Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196255 |
Resumo: | O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras. |
id |
UFRGS-2_c97ef1c01f09b1e2d8b55117075b6df6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196255 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nagasawa, Ellen YurikaSchoffen, Juliana Roquele2019-06-26T02:34:29Z20172358-1042http://hdl.handle.net/10183/196255001093894O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras.The concept of proficiency that underlies the Celpe-Bras Exam consists of "the proper use of the language to perform actions in the world" (BRASIL, 2006, p.3). The key point in the preparation of an examinee for the Celpe-Bras Exam, therefore, must be the understanding of the dialogical vision that underlies the test. Hence, this work aims to discuss on the design of teaching material to prepare for the Celpe-Bras Exam based on the concept of discourse genres. The paper begins by introducing the characteristics of the Celpe-Bras Exam, its structure and the notion of proficiency. It next reviews the theoretical fundamentals relative to the development of the proposed didactic material and its elaboration stages. Finally, the paper shows a possibility of using the dialogical view of language in the classroom practice of Celpe-Bras Exam’s preparatory courses from the analysis of the proposed didactic material.El concepto de competencia que fundamenta el Examen Celpe-Bras consiste en el "uso adecuado de la lengua para desempeñar acciones en el mundo" (BRASIL, 2006, p.3). El punto central en la preparación de un aspirante al Examen Celpe-Bras, por lo tanto, debe ser la comprensión de la visión dialógica que subyace a las pruebas. Así, el objetivo de este trabajo es reflexionar acerca de la creación de material didáctico de preparación al Examen Celpe-Bras a partir de la noción de géneros del discurso. En primer lugar, se presentan las características del Examen Celpe-Bras, su estructura y la noción de competencia que lo orienta. Luego, se discuten los presupuestos teóricos que ampararon la creación de la secuencia didáctica propuesta y sus etapas de elaboración. Las reflexiones realizadas están basadas en el análisis del material didáctico propuesto, que demuestra la posibilidad del uso de la visión dialógica de lenguaje en la práctica de aula de cursos preparatorios al Examen Celpe-Bras.application/pdfporLinguagem: estudos e pesquisas. Catalão, GO. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 151-166Material didáticoLíngua portuguesaExame Celpe-BrasProficiênciaCelpe-Bras examDidactic materialLanguage for specific purposesPortuguese as additional languageExamen Celpe-BrasMaterial didácticoLengua para fines específicosPortugués como lengua adicionalMaterial didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-BrasDidactic material based on dialogic perspective of language : a proposal for Celpe-Bras exam preparationMaterial didáctico con base en la perspectiva dialógica del lenguaje : una propuesta para preparación al examen Celpe-Brasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093894.pdf.txt001093894.pdf.txtExtracted Texttext/plain36227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196255/2/001093894.pdf.txt23ff150be5451c277447ee747e59db4aMD52ORIGINAL001093894.pdfTexto completoapplication/pdf348431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196255/1/001093894.pdf0f34416f529ccecaf34ec6cb6cfd7384MD5110183/1962552023-10-01 03:37:10.407397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196255Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:37:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Didactic material based on dialogic perspective of language : a proposal for Celpe-Bras exam preparation |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Material didáctico con base en la perspectiva dialógica del lenguaje : una propuesta para preparación al examen Celpe-Bras |
title |
Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras |
spellingShingle |
Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras Nagasawa, Ellen Yurika Material didático Língua portuguesa Exame Celpe-Bras Proficiência Celpe-Bras exam Didactic material Language for specific purposes Portuguese as additional language Examen Celpe-Bras Material didáctico Lengua para fines específicos Portugués como lengua adicional |
title_short |
Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras |
title_full |
Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras |
title_fullStr |
Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras |
title_full_unstemmed |
Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras |
title_sort |
Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras |
author |
Nagasawa, Ellen Yurika |
author_facet |
Nagasawa, Ellen Yurika Schoffen, Juliana Roquele |
author_role |
author |
author2 |
Schoffen, Juliana Roquele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nagasawa, Ellen Yurika Schoffen, Juliana Roquele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Língua portuguesa Exame Celpe-Bras Proficiência |
topic |
Material didático Língua portuguesa Exame Celpe-Bras Proficiência Celpe-Bras exam Didactic material Language for specific purposes Portuguese as additional language Examen Celpe-Bras Material didáctico Lengua para fines específicos Portugués como lengua adicional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Celpe-Bras exam Didactic material Language for specific purposes Portuguese as additional language |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Examen Celpe-Bras Material didáctico Lengua para fines específicos Portugués como lengua adicional |
description |
O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, portanto, deve ser a compreensão da visão dialógica que subjaz às provas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de material didático de preparação ao Exame Celpe-Bras a partir da noção de gêneros do discurso. Primeiramente, são apresentadas as características do Exame Celpe-Bras, sua estrutura e a noção de proficiência que o norteia. A seguir, são discutidos os pressupostos teóricos que ampararam a produção da sequência didática proposta e suas etapas de elaboração. As reflexões realizadas estão ancoradas na análise do material didático proposto, que demonstra a possibilidade do uso da visão dialógica de linguagem na prática de sala de aula de cursos preparatórios ao Exame Celpe-Bras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-26T02:34:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196255 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-1042 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001093894 |
identifier_str_mv |
2358-1042 001093894 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagem: estudos e pesquisas. Catalão, GO. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 151-166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196255/2/001093894.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196255/1/001093894.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23ff150be5451c277447ee747e59db4a 0f34416f529ccecaf34ec6cb6cfd7384 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224969685827584 |