Qual integração?*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997 |
Resumo: | Neste artigo, a política de integração escolar das crianças com deficiência é apresentada inicialmente, frente à frente com outras políticas sociais desenvolvidas na França, ao menos no que diz respeito às denominações utilizadas. As noções de Integração social e cultural e de inserção colocam assim o problema de suas relações com a assimilação ou com a diferenciação. Em seguida, são examinadas as situações na Itália e na Grã-Bretanha, do ponto de vista das orientações gerais, dos procedimentos e denominações adotados em matéria de educação especial, desde o fim dos anos 70. As discussões em decurso sobre as noções de necessidade educacionais especiais e de educação inclusiva são assinaladas tendo a Grã-Bretanha, como exemplo. Finalmente, os obstáculos à expansão da integração escolar na França são analisados tendo por base investigações realizadas no nível da escola maternal, levantando questões como trabalho em equipe, parceria e cooperação.Abstract:In this article, the policy for school integration of children with disabilities is presented initially, face-to-face with other social policies developed in France, at least with regards to the terminology used. The notions of socio-cultural integration and insertion present, rhus, the problem of their relations the assimilation or the discrimination. Next, the situation in Britain and Italy are analyzed, in what refers to the general orientations, procedures and terminology that have been used in Special educational since the 70s. The discussions taking place about the notioos of Special educational needs and of inclusive education are highlighted and the example of Great Britain is presented.Finally, the obstacles to the spreading of school integration in France are analyzed on the basis of investigations carried out at the nursery school levei and issues such as group work, partnership and cooperation are raised.Key-words: Integration. Disability. lnclusive education. Special educational needs. Partnership. Pedagogical Model |
id |
UNICAMP-18_c31030a0afebbfb04490f5d26e1be754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643997 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qual integração?*IntegraçãoDeficiênciaEducação inclusivaNecessidades Educativas especiais. Parcerias. Modelo pedagógicoEducaçãoNeste artigo, a política de integração escolar das crianças com deficiência é apresentada inicialmente, frente à frente com outras políticas sociais desenvolvidas na França, ao menos no que diz respeito às denominações utilizadas. As noções de Integração social e cultural e de inserção colocam assim o problema de suas relações com a assimilação ou com a diferenciação. Em seguida, são examinadas as situações na Itália e na Grã-Bretanha, do ponto de vista das orientações gerais, dos procedimentos e denominações adotados em matéria de educação especial, desde o fim dos anos 70. As discussões em decurso sobre as noções de necessidade educacionais especiais e de educação inclusiva são assinaladas tendo a Grã-Bretanha, como exemplo. Finalmente, os obstáculos à expansão da integração escolar na França são analisados tendo por base investigações realizadas no nível da escola maternal, levantando questões como trabalho em equipe, parceria e cooperação.Abstract:In this article, the policy for school integration of children with disabilities is presented initially, face-to-face with other social policies developed in France, at least with regards to the terminology used. The notions of socio-cultural integration and insertion present, rhus, the problem of their relations the assimilation or the discrimination. Next, the situation in Britain and Italy are analyzed, in what refers to the general orientations, procedures and terminology that have been used in Special educational since the 70s. The discussions taking place about the notioos of Special educational needs and of inclusive education are highlighted and the example of Great Britain is presented.Finally, the obstacles to the spreading of school integration in France are analyzed on the basis of investigations carried out at the nursery school levei and issues such as group work, partnership and cooperation are raised.Key-words: Integration. Disability. lnclusive education. Special educational needs. Partnership. Pedagogical ModelUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-90Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-90Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-901980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997/11446Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPlaísance, Eric2016-03-08T13:56:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643997Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:07Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual integração?* |
title |
Qual integração?* |
spellingShingle |
Qual integração?* Plaísance, Eric Integração Deficiência Educação inclusiva Necessidades Educativas especiais. Parcerias. Modelo pedagógico Educação |
title_short |
Qual integração?* |
title_full |
Qual integração?* |
title_fullStr |
Qual integração?* |
title_full_unstemmed |
Qual integração?* |
title_sort |
Qual integração?* |
author |
Plaísance, Eric |
author_facet |
Plaísance, Eric |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plaísance, Eric |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração Deficiência Educação inclusiva Necessidades Educativas especiais. Parcerias. Modelo pedagógico Educação |
topic |
Integração Deficiência Educação inclusiva Necessidades Educativas especiais. Parcerias. Modelo pedagógico Educação |
description |
Neste artigo, a política de integração escolar das crianças com deficiência é apresentada inicialmente, frente à frente com outras políticas sociais desenvolvidas na França, ao menos no que diz respeito às denominações utilizadas. As noções de Integração social e cultural e de inserção colocam assim o problema de suas relações com a assimilação ou com a diferenciação. Em seguida, são examinadas as situações na Itália e na Grã-Bretanha, do ponto de vista das orientações gerais, dos procedimentos e denominações adotados em matéria de educação especial, desde o fim dos anos 70. As discussões em decurso sobre as noções de necessidade educacionais especiais e de educação inclusiva são assinaladas tendo a Grã-Bretanha, como exemplo. Finalmente, os obstáculos à expansão da integração escolar na França são analisados tendo por base investigações realizadas no nível da escola maternal, levantando questões como trabalho em equipe, parceria e cooperação.Abstract:In this article, the policy for school integration of children with disabilities is presented initially, face-to-face with other social policies developed in France, at least with regards to the terminology used. The notions of socio-cultural integration and insertion present, rhus, the problem of their relations the assimilation or the discrimination. Next, the situation in Britain and Italy are analyzed, in what refers to the general orientations, procedures and terminology that have been used in Special educational since the 70s. The discussions taking place about the notioos of Special educational needs and of inclusive education are highlighted and the example of Great Britain is presented.Finally, the obstacles to the spreading of school integration in France are analyzed on the basis of investigations carried out at the nursery school levei and issues such as group work, partnership and cooperation are raised.Key-words: Integration. Disability. lnclusive education. Special educational needs. Partnership. Pedagogical Model |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643997/11446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-90 Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-90 Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 75-90 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186614116352 |