Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREIRES, Antonia Laurentino.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: OLIVEIRA, Fernanda Flor da Silva.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13233
Resumo: Esta monografia e uma exigência para conclusão do curso de Pedagogia. A temática a ser abordada e Pedagogia de Projetos e esta sendo realizada na Escola Experimental do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Sousa-PB, localizada a Rua Professor Virgílio Pinto, 25 - Centro. O tema vem subsidiar reflexões e propostas objetivas no intuito de possibilitar aos alunos o desenvolvimento da linguagem oral e escrita através da exploração pedagógica dos portadores sociais de texto, tais como: rótulos, receitas, bulas de remédios, placas, propagandas, faixas, endereços, etc. Realizamos também observações na escola com relatórios e questionários. No decorrer do nosso trabalho procuramos aprofundar nosso conhecimento sobre a Pedagogia de Projetos, consultando outros procedimentos metodológicos, vivenciando outras experiencias educacionais e estudando outras bibliografias. Como ultima etapa da investigação realizamos uma pesquisa-ação nos fundamentando teoricamente acerca da temática através de pesquisas bibliográficas de autores que tratam da temática abordada.
id UFCG_9c7bcc717a1e685346e7f2e36da61a29
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13233
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto.Project pedagogy: reading from social text carriers.Pedagogia de projetosLeitura na escolaLinguagem oral e escritaPortadores sociais de textoTrabalho por projetos - aprendizagemEstágio supervisionadoProject PedagogyReading at schoolOral and written languageSocial text carriersPesquisa açãoEducação.Esta monografia e uma exigência para conclusão do curso de Pedagogia. A temática a ser abordada e Pedagogia de Projetos e esta sendo realizada na Escola Experimental do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Sousa-PB, localizada a Rua Professor Virgílio Pinto, 25 - Centro. O tema vem subsidiar reflexões e propostas objetivas no intuito de possibilitar aos alunos o desenvolvimento da linguagem oral e escrita através da exploração pedagógica dos portadores sociais de texto, tais como: rótulos, receitas, bulas de remédios, placas, propagandas, faixas, endereços, etc. Realizamos também observações na escola com relatórios e questionários. No decorrer do nosso trabalho procuramos aprofundar nosso conhecimento sobre a Pedagogia de Projetos, consultando outros procedimentos metodológicos, vivenciando outras experiencias educacionais e estudando outras bibliografias. Como ultima etapa da investigação realizamos uma pesquisa-ação nos fundamentando teoricamente acerca da temática através de pesquisas bibliográficas de autores que tratam da temática abordada.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899FREIRES, Antonia Laurentino.OLIVEIRA, Fernanda Flor da Silva.2007-05-102020-07-13T09:21:19Z2020-07-132020-07-13T09:21:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13233FREIRES, Antonia Laurentino; OLIVEIRA, Fernanda Flor da Silva. Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto. 2007. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T18:48:02Zoai:localhost:riufcg/13233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T18:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto.
Project pedagogy: reading from social text carriers.
title Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto.
spellingShingle Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto.
FREIRES, Antonia Laurentino.
Pedagogia de projetos
Leitura na escola
Linguagem oral e escrita
Portadores sociais de texto
Trabalho por projetos - aprendizagem
Estágio supervisionado
Project Pedagogy
Reading at school
Oral and written language
Social text carriers
Pesquisa ação
Educação.
title_short Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto.
title_full Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto.
title_fullStr Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto.
title_full_unstemmed Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto.
title_sort Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto.
author FREIRES, Antonia Laurentino.
author_facet FREIRES, Antonia Laurentino.
OLIVEIRA, Fernanda Flor da Silva.
author_role author
author2 OLIVEIRA, Fernanda Flor da Silva.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv FREIRES, Antonia Laurentino.
OLIVEIRA, Fernanda Flor da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia de projetos
Leitura na escola
Linguagem oral e escrita
Portadores sociais de texto
Trabalho por projetos - aprendizagem
Estágio supervisionado
Project Pedagogy
Reading at school
Oral and written language
Social text carriers
Pesquisa ação
Educação.
topic Pedagogia de projetos
Leitura na escola
Linguagem oral e escrita
Portadores sociais de texto
Trabalho por projetos - aprendizagem
Estágio supervisionado
Project Pedagogy
Reading at school
Oral and written language
Social text carriers
Pesquisa ação
Educação.
description Esta monografia e uma exigência para conclusão do curso de Pedagogia. A temática a ser abordada e Pedagogia de Projetos e esta sendo realizada na Escola Experimental do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Sousa-PB, localizada a Rua Professor Virgílio Pinto, 25 - Centro. O tema vem subsidiar reflexões e propostas objetivas no intuito de possibilitar aos alunos o desenvolvimento da linguagem oral e escrita através da exploração pedagógica dos portadores sociais de texto, tais como: rótulos, receitas, bulas de remédios, placas, propagandas, faixas, endereços, etc. Realizamos também observações na escola com relatórios e questionários. No decorrer do nosso trabalho procuramos aprofundar nosso conhecimento sobre a Pedagogia de Projetos, consultando outros procedimentos metodológicos, vivenciando outras experiencias educacionais e estudando outras bibliografias. Como ultima etapa da investigação realizamos uma pesquisa-ação nos fundamentando teoricamente acerca da temática através de pesquisas bibliográficas de autores que tratam da temática abordada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-10
2020-07-13T09:21:19Z
2020-07-13
2020-07-13T09:21:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13233
FREIRES, Antonia Laurentino; OLIVEIRA, Fernanda Flor da Silva. Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto. 2007. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13233
identifier_str_mv FREIRES, Antonia Laurentino; OLIVEIRA, Fernanda Flor da Silva. Pedagogia de projetos: lendo a partir de portadores sociais de texto. 2007. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446586093568