549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T12:40:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.
Teaching difficulties learning in the discipline of Geography in public schools, in the municipality of Aparecida-PB.
title Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.
spellingShingle Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.
SILVA, Alan César Furtunato da.
Geografia - ensino
Dificuldades de aprendizagem
Novas ferramentas de ensino
Método tradicional
Geography - Teaching
Learning difficulties
New teaching tools
Traditional method
Geografia.
title_short Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.
title_full Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.
title_fullStr Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.
title_full_unstemmed Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.
title_sort Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB.
author SILVA, Alan César Furtunato da.
author_facet SILVA, Alan César Furtunato da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
GOMES, Henaldo Moraes.
SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Alan César Furtunato da.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - ensino
Dificuldades de aprendizagem
Novas ferramentas de ensino
Método tradicional
Geography - Teaching
Learning difficulties
New teaching tools
Traditional method
Geografia.
topic Geografia - ensino
Dificuldades de aprendizagem
Novas ferramentas de ensino
Método tradicional
Geography - Teaching
Learning difficulties
New teaching tools
Traditional method
Geografia.
description O presente trabalho faz uma análise acerca das principais dificuldades no processo de ensino aprendizagem de duas escolas públicas, Escola Municipal Severina Ferreira de Sousa e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Jose Gadelha, situadas no município de Aparecida-PB. Objetiva-se, com isso, abordar a relação entre aluno e professor na disciplina de Geografia. O trabalho foi realizado em forma de debates e questionários. A partir dos resultados obtidos, foram elaborados gráficos com as principais respostas dos alunos, identificando vários fatores que ocasionaram as dificuldades, tais como a distância de casa para escola, o método de ensino da disciplina que ainda se encontra enraizada no tradicionalismo, o desinteresse dos alunos por acharem a disciplina chata e a formação do professor que ministra a disciplina. Esses, entre outros problemas, podem levar os alunos das referidas escolas ao desinteresse pela a disciplina de Geografia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2019-11-26T16:40:27Z
2019-11-26
2019-11-26T16:40:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9549
SILVA, Alan César Furtunato da. Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9549
identifier_str_mv SILVA, Alan César Furtunato da. Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744416204652544