Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46948 |
Resumo: | This study aimed to detect actions involved in researches with intervention – linked to the Professional Master’s Degree Program in Basic Education (PPGEB) of the Alto Vale do Rio do Peixe University (UNIARP) – committed to the convergence between complex thinking and the transdisciplinary and eco-education methodological perspective. This is a bibliographic study focused on the qualitative approach. Data collection was done through the analysis of three dissertation that used the action research methodology and involved Basic Education schools. From the analysis, we observed the potential that the interaction between complex thinking, transdisciplinarity and eco-education offers to reconnect knowledge with each other and with reality. This process is fundamental to go beyond disciplines and express the essence of the relationship between subject and object. |
id |
UFLA_d940c7ecf41ac60468ad58d4796d5056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/46948 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervençãoComplex thinking, transdisciplinarity and eco-education in Basic Education and their implications in researches with interventionComplexidadeTransdisciplinaridadeEcoformaçãoPesquisa com intervençãoComplexityTransdisciplinarityEco-educationResearch with InterventionThis study aimed to detect actions involved in researches with intervention – linked to the Professional Master’s Degree Program in Basic Education (PPGEB) of the Alto Vale do Rio do Peixe University (UNIARP) – committed to the convergence between complex thinking and the transdisciplinary and eco-education methodological perspective. This is a bibliographic study focused on the qualitative approach. Data collection was done through the analysis of three dissertation that used the action research methodology and involved Basic Education schools. From the analysis, we observed the potential that the interaction between complex thinking, transdisciplinarity and eco-education offers to reconnect knowledge with each other and with reality. This process is fundamental to go beyond disciplines and express the essence of the relationship between subject and object.Este estudo objetivou detectar ações implicadas em pesquisas com intervenção vinculadas ao Programa de Mestrado Profissional de Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), que indicam a convergência entre o pensamento complexo e a perspectiva metodológica transdisciplinar e ecoformadora. Trata-se de um estudo bibliográfico centrado na abordagem qualitativa. A coleta de dados se fez por meio da análise de três dissertações que utilizaram a metodologia da pesquisa-ação e envolveram escolas de Educação Básica de Redes Municipais de Ensino de Santa Catarina, Brasil. A partir dessa análise, observou-se o potencial que a articulação entre o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação oferece para religar os conhecimentos entre si e com a realidade. Esse processo é indispensável para transcender as disciplinas e expressar a essência da relação entre sujeito e objeto.Universidade Federal de Alagoas2021-08-25T18:33:31Z2021-08-25T18:33:31Z2020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZWIEREWICZ, M. et al. Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 691-704, set./dez. 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46948Debates em Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessZwierewicz, MarleneFerreira, Helena MariaLobo, Cristina CostaAlmeida, Aline Lima da RochaZielinski, Helena Castilhopor2021-08-25T18:34:19Zoai:localhost:1/46948Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-08-25T18:34:19Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção Complex thinking, transdisciplinarity and eco-education in Basic Education and their implications in researches with intervention |
title |
Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção |
spellingShingle |
Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção Zwierewicz, Marlene Complexidade Transdisciplinaridade Ecoformação Pesquisa com intervenção Complexity Transdisciplinarity Eco-education Research with Intervention |
title_short |
Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção |
title_full |
Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção |
title_fullStr |
Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção |
title_full_unstemmed |
Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção |
title_sort |
Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção |
author |
Zwierewicz, Marlene |
author_facet |
Zwierewicz, Marlene Ferreira, Helena Maria Lobo, Cristina Costa Almeida, Aline Lima da Rocha Zielinski, Helena Castilho |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Helena Maria Lobo, Cristina Costa Almeida, Aline Lima da Rocha Zielinski, Helena Castilho |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zwierewicz, Marlene Ferreira, Helena Maria Lobo, Cristina Costa Almeida, Aline Lima da Rocha Zielinski, Helena Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Complexidade Transdisciplinaridade Ecoformação Pesquisa com intervenção Complexity Transdisciplinarity Eco-education Research with Intervention |
topic |
Complexidade Transdisciplinaridade Ecoformação Pesquisa com intervenção Complexity Transdisciplinarity Eco-education Research with Intervention |
description |
This study aimed to detect actions involved in researches with intervention – linked to the Professional Master’s Degree Program in Basic Education (PPGEB) of the Alto Vale do Rio do Peixe University (UNIARP) – committed to the convergence between complex thinking and the transdisciplinary and eco-education methodological perspective. This is a bibliographic study focused on the qualitative approach. Data collection was done through the analysis of three dissertation that used the action research methodology and involved Basic Education schools. From the analysis, we observed the potential that the interaction between complex thinking, transdisciplinarity and eco-education offers to reconnect knowledge with each other and with reality. This process is fundamental to go beyond disciplines and express the essence of the relationship between subject and object. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08 2021-08-25T18:33:31Z 2021-08-25T18:33:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZWIEREWICZ, M. et al. Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 691-704, set./dez. 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46948 |
identifier_str_mv |
ZWIEREWICZ, M. et al. Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 691-704, set./dez. 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Debates em Educação reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835050445635584 |