Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27839
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004
Resumo: Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.
id UNB_8ff4fd986669d951c0a4048de0fe8ca3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27839
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolaresEducational social skills of separated mothers and their relation to preschoolers' behaviorHabilidades sociais educativas parentaisSeparação conjugalComportamento infantilEste estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.This study aimed to: (a) characterize a sample of mothers and children in separated families with regard to their social skills; (b) investigate the relation between mothers' social skills and children's behavior; and (c) compare clinical and non-clinical sample as to the behavioral repertory. Forty three mothers of children of both sexes, aged between four and six years participated in the study. Mothers answered a Sociodemographic Questionnaire, an Interview about Parental Educational Social Skills, the Child Behavior Checklist - CBCL, a Questionnaire of Social Skills Responses, and Rutter's A2 Scale. For data analysis, Spearman and Mann-Whitney tests were used. Results showed that mothers' educational social skills were related to social skills of children, while negative practices were associated with behavioral problems. We discuss how maternal social skills may influence children's behavior in separated families.Em processamentoUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2017-12-07T04:54:32Z2017-12-07T04:54:32Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPsico-USF (Impr.),v.15,n.3,p.301-310,2010http://repositorio.unb.br/handle/10482/27839https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004porBoas, Ana Carolina Villares Barral VillasBolsoni-Silva, Alessandra Turiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:24:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/27839Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:24:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
Educational social skills of separated mothers and their relation to preschoolers' behavior
title Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
spellingShingle Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
Habilidades sociais educativas parentais
Separação conjugal
Comportamento infantil
title_short Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_full Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_fullStr Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_full_unstemmed Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
title_sort Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
author Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
author_facet Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
author_role author
author2 Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boas, Ana Carolina Villares Barral Villas
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais educativas parentais
Separação conjugal
Comportamento infantil
topic Habilidades sociais educativas parentais
Separação conjugal
Comportamento infantil
description Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2017-12-07T04:54:32Z
2017-12-07T04:54:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Psico-USF (Impr.),v.15,n.3,p.301-310,2010
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27839
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004
identifier_str_mv Psico-USF (Impr.),v.15,n.3,p.301-310,2010
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27839
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580809531260928