Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago de Oliveira, Fátima Peres
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Grawieski Civiero, Paula Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/184
Resumo: Este artigo apresenta uma análise reflexiva a respeito da formação de professores nas Feiras de Matemática. O objetivofoi investigar as contribuições da Comissão Permanente das Feiras de Matemática – CPFM para a formação continuada de professores e seu aporte para a manutenção dos princípios norteadores das Feiras de Matemática.A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionário com questões abertas aos membros da CPFM Nacional e Catarinense. A análise permitiu evidenciar que essa Comissão dissemina os princípios do evento aliados à sua manutenção. Ao considerar as categorias Reducionista e Ampliada, os resultados mostraram que a maior parte dos membros da CPFM apresenta uma epistemologia crítica com relação aos princípios das Feiras de Matemática e à formação de professores como processo de reflexão e humanização do conhecimento matemático.
id UFPA-6_140173bf654b2e20a76f728bec591de1
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/184
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professoresFormação de ProfessoresProcesso colaborativoInclusãoEste artigo apresenta uma análise reflexiva a respeito da formação de professores nas Feiras de Matemática. O objetivofoi investigar as contribuições da Comissão Permanente das Feiras de Matemática – CPFM para a formação continuada de professores e seu aporte para a manutenção dos princípios norteadores das Feiras de Matemática.A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionário com questões abertas aos membros da CPFM Nacional e Catarinense. A análise permitiu evidenciar que essa Comissão dissemina os princípios do evento aliados à sua manutenção. Ao considerar as categorias Reducionista e Ampliada, os resultados mostraram que a maior parte dos membros da CPFM apresenta uma epistemologia crítica com relação aos princípios das Feiras de Matemática e à formação de professores como processo de reflexão e humanização do conhecimento matemático.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/18410.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id171REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/184/183Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Zago de Oliveira, Fátima PeresGrawieski Civiero, Paula Andrea2022-10-02T19:08:15Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/184Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T19:08:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores
title Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores
spellingShingle Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores
Zago de Oliveira, Fátima Peres
Formação de Professores
Processo colaborativo
Inclusão
title_short Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores
title_full Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores
title_fullStr Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores
title_full_unstemmed Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores
title_sort Comissão Permanente das Feiras de Matemática: um espaço colaborativo de formação de professores
author Zago de Oliveira, Fátima Peres
author_facet Zago de Oliveira, Fátima Peres
Grawieski Civiero, Paula Andrea
author_role author
author2 Grawieski Civiero, Paula Andrea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zago de Oliveira, Fátima Peres
Grawieski Civiero, Paula Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Processo colaborativo
Inclusão
topic Formação de Professores
Processo colaborativo
Inclusão
description Este artigo apresenta uma análise reflexiva a respeito da formação de professores nas Feiras de Matemática. O objetivofoi investigar as contribuições da Comissão Permanente das Feiras de Matemática – CPFM para a formação continuada de professores e seu aporte para a manutenção dos princípios norteadores das Feiras de Matemática.A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionário com questões abertas aos membros da CPFM Nacional e Catarinense. A análise permitiu evidenciar que essa Comissão dissemina os princípios do evento aliados à sua manutenção. Ao considerar as categorias Reducionista e Ampliada, os resultados mostraram que a maior parte dos membros da CPFM apresenta uma epistemologia crítica com relação aos princípios das Feiras de Matemática e à formação de professores como processo de reflexão e humanização do conhecimento matemático.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/184
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id171
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/184
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/184/183
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003205640192