O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, André Macx da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10225
Resumo: A presente pesquisa aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas/RN. Dessa forma, como objetivo geral buscamos analisar a formação do professor de Libras através da prática docente no estágio supervisionado, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Nossos objetivos específicos são avaliar da formação do curso de Licenciatura em Letras Libras da UFERSA Caraúbas e refletir como a experiência de regência de Libras acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo exploratória. Analisamos o PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação dos alunos pesquisadores em professores, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. Dessa forma, os nossos resultados apresentaram que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada 4 anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens.
id UFER_eaeed8a196b83aecd5a11e326214a683
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10225
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de librasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASProfessorLibrasEstágioFormaçãoPráticaA presente pesquisa aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas/RN. Dessa forma, como objetivo geral buscamos analisar a formação do professor de Libras através da prática docente no estágio supervisionado, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Nossos objetivos específicos são avaliar da formação do curso de Licenciatura em Letras Libras da UFERSA Caraúbas e refletir como a experiência de regência de Libras acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo exploratória. Analisamos o PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação dos alunos pesquisadores em professores, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. Dessa forma, os nossos resultados apresentaram que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada 4 anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens.51 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSousa, Francisco Ebson GomesSousa, Francisco Ebson GomesBrasil, Maria Ghisleny de PaivaFagundes, Isabelle PinheiroCosta, André Macx da2024-01-19T19:03:10Z2024-01-19T19:03:10Z2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCOSTA, André Macx da. O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10225CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:30:32Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10225Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:30:32Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras
title O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras
spellingShingle O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras
Costa, André Macx da
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Professor
Libras
Estágio
Formação
Prática
title_short O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras
title_full O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras
title_fullStr O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras
title_full_unstemmed O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras
title_sort O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras
author Costa, André Macx da
author_facet Costa, André Macx da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Francisco Ebson Gomes
Sousa, Francisco Ebson Gomes
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Fagundes, Isabelle Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, André Macx da
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Professor
Libras
Estágio
Formação
Prática
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Professor
Libras
Estágio
Formação
Prática
description A presente pesquisa aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Letras Libras da UFERSA Caraúbas/RN. Dessa forma, como objetivo geral buscamos analisar a formação do professor de Libras através da prática docente no estágio supervisionado, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Nossos objetivos específicos são avaliar da formação do curso de Licenciatura em Letras Libras da UFERSA Caraúbas e refletir como a experiência de regência de Libras acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo exploratória. Analisamos o PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação dos alunos pesquisadores em professores, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. Dessa forma, os nossos resultados apresentaram que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada 4 anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
2024-01-19T19:03:10Z
2024-01-19T19:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, André Macx da. O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10225
identifier_str_mv COSTA, André Macx da. O estágio supervisionado no professorar-se: a formação do ser professor de libras. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747489260044288