Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522 |
Resumo: | Apresentamos um recorte teórico que norteia a pesquisa de doutoramento da primeira autora22, em desenvolvimento, que investiga a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e, em particular, a relação entre a formação matemática do professor e as dimensões políticas, sociais e culturais do campesinato. O recorte que trazemos corresponde a uma revisão bibliográfica que objetivou identificar e analisar trabalhos publicados sobre a temática em questão. Para tanto, tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Formação de Professores de Matemática, particularizando a Licenciatura em Educação do Campo. O corpus analisado é constituído por publicações dos Anais de quatro Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e do banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2007 a 2016. Os resultados das análises evidenciam, por um lado, os desafios enfrentados pelas instituições formadoras para implementar propostas curriculares que relacionem a formação matemática com as dimensões políticas, sociais e culturais do campo, considerado a sua diversidade. Por outro lado, apontam avanços obtidos pelos cursos pesquisados, visto que eles prionzam a articulação entre a teoria e a prática e o fortalecimento do diálogo entre a universidade, a escola e os movimentos sociais do campo. |
id |
UFCG_655cd26e69912504e0afacb20d402061 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35522 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.Training of teachers of mathematics in the degree in field Education: a look at the researches.Educação do CampoFormação de professores - matemáticaLicenciatura em Educação do CampoEncontros Nacionais de Educação Matemática - AnaisEducação matemáticaCountryside EducationTeacher training - mathematicsDegree in Rural EducationNational Mathematics Education Meetings - ProceedingsMathematics educationEducação.Apresentamos um recorte teórico que norteia a pesquisa de doutoramento da primeira autora22, em desenvolvimento, que investiga a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e, em particular, a relação entre a formação matemática do professor e as dimensões políticas, sociais e culturais do campesinato. O recorte que trazemos corresponde a uma revisão bibliográfica que objetivou identificar e analisar trabalhos publicados sobre a temática em questão. Para tanto, tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Formação de Professores de Matemática, particularizando a Licenciatura em Educação do Campo. O corpus analisado é constituído por publicações dos Anais de quatro Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e do banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2007 a 2016. Os resultados das análises evidenciam, por um lado, os desafios enfrentados pelas instituições formadoras para implementar propostas curriculares que relacionem a formação matemática com as dimensões políticas, sociais e culturais do campo, considerado a sua diversidade. Por outro lado, apontam avanços obtidos pelos cursos pesquisados, visto que eles prionzam a articulação entre a teoria e a prática e o fortalecimento do diálogo entre a universidade, a escola e os movimentos sociais do campo.We present aspects of a doctoral thesis under development that investigates the mathematics teacher education related to undergraduate courses in Field Education. We particularly focus on the relationships between the teacher’s mathematical bases and the political, social and cultural dimensions in Field Education. This article presents a bibliographical review that aimed to identify and analyze publications associated with these themes. We selected studies on field education and mathematics teacher education associated with undergraduate courses in field education, named as Licenciatura em Educação do Campo. The literature review was built upon the proceedings of four National Meetings on Mathematical Education (ENEM), and thesis and dissertations from CAPES data base published from 2007 until 2016. Analyzes indicate challenges faced by the university institutions to develop curricular proposals that relate mathematical education to the political, social and cultural dimensions of the field, considering its diversity. On the other hand, the results of the study suggest advances obtained by the undergraduate courses, since they prioritize the articulation between theory and practice and the strengthening of the dialogue between the university, the schools and the social movements of the field.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172024-04-30T12:50:18Z2024-04-302024-04-30T12:50:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. REMATEC. Ano 12, n.25, mai-ago, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-30T12:52:59Zoai:localhost:riufcg/35522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-30T12:52:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. Training of teachers of mathematics in the degree in field Education: a look at the researches. |
title |
Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. |
spellingShingle |
Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. LIMA, Aldinete Silvino de. Educação do Campo Formação de professores - matemática Licenciatura em Educação do Campo Encontros Nacionais de Educação Matemática - Anais Educação matemática Countryside Education Teacher training - mathematics Degree in Rural Education National Mathematics Education Meetings - Proceedings Mathematics education Educação. |
title_short |
Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. |
title_full |
Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. |
title_fullStr |
Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. |
title_sort |
Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Formação de professores - matemática Licenciatura em Educação do Campo Encontros Nacionais de Educação Matemática - Anais Educação matemática Countryside Education Teacher training - mathematics Degree in Rural Education National Mathematics Education Meetings - Proceedings Mathematics education Educação. |
topic |
Educação do Campo Formação de professores - matemática Licenciatura em Educação do Campo Encontros Nacionais de Educação Matemática - Anais Educação matemática Countryside Education Teacher training - mathematics Degree in Rural Education National Mathematics Education Meetings - Proceedings Mathematics education Educação. |
description |
Apresentamos um recorte teórico que norteia a pesquisa de doutoramento da primeira autora22, em desenvolvimento, que investiga a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e, em particular, a relação entre a formação matemática do professor e as dimensões políticas, sociais e culturais do campesinato. O recorte que trazemos corresponde a uma revisão bibliográfica que objetivou identificar e analisar trabalhos publicados sobre a temática em questão. Para tanto, tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Formação de Professores de Matemática, particularizando a Licenciatura em Educação do Campo. O corpus analisado é constituído por publicações dos Anais de quatro Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e do banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2007 a 2016. Os resultados das análises evidenciam, por um lado, os desafios enfrentados pelas instituições formadoras para implementar propostas curriculares que relacionem a formação matemática com as dimensões políticas, sociais e culturais do campo, considerado a sua diversidade. Por outro lado, apontam avanços obtidos pelos cursos pesquisados, visto que eles prionzam a articulação entre a teoria e a prática e o fortalecimento do diálogo entre a universidade, a escola e os movimentos sociais do campo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2024-04-30T12:50:18Z 2024-04-30 2024-04-30T12:50:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522 LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. REMATEC. Ano 12, n.25, mai-ago, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. REMATEC. Ano 12, n.25, mai-ago, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744620544851968 |