A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, André Francisco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinto, Neuza Bertoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186637
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/162/0
id UFSC_ef3da7f9c2280b581c3345aa88bce935
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186637
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XXHistória da educação matemáticaAritméticaMétodo intuitivoTabuadasMemorizaçãoDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/162/0São recentes estudos históricos que tratam da presença das tabuadas em programas de ensino e livros didáticos e como este dispositivo estava ligado às práticas de memorização que por longo tempo marcaram o ensino primário brasileiro. Com o objetivo de compreender como as tabuadas foram apropriadas em livros didáticos de Aritmética, nas primeiras décadas do século XX, o presente estudo realizado na perspectiva da história cultural (Chartier, 1990; Julia, 2001) e da história das disciplinas escolares (Chervel, 1990) analisa livros didáticos que tiveram ampla repercussão no período delimitado. As análises dos livros “Arithmetica Elementar (1919)”, de Georg Büchler e “Aritmética Elementar (1922)” de Antônio Trajano, apresentam registros de novos usos das tabuadas que em tempos de protagonismo do método intuitivo expressam contraponto com as práticas de memorização da tabuada de períodos anteriores.Revista de História da Educação Matemática2018-05-30T00:30:44Z2018-05-30T00:30:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Neuza Bertoni; ALMEIDA, André Francisco. A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 107-123, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186637Almeida, André FranciscoPinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-30T00:33:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186637Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-30T00:33:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX
title A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX
spellingShingle A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX
Almeida, André Francisco
História da educação matemática
Aritmética
Método intuitivo
Tabuadas
Memorização
title_short A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX
title_full A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX
title_fullStr A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX
title_full_unstemmed A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX
title_sort A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX
author Almeida, André Francisco
author_facet Almeida, André Francisco
Pinto, Neuza Bertoni
author_role author
author2 Pinto, Neuza Bertoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, André Francisco
Pinto, Neuza Bertoni
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Aritmética
Método intuitivo
Tabuadas
Memorização
topic História da educação matemática
Aritmética
Método intuitivo
Tabuadas
Memorização
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/162/0
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-30T00:30:44Z
2018-05-30T00:30:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Neuza Bertoni; ALMEIDA, André Francisco. A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 107-123, 2017.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186637
identifier_str_mv PINTO, Neuza Bertoni; ALMEIDA, André Francisco. A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 107-123, 2017.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652392430829568