O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519 |
Resumo: | O presente estudo objetiva-se expor as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente, pensando no contexto do curso de Letras do CUA/UFMT. Para a elaboração desta monografia, foram realizados estudos em diversos autores e documentos relativos ao Programa de Residência Pedagógica. Também, foi feita uma entrevista com acadêmicos do Curso de Letras/CUA/UFMT, participantes da Residência Pedagógica. Considerando os estudos propostos por Apolinário (2006, p.70), a metodologia desta pesquisa foi configurada, observando-se as seguintes dimensões: a) Finalidade: a pesquisa foi básica, visto que o estudo objetiva entrevistas que leva em consideração a própria experiência do licenciando residentes; b) Tipo/profundidade: trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) Estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de estudos em autores variados, documentos do PRP e entrevistas com respostas coletadas via Google Forms; d) Natureza: trata-se de uma pesquisa qualitativa. Visando a fundamentação teórica, foram utilizados os seguintes autores: Gadotti (2011), Pimenta (1997), Vasconcelos (2000), Apolinário (2006) e Tardif (2002). Os estudos realizados e os resultados coletados por meio das entrevistas apontam que o PRP é um programa que fortalece a formação inicial, proporcionando um contato mais efetivo e duradouro dos acadêmicos com o contexto da sala de aula. |
id |
UFMT-1_2d9d08cb1d2a88f2ae9489b628a57b54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2519 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMTCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPrograma de Residência PedagógicaFormação InicialCurso de LetrasO presente estudo objetiva-se expor as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente, pensando no contexto do curso de Letras do CUA/UFMT. Para a elaboração desta monografia, foram realizados estudos em diversos autores e documentos relativos ao Programa de Residência Pedagógica. Também, foi feita uma entrevista com acadêmicos do Curso de Letras/CUA/UFMT, participantes da Residência Pedagógica. Considerando os estudos propostos por Apolinário (2006, p.70), a metodologia desta pesquisa foi configurada, observando-se as seguintes dimensões: a) Finalidade: a pesquisa foi básica, visto que o estudo objetiva entrevistas que leva em consideração a própria experiência do licenciando residentes; b) Tipo/profundidade: trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) Estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de estudos em autores variados, documentos do PRP e entrevistas com respostas coletadas via Google Forms; d) Natureza: trata-se de uma pesquisa qualitativa. Visando a fundamentação teórica, foram utilizados os seguintes autores: Gadotti (2011), Pimenta (1997), Vasconcelos (2000), Apolinário (2006) e Tardif (2002). Os estudos realizados e os resultados coletados por meio das entrevistas apontam que o PRP é um programa que fortalece a formação inicial, proporcionando um contato mais efetivo e duradouro dos acadêmicos com o contexto da sala de aula.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Mancini, Anna Maria Penalva5462156680054398http://lattes.cnpq.br/5462156680054398Sena , Danielle Gonçalves3048400480903678http://lattes.cnpq.br/3048400480903678Oliveira, Alline Moreira de2022-09-20T11:30:57Z2022-07-202022-09-20T11:30:57Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetOLIVEIRA, Alline Moreira de. O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-10-05T07:00:43Zoai:localhost:1/2519Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:00:43falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-10-05T07:00:43Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT |
title |
O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT |
spellingShingle |
O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT Oliveira, Alline Moreira de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Programa de Residência Pedagógica Formação Inicial Curso de Letras |
title_short |
O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_full |
O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_fullStr |
O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_full_unstemmed |
O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_sort |
O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT |
author |
Oliveira, Alline Moreira de |
author_facet |
Oliveira, Alline Moreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria Claudino da 4517268331597931 http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 Silva, Maria Claudino da 4517268331597931 http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 Mancini, Anna Maria Penalva 5462156680054398 http://lattes.cnpq.br/5462156680054398 Sena , Danielle Gonçalves 3048400480903678 http://lattes.cnpq.br/3048400480903678 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alline Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Programa de Residência Pedagógica Formação Inicial Curso de Letras |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Programa de Residência Pedagógica Formação Inicial Curso de Letras |
description |
O presente estudo objetiva-se expor as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente, pensando no contexto do curso de Letras do CUA/UFMT. Para a elaboração desta monografia, foram realizados estudos em diversos autores e documentos relativos ao Programa de Residência Pedagógica. Também, foi feita uma entrevista com acadêmicos do Curso de Letras/CUA/UFMT, participantes da Residência Pedagógica. Considerando os estudos propostos por Apolinário (2006, p.70), a metodologia desta pesquisa foi configurada, observando-se as seguintes dimensões: a) Finalidade: a pesquisa foi básica, visto que o estudo objetiva entrevistas que leva em consideração a própria experiência do licenciando residentes; b) Tipo/profundidade: trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) Estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de estudos em autores variados, documentos do PRP e entrevistas com respostas coletadas via Google Forms; d) Natureza: trata-se de uma pesquisa qualitativa. Visando a fundamentação teórica, foram utilizados os seguintes autores: Gadotti (2011), Pimenta (1997), Vasconcelos (2000), Apolinário (2006) e Tardif (2002). Os estudos realizados e os resultados coletados por meio das entrevistas apontam que o PRP é um programa que fortalece a formação inicial, proporcionando um contato mais efetivo e duradouro dos acadêmicos com o contexto da sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20T11:30:57Z 2022-07-20 2022-09-20T11:30:57Z 2022-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Alline Moreira de. O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Alline Moreira de. O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012963264561152 |