Qual integração?*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plaísance, Eric
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997
Resumo: Neste artigo, a política de integração escolar das crianças com deficiência é apresentada inicialmente, frente à frente com outras políticas sociais desenvolvidas na França, ao menos no que diz respeito às denominações utilizadas. As noções de Integração social e cultural e de inserção colocam assim o problema de suas relações com a assimilação ou com a diferenciação. Em seguida, são examinadas as situações na Itália e na Grã-Bretanha, do ponto de vista das orientações gerais, dos procedimentos e denominações adotados em matéria de educação especial, desde o fim dos anos 70. As discussões em decurso sobre as noções de necessidade educacionais especiais e de educação inclusiva são assinaladas tendo a Grã-Bretanha, como exemplo. Finalmente, os obstáculos à expansão da integração escolar na França são analisados tendo por base investigações realizadas no nível da escola maternal, levantando questões como trabalho em equipe, parceria e cooperação.Abstract:In this article, the policy for school integration of children with disabilities is presented initially, face-to-face with other social policies developed in France, at least with regards to the terminology used. The notions of socio-cultural integration and insertion present, rhus, the problem of their relations the assimilation or the discrimination. Next, the situation in Britain and Italy are analyzed, in what refers to the general orientations, procedures and terminology that have been used in Special educational since the 70s. The discussions taking place about the notioos of Special educational needs and of inclusive education are highlighted and the example of Great Britain is presented.Finally, the obstacles to the spreading of school integration in France are analyzed on the basis of investigations carried out at the nursery school levei and issues such as group work, partnership and cooperation are raised.Key-words: Integration. Disability. lnclusive education. Special educational needs. Partnership. Pedagogical Model
id UNICAMP-18_c31030a0afebbfb04490f5d26e1be754
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643997
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Qual integração?*IntegraçãoDeficiênciaEducação inclusivaNecessidades Educativas especiais. Parcerias. Modelo pedagógicoEducaçãoNeste artigo, a política de integração escolar das crianças com deficiência é apresentada inicialmente, frente à frente com outras políticas sociais desenvolvidas na França, ao menos no que diz respeito às denominações utilizadas. As noções de Integração social e cultural e de inserção colocam assim o problema de suas relações com a assimilação ou com a diferenciação. Em seguida, são examinadas as situações na Itália e na Grã-Bretanha, do ponto de vista das orientações gerais, dos procedimentos e denominações adotados em matéria de educação especial, desde o fim dos anos 70. As discussões em decurso sobre as noções de necessidade educacionais especiais e de educação inclusiva são assinaladas tendo a Grã-Bretanha, como exemplo. Finalmente, os obstáculos à expansão da integração escolar na França são analisados tendo por base investigações realizadas no nível da escola maternal, levantando questões como trabalho em equipe, parceria e cooperação.Abstract:In this article, the policy for school integration of children with disabilities is presented initially, face-to-face with other social policies developed in France, at least with regards to the terminology used. The notions of socio-cultural integration and insertion present, rhus, the problem of their relations the assimilation or the discrimination. Next, the situation in Britain and Italy are analyzed, in what refers to the general orientations, procedures and terminology that have been used in Special educational since the 70s. The discussions taking place about the notioos of Special educational needs and of inclusive education are highlighted and the example of Great Britain is presented.Finally, the obstacles to the spreading of school integration in France are analyzed on the basis of investigations carried out at the nursery school levei and issues such as group work, partnership and cooperation are raised.Key-words: Integration. Disability. lnclusive education. Special educational needs. Partnership. Pedagogical ModelUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-90Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-90Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-901980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997/11446Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPlaísance, Eric2016-03-08T13:56:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643997Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:07Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qual integração?*
title Qual integração?*
spellingShingle Qual integração?*
Plaísance, Eric
Integração
Deficiência
Educação inclusiva
Necessidades Educativas especiais. Parcerias. Modelo pedagógico
Educação
title_short Qual integração?*
title_full Qual integração?*
title_fullStr Qual integração?*
title_full_unstemmed Qual integração?*
title_sort Qual integração?*
author Plaísance, Eric
author_facet Plaísance, Eric
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plaísance, Eric
dc.subject.por.fl_str_mv Integração
Deficiência
Educação inclusiva
Necessidades Educativas especiais. Parcerias. Modelo pedagógico
Educação
topic Integração
Deficiência
Educação inclusiva
Necessidades Educativas especiais. Parcerias. Modelo pedagógico
Educação
description Neste artigo, a política de integração escolar das crianças com deficiência é apresentada inicialmente, frente à frente com outras políticas sociais desenvolvidas na França, ao menos no que diz respeito às denominações utilizadas. As noções de Integração social e cultural e de inserção colocam assim o problema de suas relações com a assimilação ou com a diferenciação. Em seguida, são examinadas as situações na Itália e na Grã-Bretanha, do ponto de vista das orientações gerais, dos procedimentos e denominações adotados em matéria de educação especial, desde o fim dos anos 70. As discussões em decurso sobre as noções de necessidade educacionais especiais e de educação inclusiva são assinaladas tendo a Grã-Bretanha, como exemplo. Finalmente, os obstáculos à expansão da integração escolar na França são analisados tendo por base investigações realizadas no nível da escola maternal, levantando questões como trabalho em equipe, parceria e cooperação.Abstract:In this article, the policy for school integration of children with disabilities is presented initially, face-to-face with other social policies developed in France, at least with regards to the terminology used. The notions of socio-cultural integration and insertion present, rhus, the problem of their relations the assimilation or the discrimination. Next, the situation in Britain and Italy are analyzed, in what refers to the general orientations, procedures and terminology that have been used in Special educational since the 70s. The discussions taking place about the notioos of Special educational needs and of inclusive education are highlighted and the example of Great Britain is presented.Finally, the obstacles to the spreading of school integration in France are analyzed on the basis of investigations carried out at the nursery school levei and issues such as group work, partnership and cooperation are raised.Key-words: Integration. Disability. lnclusive education. Special educational needs. Partnership. Pedagogical Model
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997/11446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-90
Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-90
Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-90
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186614116352