Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371 |
Resumo: | O presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes aolongo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática paraalunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais. |
id |
UFOP_ec05a6685c17ef20f01231e7a5556258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/10371 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão.Educação matemática inclusivaFormação de professoresDeficiência visualInclusive mathematics educationTeacher educationO presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes aolongo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática paraalunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais.The present paper has as purpose to analyze the potential of an extension course for the professional development of teachers and future mathematics teachers in an inclusive perspective. This study, of qualitative nature, is a cutting of a masterresearch´s, and it is inserted in the field of Teacher Education for Inclusive Mathematics Education and involved: observation, questionnaire, field journal, tape and video records from the meetings and produced by the participants involved like as sources of the datas production. The results show that, the extension course, as well as raising awareness in the participants with relation to the inclusive mathematics, contributed to mobilization of knowledge related to the teaching of mathematics of the students with visual impairments both in relation to the mathematical content and its didactics and related to the organization of the class and production of materials.2018-10-16T12:59:58Z2018-10-16T12:59:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C. Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/412>. Acesso em: 16 jun. 2018.25266136http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371Os trabalhos publicados pela Revista Educação Matemática Debate estão sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY-ND) que permite o compartilhamento do trabalho em qualquer suporte ou formato com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem modificação no original. Fonte: Revista Educação Matemática Debate <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marileny AparecidaFerreira, Ana Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-10-16T12:59:58Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10371Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-10-16T12:59:58Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. |
title |
Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. |
spellingShingle |
Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. Martins, Marileny Aparecida Educação matemática inclusiva Formação de professores Deficiência visual Inclusive mathematics education Teacher education |
title_short |
Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. |
title_full |
Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. |
title_fullStr |
Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. |
title_sort |
Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. |
author |
Martins, Marileny Aparecida |
author_facet |
Martins, Marileny Aparecida Ferreira, Ana Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Ana Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Marileny Aparecida Ferreira, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática inclusiva Formação de professores Deficiência visual Inclusive mathematics education Teacher education |
topic |
Educação matemática inclusiva Formação de professores Deficiência visual Inclusive mathematics education Teacher education |
description |
O presente artigo tem como propósito analisar o potencial de um curso de extensão para o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse estudo, de natureza qualitativa, é um recorte de uma pesquisa de mestrado e se insere no campo da Formação de Professores para uma Educação Matemática Inclusiva e utilizou: observação, questionário, diário de campo, gravações em áudio e vídeo dos encontros e registros produzidos pelos participantes aolongo do curso como fontes para a produção de dados. Os resultados evidenciam que o curso, além de sensibilizar os participantes em relação à Educação Matemática Inclusiva, contribuiu para a mobilização de saberes relacionados ao ensino de Matemática paraalunos com deficiência visual tanto em relação ao conteúdo matemático e sua didática, quanto relacionados à organização da classe e produção de materiais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-10-16T12:59:58Z 2018-10-16T12:59:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C. Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/412>. Acesso em: 16 jun. 2018. 25266136 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371 |
identifier_str_mv |
MARTINS, M. A.; FERREIRA, A. C. Formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de matemática : analise de um curso de extensão. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/412>. Acesso em: 16 jun. 2018. 25266136 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002809582288896 |