A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186637 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/162/0 |
id |
UFSC_ef3da7f9c2280b581c3345aa88bce935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186637 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XXHistória da educação matemáticaAritméticaMétodo intuitivoTabuadasMemorizaçãoDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/162/0São recentes estudos históricos que tratam da presença das tabuadas em programas de ensino e livros didáticos e como este dispositivo estava ligado às práticas de memorização que por longo tempo marcaram o ensino primário brasileiro. Com o objetivo de compreender como as tabuadas foram apropriadas em livros didáticos de Aritmética, nas primeiras décadas do século XX, o presente estudo realizado na perspectiva da história cultural (Chartier, 1990; Julia, 2001) e da história das disciplinas escolares (Chervel, 1990) analisa livros didáticos que tiveram ampla repercussão no período delimitado. As análises dos livros “Arithmetica Elementar (1919)”, de Georg Büchler e “Aritmética Elementar (1922)” de Antônio Trajano, apresentam registros de novos usos das tabuadas que em tempos de protagonismo do método intuitivo expressam contraponto com as práticas de memorização da tabuada de períodos anteriores.Revista de História da Educação Matemática2018-05-30T00:30:44Z2018-05-30T00:30:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Neuza Bertoni; ALMEIDA, André Francisco. A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 107-123, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186637Almeida, André FranciscoPinto, Neuza Bertoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-30T00:33:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186637Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-30T00:33:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX |
title |
A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX |
spellingShingle |
A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX Almeida, André Francisco História da educação matemática Aritmética Método intuitivo Tabuadas Memorização |
title_short |
A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX |
title_full |
A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX |
title_fullStr |
A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX |
title_full_unstemmed |
A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX |
title_sort |
A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX |
author |
Almeida, André Francisco |
author_facet |
Almeida, André Francisco Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Neuza Bertoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, André Francisco Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação matemática Aritmética Método intuitivo Tabuadas Memorização |
topic |
História da educação matemática Aritmética Método intuitivo Tabuadas Memorização |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/162/0 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-05-30T00:30:44Z 2018-05-30T00:30:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Neuza Bertoni; ALMEIDA, André Francisco. A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 107-123, 2017. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186637 |
identifier_str_mv |
PINTO, Neuza Bertoni; ALMEIDA, André Francisco. A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de Aritmética da Escola Primária - início do séc. XX. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 107-123, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652392430829568 |