O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Magna Alves, Lelis, Danielle Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39685
Resumo: The present study investigated four municipal public libraries of elementary school, in a city of Sete Lagoas, Minas Gerais, with the aim of presenting how the physical space of the school libraries are structured, in order to understand the operation and the reality of organization modes and uses of books in this environment. As a methodological proposal was applied a field research, in an exploratory feature, through images registration searching to know the collection, the physical structure, the operation and make a parallel with the school libraries guidelines proposed by official documents approaching school library aspects and its great importance in teaching and learning . The observations indicate that the physical spaces investigated have inadequate structures for the students’ attendance, indicators that show that these areas cannot be classified as school libraries, because they do not comply with the minimum required by official documents.
id UFLA_29a9e69cc10b5bdcfabcd5b47943b558
oai_identifier_str oai:localhost:1/39685
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o realThe physical space of public school libraries: between the legal and realBibliotecas escolares - Espaço físicoEspaços de leituraSchool library - Physical spaceReading SpaceThe present study investigated four municipal public libraries of elementary school, in a city of Sete Lagoas, Minas Gerais, with the aim of presenting how the physical space of the school libraries are structured, in order to understand the operation and the reality of organization modes and uses of books in this environment. As a methodological proposal was applied a field research, in an exploratory feature, through images registration searching to know the collection, the physical structure, the operation and make a parallel with the school libraries guidelines proposed by official documents approaching school library aspects and its great importance in teaching and learning . The observations indicate that the physical spaces investigated have inadequate structures for the students’ attendance, indicators that show that these areas cannot be classified as school libraries, because they do not comply with the minimum required by official documents.O presente trabalho investigou quatro bibliotecas do ensino fundamental da rede pública municipal, de um município do estado de Minas Gerais, com o objetivo de apresentar o modo como se estrutura o espaço físico das bibliotecas escolares, a fim de se compreender o funcionamento e qual a realidade dos modos de organização e uso dos livros neste ambiente. Como proposta metodológica utilizou-se uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, por meio de registro de imagens buscou-se conhecer o acervo, a estrutura física, o funcionamento e tecer um paralelo com as orientações sobre as bibliotecas escolares propostas pelos documentos oficiais, abordando os aspectos da biblioteca escolar e sua grande importância no ensino e aprendizagem. As observações realizadas apontam que os espaços físicos investigados apresentam inadequações estruturais para o atendimento aos alunos, indicadores que mostram que essas áreas não podem ser classificadas como bibliotecas escolares, visto que não cumprem com o mínimo necessário exigido pelos documentos oficiais.FEBAB - Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários2020-04-02T17:43:34Z2020-04-02T17:43:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOULART, I. do C. V.; DIAS, M. A.; LELIS, D. O. O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 4-26, mai./ago. 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39685Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Ilsa do Carmo VieiraDias, Magna AlvesLelis, Danielle Oliveirapor2020-04-02T17:43:54Zoai:localhost:1/39685Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-04-02T17:43:54Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real
The physical space of public school libraries: between the legal and real
title O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real
spellingShingle O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Bibliotecas escolares - Espaço físico
Espaços de leitura
School library - Physical space
Reading Space
title_short O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real
title_full O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real
title_fullStr O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real
title_full_unstemmed O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real
title_sort O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real
author Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author_facet Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Dias, Magna Alves
Lelis, Danielle Oliveira
author_role author
author2 Dias, Magna Alves
Lelis, Danielle Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Dias, Magna Alves
Lelis, Danielle Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares - Espaço físico
Espaços de leitura
School library - Physical space
Reading Space
topic Bibliotecas escolares - Espaço físico
Espaços de leitura
School library - Physical space
Reading Space
description The present study investigated four municipal public libraries of elementary school, in a city of Sete Lagoas, Minas Gerais, with the aim of presenting how the physical space of the school libraries are structured, in order to understand the operation and the reality of organization modes and uses of books in this environment. As a methodological proposal was applied a field research, in an exploratory feature, through images registration searching to know the collection, the physical structure, the operation and make a parallel with the school libraries guidelines proposed by official documents approaching school library aspects and its great importance in teaching and learning . The observations indicate that the physical spaces investigated have inadequate structures for the students’ attendance, indicators that show that these areas cannot be classified as school libraries, because they do not comply with the minimum required by official documents.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-02T17:43:34Z
2020-04-02T17:43:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOULART, I. do C. V.; DIAS, M. A.; LELIS, D. O. O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 4-26, mai./ago. 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39685
identifier_str_mv GOULART, I. do C. V.; DIAS, M. A.; LELIS, D. O. O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 4-26, mai./ago. 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FEBAB - Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários
publisher.none.fl_str_mv FEBAB - Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835062200172544