DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317 |
Resumo: | A profissão docente requer o domínio de diversos saberes para que a aprendizagem aconteça. O presente artigo discute a pertinência da interação entre os conhecimentos construídos nos anos de formação e sua estreita e necessária articulação com o cotidiano escolar. Interroga-se: os saberes docentes construídos pelos professores ao longo do processo de formação inicial e continuada qualificam a prática pedagógica no cotidiano escolar? É uma reflexão bibliográfica de caráter ensaístico e será estruturada em dois movimentos: o primeiro abordará a construção dos saberes docentes que constituem a identidade do professor e o segundo as implicações destes saberes à prática cotidiana. Constata-se que constituir-se professor é um processo de formação contínuo em que estão envolvidos diferentes saberes que proporcionam a construção de sua identidade intimamente articulada com as práticas pedagógicas. |
id |
UNEMAT-5_1fb949aff27ec262b6c4ccdcf29b01d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4317 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICASSaberes docentesprática pedagógicaidentidadeconhecimentoA profissão docente requer o domínio de diversos saberes para que a aprendizagem aconteça. O presente artigo discute a pertinência da interação entre os conhecimentos construídos nos anos de formação e sua estreita e necessária articulação com o cotidiano escolar. Interroga-se: os saberes docentes construídos pelos professores ao longo do processo de formação inicial e continuada qualificam a prática pedagógica no cotidiano escolar? É uma reflexão bibliográfica de caráter ensaístico e será estruturada em dois movimentos: o primeiro abordará a construção dos saberes docentes que constituem a identidade do professor e o segundo as implicações destes saberes à prática cotidiana. Constata-se que constituir-se professor é um processo de formação contínuo em que estão envolvidos diferentes saberes que proporcionam a construção de sua identidade intimamente articulada com as práticas pedagógicas.UNEMAT Editora2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 87-1022178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317/3434Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardi, Nádia Maria FerronattoFontana, PatríciaKuhn, Martin2020-08-10T15:32:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4317Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T15:32:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
title |
DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Bernardi, Nádia Maria Ferronatto Saberes docentes prática pedagógica identidade conhecimento |
title_short |
DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
title_full |
DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
title_sort |
DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
author |
Bernardi, Nádia Maria Ferronatto |
author_facet |
Bernardi, Nádia Maria Ferronatto Fontana, Patrícia Kuhn, Martin |
author_role |
author |
author2 |
Fontana, Patrícia Kuhn, Martin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardi, Nádia Maria Ferronatto Fontana, Patrícia Kuhn, Martin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes docentes prática pedagógica identidade conhecimento |
topic |
Saberes docentes prática pedagógica identidade conhecimento |
description |
A profissão docente requer o domínio de diversos saberes para que a aprendizagem aconteça. O presente artigo discute a pertinência da interação entre os conhecimentos construídos nos anos de formação e sua estreita e necessária articulação com o cotidiano escolar. Interroga-se: os saberes docentes construídos pelos professores ao longo do processo de formação inicial e continuada qualificam a prática pedagógica no cotidiano escolar? É uma reflexão bibliográfica de caráter ensaístico e será estruturada em dois movimentos: o primeiro abordará a construção dos saberes docentes que constituem a identidade do professor e o segundo as implicações destes saberes à prática cotidiana. Constata-se que constituir-se professor é um processo de formação contínuo em que estão envolvidos diferentes saberes que proporcionam a construção de sua identidade intimamente articulada com as práticas pedagógicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317/3434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 87-102 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460772274176 |