O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzari, Solange Marlise Estima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102809
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação na situação de alfabetização e letramento do aluno, através de uma pesquisa bibliográfica de autores que abordam o tema. Nosso objetivo é refletir como educadores e pesquisar sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação frente ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos que estão sendo alfabetizados. Rever a ação pedagógica, analisar, produzir, assimilar novos conhecimentos para atender as exigências do aluno que temos hoje nas salas de aula. Uma geração que chega às escolas com um grande conhecimento das tecnologias as usa para se divertir e por que não para aprender. A revolução tecnológica se impõe e transforma as maneiras de pensar, agir, ser, mudando também as formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos. Necessitamos utilizar novas práticas pedagógicas para que possamos motivar o ensino e aprendizagem de nossos alunos, seres conectados ao mundo virtual.
id UFRGS-2_e0b7916d229872ac8543b2bcbf0c6550
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102809
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lazzari, Solange Marlise EstimaMehlecke, Querte Teresinha Conzi2014-09-11T02:09:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102809000921449Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação na situação de alfabetização e letramento do aluno, através de uma pesquisa bibliográfica de autores que abordam o tema. Nosso objetivo é refletir como educadores e pesquisar sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação frente ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos que estão sendo alfabetizados. Rever a ação pedagógica, analisar, produzir, assimilar novos conhecimentos para atender as exigências do aluno que temos hoje nas salas de aula. Uma geração que chega às escolas com um grande conhecimento das tecnologias as usa para se divertir e por que não para aprender. A revolução tecnológica se impõe e transforma as maneiras de pensar, agir, ser, mudando também as formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos. Necessitamos utilizar novas práticas pedagógicas para que possamos motivar o ensino e aprendizagem de nossos alunos, seres conectados ao mundo virtual.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AlfabetizaçãoLetramentoO Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921449.pdf000921449.pdfTexto completoapplication/pdf418021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/1/000921449.pdf16074a19a58537c07be86a357e2e47e1MD51TEXT000921449.pdf.txt000921449.pdf.txtExtracted Texttext/plain77190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/2/000921449.pdf.txt25f591ffb4bad35f396ef5560d192f71MD52THUMBNAIL000921449.pdf.jpg000921449.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/3/000921449.pdf.jpge160746b73532758fc402d9089b063e9MD5310183/1028092018-10-25 09:02:57.091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102809Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento
title O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento
spellingShingle O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento
Lazzari, Solange Marlise Estima
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Letramento
title_short O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento
title_full O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento
title_fullStr O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento
title_full_unstemmed O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento
title_sort O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento
author Lazzari, Solange Marlise Estima
author_facet Lazzari, Solange Marlise Estima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzari, Solange Marlise Estima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
contributor_str_mv Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Letramento
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Letramento
description Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação na situação de alfabetização e letramento do aluno, através de uma pesquisa bibliográfica de autores que abordam o tema. Nosso objetivo é refletir como educadores e pesquisar sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação frente ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos que estão sendo alfabetizados. Rever a ação pedagógica, analisar, produzir, assimilar novos conhecimentos para atender as exigências do aluno que temos hoje nas salas de aula. Uma geração que chega às escolas com um grande conhecimento das tecnologias as usa para se divertir e por que não para aprender. A revolução tecnológica se impõe e transforma as maneiras de pensar, agir, ser, mudando também as formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos. Necessitamos utilizar novas práticas pedagógicas para que possamos motivar o ensino e aprendizagem de nossos alunos, seres conectados ao mundo virtual.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102809
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921449
url http://hdl.handle.net/10183/102809
identifier_str_mv 000921449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/1/000921449.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/2/000921449.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/3/000921449.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 16074a19a58537c07be86a357e2e47e1
25f591ffb4bad35f396ef5560d192f71
e160746b73532758fc402d9089b063e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471301849088