Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LIMA, Iranete Maria da Silva.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522
Resumo: Apresentamos um recorte teórico que norteia a pesquisa de doutoramento da primeira autora22, em desenvolvimento, que investiga a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e, em particular, a relação entre a formação matemática do professor e as dimensões políticas, sociais e culturais do campesinato. O recorte que trazemos corresponde a uma revisão bibliográfica que objetivou identificar e analisar trabalhos publicados sobre a temática em questão. Para tanto, tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Formação de Professores de Matemática, particularizando a Licenciatura em Educação do Campo. O corpus analisado é constituído por publicações dos Anais de quatro Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e do banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2007 a 2016. Os resultados das análises evidenciam, por um lado, os desafios enfrentados pelas instituições formadoras para implementar propostas curriculares que relacionem a formação matemática com as dimensões políticas, sociais e culturais do campo, considerado a sua diversidade. Por outro lado, apontam avanços obtidos pelos cursos pesquisados, visto que eles prionzam a articulação entre a teoria e a prática e o fortalecimento do diálogo entre a universidade, a escola e os movimentos sociais do campo.
id UFCG_655cd26e69912504e0afacb20d402061
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35522
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.Training of teachers of mathematics in the degree in field Education: a look at the researches.Educação do CampoFormação de professores - matemáticaLicenciatura em Educação do CampoEncontros Nacionais de Educação Matemática - AnaisEducação matemáticaCountryside EducationTeacher training - mathematicsDegree in Rural EducationNational Mathematics Education Meetings - ProceedingsMathematics educationEducação.Apresentamos um recorte teórico que norteia a pesquisa de doutoramento da primeira autora22, em desenvolvimento, que investiga a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e, em particular, a relação entre a formação matemática do professor e as dimensões políticas, sociais e culturais do campesinato. O recorte que trazemos corresponde a uma revisão bibliográfica que objetivou identificar e analisar trabalhos publicados sobre a temática em questão. Para tanto, tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Formação de Professores de Matemática, particularizando a Licenciatura em Educação do Campo. O corpus analisado é constituído por publicações dos Anais de quatro Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e do banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2007 a 2016. Os resultados das análises evidenciam, por um lado, os desafios enfrentados pelas instituições formadoras para implementar propostas curriculares que relacionem a formação matemática com as dimensões políticas, sociais e culturais do campo, considerado a sua diversidade. Por outro lado, apontam avanços obtidos pelos cursos pesquisados, visto que eles prionzam a articulação entre a teoria e a prática e o fortalecimento do diálogo entre a universidade, a escola e os movimentos sociais do campo.We present aspects of a doctoral thesis under development that investigates the mathematics teacher education related to undergraduate courses in Field Education. We particularly focus on the relationships between the teacher’s mathematical bases and the political, social and cultural dimensions in Field Education. This article presents a bibliographical review that aimed to identify and analyze publications associated with these themes. We selected studies on field education and mathematics teacher education associated with undergraduate courses in field education, named as Licenciatura em Educação do Campo. The literature review was built upon the proceedings of four National Meetings on Mathematical Education (ENEM), and thesis and dissertations from CAPES data base published from 2007 until 2016. Analyzes indicate challenges faced by the university institutions to develop curricular proposals that relate mathematical education to the political, social and cultural dimensions of the field, considering its diversity. On the other hand, the results of the study suggest advances obtained by the undergraduate courses, since they prioritize the articulation between theory and practice and the strengthening of the dialogue between the university, the schools and the social movements of the field.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172024-04-30T12:50:18Z2024-04-302024-04-30T12:50:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. REMATEC. Ano 12, n.25, mai-ago, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-30T12:52:59Zoai:localhost:riufcg/35522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-30T12:52:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.
Training of teachers of mathematics in the degree in field Education: a look at the researches.
title Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.
spellingShingle Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Educação do Campo
Formação de professores - matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Encontros Nacionais de Educação Matemática - Anais
Educação matemática
Countryside Education
Teacher training - mathematics
Degree in Rural Education
National Mathematics Education Meetings - Proceedings
Mathematics education
Educação.
title_short Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.
title_full Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.
title_fullStr Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.
title_full_unstemmed Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.
title_sort Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
author_role author
author2 LIMA, Iranete Maria da Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Formação de professores - matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Encontros Nacionais de Educação Matemática - Anais
Educação matemática
Countryside Education
Teacher training - mathematics
Degree in Rural Education
National Mathematics Education Meetings - Proceedings
Mathematics education
Educação.
topic Educação do Campo
Formação de professores - matemática
Licenciatura em Educação do Campo
Encontros Nacionais de Educação Matemática - Anais
Educação matemática
Countryside Education
Teacher training - mathematics
Degree in Rural Education
National Mathematics Education Meetings - Proceedings
Mathematics education
Educação.
description Apresentamos um recorte teórico que norteia a pesquisa de doutoramento da primeira autora22, em desenvolvimento, que investiga a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e, em particular, a relação entre a formação matemática do professor e as dimensões políticas, sociais e culturais do campesinato. O recorte que trazemos corresponde a uma revisão bibliográfica que objetivou identificar e analisar trabalhos publicados sobre a temática em questão. Para tanto, tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Formação de Professores de Matemática, particularizando a Licenciatura em Educação do Campo. O corpus analisado é constituído por publicações dos Anais de quatro Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e do banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2007 a 2016. Os resultados das análises evidenciam, por um lado, os desafios enfrentados pelas instituições formadoras para implementar propostas curriculares que relacionem a formação matemática com as dimensões políticas, sociais e culturais do campo, considerado a sua diversidade. Por outro lado, apontam avanços obtidos pelos cursos pesquisados, visto que eles prionzam a articulação entre a teoria e a prática e o fortalecimento do diálogo entre a universidade, a escola e os movimentos sociais do campo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2024-04-30T12:50:18Z
2024-04-30
2024-04-30T12:50:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. REMATEC. Ano 12, n.25, mai-ago, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. REMATEC. Ano 12, n.25, mai-ago, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620544851968