Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95923 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou inferir as contribuições da gestão das tecnologias de informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicuí, como forma de conectar a comunidade escolar no atual mundo digital. De natureza qualitativa a pesquisa caracteriza-se, em função de seu objetivo, como exploratória (GIL, 2007). Como procedimento técnico adotou-se o estudo de caso. Conclui-se que o gestor escolar deve promover e fomentar momentos de atualização para os docentes, para que estes se integrem a novas possibilidades de aprendizagens que podem ser oferecidas ao alunado. Entretanto, também é tarefa do professor buscar a constante atualização, não se limitando apenas a aguardar a ocorrência de oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas pela instituição escolar na qual atua. |
id |
UFRGS-2_7d2585fcb5c60c9098164002ba5a66ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95923 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jantsch, Daniela CristineDeus, Sandra de Fatima Batista de2014-06-03T02:03:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/95923000912646O presente trabalho objetivou inferir as contribuições da gestão das tecnologias de informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicuí, como forma de conectar a comunidade escolar no atual mundo digital. De natureza qualitativa a pesquisa caracteriza-se, em função de seu objetivo, como exploratória (GIL, 2007). Como procedimento técnico adotou-se o estudo de caso. Conclui-se que o gestor escolar deve promover e fomentar momentos de atualização para os docentes, para que estes se integrem a novas possibilidades de aprendizagens que podem ser oferecidas ao alunado. Entretanto, também é tarefa do professor buscar a constante atualização, não se limitando apenas a aguardar a ocorrência de oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas pela instituição escolar na qual atua.This study aimed to infer the contributions of the management of information and communication technologies in Youth and Adult Education - Adult Education, Public in High School Baron Ibicuí as a way to connect the school community in today's digital world. Qualitative research is characterized, according of its objective, as an exploratory (GIL, 2007). As a technical procedure adopted to literature search. We conclude that the school manager should promote and foster moments to update teachers, so that these if integrate new learning opportunities that can be offered to students. However, it is also task of teacher seek constantly updated, not limited only to wait for occurrence of improvement opportunities offered by the educational institution in which it operates.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação de jovens e adultosManagementInformation technology and communicationSchoolGestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912646.pdf000912646.pdfTexto completoapplication/pdf370800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/1/000912646.pdf66e0d5a23dd768f28757bc6917c184bfMD51TEXT000912646.pdf.txt000912646.pdf.txtExtracted Texttext/plain74962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/2/000912646.pdf.txtd6cfa1e16e8a0b41cfebebf9cc48ff58MD52THUMBNAIL000912646.pdf.jpg000912646.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/3/000912646.pdf.jpg73922b2706dba8fc2b8244134bc42763MD5310183/959232018-10-25 09:01:51.042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95923Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA |
title |
Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA |
spellingShingle |
Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA Jantsch, Daniela Cristine Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação de jovens e adultos Management Information technology and communication School |
title_short |
Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA |
title_full |
Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA |
title_fullStr |
Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA |
title_full_unstemmed |
Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA |
title_sort |
Gestão das Tecnologias na educação de jovens e adultos - EJA |
author |
Jantsch, Daniela Cristine |
author_facet |
Jantsch, Daniela Cristine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jantsch, Daniela Cristine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Deus, Sandra de Fatima Batista de |
contributor_str_mv |
Deus, Sandra de Fatima Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação de jovens e adultos |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação de jovens e adultos Management Information technology and communication School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Management Information technology and communication School |
description |
O presente trabalho objetivou inferir as contribuições da gestão das tecnologias de informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicuí, como forma de conectar a comunidade escolar no atual mundo digital. De natureza qualitativa a pesquisa caracteriza-se, em função de seu objetivo, como exploratória (GIL, 2007). Como procedimento técnico adotou-se o estudo de caso. Conclui-se que o gestor escolar deve promover e fomentar momentos de atualização para os docentes, para que estes se integrem a novas possibilidades de aprendizagens que podem ser oferecidas ao alunado. Entretanto, também é tarefa do professor buscar a constante atualização, não se limitando apenas a aguardar a ocorrência de oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas pela instituição escolar na qual atua. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95923 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912646 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95923 |
identifier_str_mv |
000912646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/1/000912646.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/2/000912646.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95923/3/000912646.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66e0d5a23dd768f28757bc6917c184bf d6cfa1e16e8a0b41cfebebf9cc48ff58 73922b2706dba8fc2b8244134bc42763 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465791582208 |