A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981 |
Resumo: | A relação entre a Física e o cotidiano é muitas vezes difícil de ser percebida, o que torna o ensino da disciplina um desafio. No entanto, utilizar objetos cotidianos como ferramentas de ensino pode aproximar os alunos dos conhecimentos científicos. Este trabalho aborda a Física dos utensílios domésticos sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, direcionado para turmas de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é analisar os impactos do uso de objetos cotidianos no ensino de Física nesse contexto. Essa abordagem pode proporcionar uma aprendizagem mais ativa, permitindo que os estudantes desempenhem um papel protagonista na construção do conhecimento. O uso de utensílios domésticos aproxima os alunos de situações do seu cotidiano, proporcionando uma compreensão mais clara das aplicações práticas da Física. Isso torna o aprendizado mais interessante, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes. O estudo consiste em uma intervenção didática qualitativa, explorando temas como propagação de calor, calor e temperatura, utilizando resultados práticos em um contexto real. A análise dos resultados indica que os desafios iniciais em estabelecer a relação entre a Física e o cotidiano tendem a diminuir quando se utiliza objetos cotidianos como ferramentas de ensino. Como resultado, observou-se o interesse dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e habilidade em aplicá-los em diferentes situações. |
id |
UFCG_948639bec6218b2bc27b54f510a3312c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32981 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos.The Physics of household items: An approach via the three pedagogical moments.Três momentos pedagógicosFísica do cotidianoCalor e temperaturaUtensílios domésticos como recursos didáticos - FísicaEnsino de FísicaEducação de Jovens e Adultos - FísicaGarrafa térmica - físicaSequência didáticaThree pedagogical momentsEveryday physicsHeat and temperatureHousehold utensils as teaching resources - PhysicsTeaching PhysicsYouth and Adult Education - PhysicsThermos bottle - physicsFollowing teachingFísicaA relação entre a Física e o cotidiano é muitas vezes difícil de ser percebida, o que torna o ensino da disciplina um desafio. No entanto, utilizar objetos cotidianos como ferramentas de ensino pode aproximar os alunos dos conhecimentos científicos. Este trabalho aborda a Física dos utensílios domésticos sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, direcionado para turmas de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é analisar os impactos do uso de objetos cotidianos no ensino de Física nesse contexto. Essa abordagem pode proporcionar uma aprendizagem mais ativa, permitindo que os estudantes desempenhem um papel protagonista na construção do conhecimento. O uso de utensílios domésticos aproxima os alunos de situações do seu cotidiano, proporcionando uma compreensão mais clara das aplicações práticas da Física. Isso torna o aprendizado mais interessante, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes. O estudo consiste em uma intervenção didática qualitativa, explorando temas como propagação de calor, calor e temperatura, utilizando resultados práticos em um contexto real. A análise dos resultados indica que os desafios iniciais em estabelecer a relação entre a Física e o cotidiano tendem a diminuir quando se utiliza objetos cotidianos como ferramentas de ensino. Como resultado, observou-se o interesse dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e habilidade em aplicá-los em diferentes situações.The relationship between Physics and everyday life is often difficult to perceive, which makes teaching the subject a challenge. However, using everyday objects as teaching tools can bring students closer to scientific knowledge. This study focuses on the Physics of household utensils from the perspective of the Three Pedagogical Moments, targeting Youth and Adult Education classes. The objective is to analyze the impacts of using everyday objects in Physics education within this context. This approach can foster more active learning, allowing students to play a leading role in knowledge construction. The use of household utensils bridges the gap between students' daily life situations and provides a clearer understanding of the practical applications of Physics. This makes learning more engaging, enhancing student engagement and motivation. The study follows a qualitative didactic intervention, exploring topics such as heat propagation, heat, and temperature, using practical results in a real-world context. The analysis of the results indicates that the initial challenges in establishing the relationship between Physics and daily life tend to diminish when everyday objects are used as teaching tools. As a result, increased student interest, better content comprehension, and the ability to apply knowledge in different situations were observed.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTUFCGALMEIDA, Daisy Martins de.ALMEIDA, D. M.NASCIMENTO, Luciano Feitosa do.NASCIMENTO, L. F.CAMPOS, Alexandre.CAMPOS, A.GOMES, Diego Henrique.2023-06-072023-11-20T22:46:30Z2023-11-202023-11-20T22:46:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981GOMES, Diego Henrique. A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-20T22:47:04Zoai:localhost:riufcg/32981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-20T22:47:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. The Physics of household items: An approach via the three pedagogical moments. |
title |
A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. |
spellingShingle |
A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. GOMES, Diego Henrique. Três momentos pedagógicos Física do cotidiano Calor e temperatura Utensílios domésticos como recursos didáticos - Física Ensino de Física Educação de Jovens e Adultos - Física Garrafa térmica - física Sequência didática Three pedagogical moments Everyday physics Heat and temperature Household utensils as teaching resources - Physics Teaching Physics Youth and Adult Education - Physics Thermos bottle - physics Following teaching Física |
title_short |
A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. |
title_full |
A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. |
title_fullStr |
A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. |
title_full_unstemmed |
A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. |
title_sort |
A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. |
author |
GOMES, Diego Henrique. |
author_facet |
GOMES, Diego Henrique. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALMEIDA, Daisy Martins de. ALMEIDA, D. M. NASCIMENTO, Luciano Feitosa do. NASCIMENTO, L. F. CAMPOS, Alexandre. CAMPOS, A. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Diego Henrique. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Três momentos pedagógicos Física do cotidiano Calor e temperatura Utensílios domésticos como recursos didáticos - Física Ensino de Física Educação de Jovens e Adultos - Física Garrafa térmica - física Sequência didática Three pedagogical moments Everyday physics Heat and temperature Household utensils as teaching resources - Physics Teaching Physics Youth and Adult Education - Physics Thermos bottle - physics Following teaching Física |
topic |
Três momentos pedagógicos Física do cotidiano Calor e temperatura Utensílios domésticos como recursos didáticos - Física Ensino de Física Educação de Jovens e Adultos - Física Garrafa térmica - física Sequência didática Three pedagogical moments Everyday physics Heat and temperature Household utensils as teaching resources - Physics Teaching Physics Youth and Adult Education - Physics Thermos bottle - physics Following teaching Física |
description |
A relação entre a Física e o cotidiano é muitas vezes difícil de ser percebida, o que torna o ensino da disciplina um desafio. No entanto, utilizar objetos cotidianos como ferramentas de ensino pode aproximar os alunos dos conhecimentos científicos. Este trabalho aborda a Física dos utensílios domésticos sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, direcionado para turmas de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é analisar os impactos do uso de objetos cotidianos no ensino de Física nesse contexto. Essa abordagem pode proporcionar uma aprendizagem mais ativa, permitindo que os estudantes desempenhem um papel protagonista na construção do conhecimento. O uso de utensílios domésticos aproxima os alunos de situações do seu cotidiano, proporcionando uma compreensão mais clara das aplicações práticas da Física. Isso torna o aprendizado mais interessante, aumentando o engajamento e a motivação dos estudantes. O estudo consiste em uma intervenção didática qualitativa, explorando temas como propagação de calor, calor e temperatura, utilizando resultados práticos em um contexto real. A análise dos resultados indica que os desafios iniciais em estabelecer a relação entre a Física e o cotidiano tendem a diminuir quando se utiliza objetos cotidianos como ferramentas de ensino. Como resultado, observou-se o interesse dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e habilidade em aplicá-los em diferentes situações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-07 2023-11-20T22:46:30Z 2023-11-20 2023-11-20T22:46:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981 GOMES, Diego Henrique. A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981 |
identifier_str_mv |
GOMES, Diego Henrique. A Física dos utensílios domésticos: Uma abordagem via os três momentos pedagógicos. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744601496420352 |