Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monção, Maria Aparecida Guedes, Correa, Bianca Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667099
Resumo: O Dossiê “Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das crianças” é composto por sete artigos de autoria de pesquisadoras e pesquisador de diferentes contextos e instituições, com reconhecida inserção nas temáticas propostas no dossiê, em âmbitos nacional e internacional. O conjunto dos artigos abordam tanto a Política Pública de Educação Infantil em suas diferentes dimensões, quanto a Gestão do sistema de ensino e das unidades de creches e pré-escolas, tendo como eixos aglutinadores os direitos das crianças e a perspectiva democrática. Partindo de diferentes referenciais teóricos e experiências analisadas, os textos evidenciam os desafios para a formulação e implementação de políticas e para a gestão na/da educação infantil em prol da promoção da justiça social e de uma educação com qualidade socialmente   referenciada. O Dossiê revela, ainda, o compromisso na busca pelo rompimento da invisibilidade dos bebês e das crianças como cidadãs ativas em seu processo de formação, bem como das instituições de educação públicas que elas frequentam, ampliando reflexões sobre a Educação Infantil e reafirmando sua importância histórica, social e política.
id UNICAMP-19_8a6033adf742249bec304f67f020d3d0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8667099
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das CriançasPolicies and management in early childhood education: democracy and children's rightsPolíticas y gestión en educación infantil: democracia y derechos del niñoEducación InfantilPolítica educativaGestión democráticaChild educationEducational politicsDemocratic managementEducação infantilPolítica educacionalGestão democráticaO Dossiê “Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das crianças” é composto por sete artigos de autoria de pesquisadoras e pesquisador de diferentes contextos e instituições, com reconhecida inserção nas temáticas propostas no dossiê, em âmbitos nacional e internacional. O conjunto dos artigos abordam tanto a Política Pública de Educação Infantil em suas diferentes dimensões, quanto a Gestão do sistema de ensino e das unidades de creches e pré-escolas, tendo como eixos aglutinadores os direitos das crianças e a perspectiva democrática. Partindo de diferentes referenciais teóricos e experiências analisadas, os textos evidenciam os desafios para a formulação e implementação de políticas e para a gestão na/da educação infantil em prol da promoção da justiça social e de uma educação com qualidade socialmente   referenciada. O Dossiê revela, ainda, o compromisso na busca pelo rompimento da invisibilidade dos bebês e das crianças como cidadãs ativas em seu processo de formação, bem como das instituições de educação públicas que elas frequentam, ampliando reflexões sobre a Educação Infantil e reafirmando sua importância histórica, social e política.The Dossier “Policies and Management in Early Childhood Education: Democracy and Children’s Rights” is made up of ten articles, seven of which are authored by Brazilian researchers who work in different public institutions (USP/São Paulo and Ribeirão Preto, UNICAMP, UNIFESP, UNIFAL/ MG, UFMS/Naviraí and Pantanal and Fundação Carlos Chagas) and three by foreign researchers with recognized insertion in the themes proposed in the dossier, professors from universities on different continents (University College London/England; The University of Waikato/New Zealand; Universidad de Chile /Chile). These researchers address, in the set of articles, both the Public Policy for Early Childhood Education in its different dimensions, as well as the Management of the education system and daycare and preschool units, with children's rights and the democratic perspective as the unifying axis. . This is a set of articles that seek to highlight the challenges for the formulation and implementation of policies and management in early childhood education to promote social justice, racial equality and democratization of access and permanence of babies and children in different contexts. Starting from different theoretical matrices, the texts promote dialogues through the plurality of references that support and favor the analysis of the daily life of early childhood education institutions and the Management of public education networks, covering the aesthetic dimension, teacher training, impasses and advances in policies for public, democratic and quality education in daycare centers and preschools.El Dossier “Políticas y Gestión en Educación Infantil: Democracia y Derechos del Niño” está compuesto por siete artículos escritos por investigadores de diferentes contextos e instituciones, con reconocida inserción en los temas propuestos en el dossier, a nivel nacional e internacional. El conjunto de artículos aborda tanto la Política Pública de Educación Infantil en sus diferentes dimensiones, como la Gestión del sistema educativo y de las unidades de guardería y preescolar, teniendo como ejes unificadores los derechos de la niñez y la perspectiva democrática. A partir de diferentes referentes teóricos y experiencias analizadas, los textos resaltan los desafíos para la formulación e implementación de políticas y gestión en educación infantil a favor de promover la justicia social y una educación con calidad socialmente referenciada. El Dossier también revela el compromiso de romper la invisibilidad de los bebés y niños como ciudadanos activos en su proceso educativo, así como de las instituciones educativas públicas a las que asisten, ampliando las reflexiones sobre la Educación Infantil y reafirmando su importancia histórica, social y política.Universidade Estadual de Campinas2023-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/866709910.20396/etd.v25i00.8667099ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023064ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023064ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230641676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667099/32869Brazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Luciane Muniz RibeiroMonção, Maria Aparecida GuedesCorrea, Bianca Cristina2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8667099Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças
Policies and management in early childhood education: democracy and children's rights
Políticas y gestión en educación infantil: democracia y derechos del niño
title Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças
spellingShingle Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças
Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro
Educación Infantil
Política educativa
Gestión democrática
Child education
Educational politics
Democratic management
Educação infantil
Política educacional
Gestão democrática
title_short Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças
title_full Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças
title_fullStr Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças
title_full_unstemmed Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças
title_sort Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças
author Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro
author_facet Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro
Monção, Maria Aparecida Guedes
Correa, Bianca Cristina
author_role author
author2 Monção, Maria Aparecida Guedes
Correa, Bianca Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro
Monção, Maria Aparecida Guedes
Correa, Bianca Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Infantil
Política educativa
Gestión democrática
Child education
Educational politics
Democratic management
Educação infantil
Política educacional
Gestão democrática
topic Educación Infantil
Política educativa
Gestión democrática
Child education
Educational politics
Democratic management
Educação infantil
Política educacional
Gestão democrática
description O Dossiê “Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das crianças” é composto por sete artigos de autoria de pesquisadoras e pesquisador de diferentes contextos e instituições, com reconhecida inserção nas temáticas propostas no dossiê, em âmbitos nacional e internacional. O conjunto dos artigos abordam tanto a Política Pública de Educação Infantil em suas diferentes dimensões, quanto a Gestão do sistema de ensino e das unidades de creches e pré-escolas, tendo como eixos aglutinadores os direitos das crianças e a perspectiva democrática. Partindo de diferentes referenciais teóricos e experiências analisadas, os textos evidenciam os desafios para a formulação e implementação de políticas e para a gestão na/da educação infantil em prol da promoção da justiça social e de uma educação com qualidade socialmente   referenciada. O Dossiê revela, ainda, o compromisso na busca pelo rompimento da invisibilidade dos bebês e das crianças como cidadãs ativas em seu processo de formação, bem como das instituições de educação públicas que elas frequentam, ampliando reflexões sobre a Educação Infantil e reafirmando sua importância histórica, social e política.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667099
10.20396/etd.v25i00.8667099
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667099
identifier_str_mv 10.20396/etd.v25i00.8667099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667099/32869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023064
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023064
ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023064
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649304899584