Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667099 |
Resumo: | O Dossiê “Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das crianças” é composto por sete artigos de autoria de pesquisadoras e pesquisador de diferentes contextos e instituições, com reconhecida inserção nas temáticas propostas no dossiê, em âmbitos nacional e internacional. O conjunto dos artigos abordam tanto a Política Pública de Educação Infantil em suas diferentes dimensões, quanto a Gestão do sistema de ensino e das unidades de creches e pré-escolas, tendo como eixos aglutinadores os direitos das crianças e a perspectiva democrática. Partindo de diferentes referenciais teóricos e experiências analisadas, os textos evidenciam os desafios para a formulação e implementação de políticas e para a gestão na/da educação infantil em prol da promoção da justiça social e de uma educação com qualidade socialmente referenciada. O Dossiê revela, ainda, o compromisso na busca pelo rompimento da invisibilidade dos bebês e das crianças como cidadãs ativas em seu processo de formação, bem como das instituições de educação públicas que elas frequentam, ampliando reflexões sobre a Educação Infantil e reafirmando sua importância histórica, social e política. |
id |
UNICAMP-19_8a6033adf742249bec304f67f020d3d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8667099 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das CriançasPolicies and management in early childhood education: democracy and children's rightsPolíticas y gestión en educación infantil: democracia y derechos del niñoEducación InfantilPolítica educativaGestión democráticaChild educationEducational politicsDemocratic managementEducação infantilPolítica educacionalGestão democráticaO Dossiê “Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das crianças” é composto por sete artigos de autoria de pesquisadoras e pesquisador de diferentes contextos e instituições, com reconhecida inserção nas temáticas propostas no dossiê, em âmbitos nacional e internacional. O conjunto dos artigos abordam tanto a Política Pública de Educação Infantil em suas diferentes dimensões, quanto a Gestão do sistema de ensino e das unidades de creches e pré-escolas, tendo como eixos aglutinadores os direitos das crianças e a perspectiva democrática. Partindo de diferentes referenciais teóricos e experiências analisadas, os textos evidenciam os desafios para a formulação e implementação de políticas e para a gestão na/da educação infantil em prol da promoção da justiça social e de uma educação com qualidade socialmente referenciada. O Dossiê revela, ainda, o compromisso na busca pelo rompimento da invisibilidade dos bebês e das crianças como cidadãs ativas em seu processo de formação, bem como das instituições de educação públicas que elas frequentam, ampliando reflexões sobre a Educação Infantil e reafirmando sua importância histórica, social e política.The Dossier “Policies and Management in Early Childhood Education: Democracy and Children’s Rights” is made up of ten articles, seven of which are authored by Brazilian researchers who work in different public institutions (USP/São Paulo and Ribeirão Preto, UNICAMP, UNIFESP, UNIFAL/ MG, UFMS/Naviraí and Pantanal and Fundação Carlos Chagas) and three by foreign researchers with recognized insertion in the themes proposed in the dossier, professors from universities on different continents (University College London/England; The University of Waikato/New Zealand; Universidad de Chile /Chile). These researchers address, in the set of articles, both the Public Policy for Early Childhood Education in its different dimensions, as well as the Management of the education system and daycare and preschool units, with children's rights and the democratic perspective as the unifying axis. . This is a set of articles that seek to highlight the challenges for the formulation and implementation of policies and management in early childhood education to promote social justice, racial equality and democratization of access and permanence of babies and children in different contexts. Starting from different theoretical matrices, the texts promote dialogues through the plurality of references that support and favor the analysis of the daily life of early childhood education institutions and the Management of public education networks, covering the aesthetic dimension, teacher training, impasses and advances in policies for public, democratic and quality education in daycare centers and preschools.El Dossier “Políticas y Gestión en Educación Infantil: Democracia y Derechos del Niño” está compuesto por siete artículos escritos por investigadores de diferentes contextos e instituciones, con reconocida inserción en los temas propuestos en el dossier, a nivel nacional e internacional. El conjunto de artículos aborda tanto la Política Pública de Educación Infantil en sus diferentes dimensiones, como la Gestión del sistema educativo y de las unidades de guardería y preescolar, teniendo como ejes unificadores los derechos de la niñez y la perspectiva democrática. A partir de diferentes referentes teóricos y experiencias analizadas, los textos resaltan los desafíos para la formulación e implementación de políticas y gestión en educación infantil a favor de promover la justicia social y una educación con calidad socialmente referenciada. El Dossier también revela el compromiso de romper la invisibilidad de los bebés y niños como ciudadanos activos en su proceso educativo, así como de las instituciones educativas públicas a las que asisten, ampliando las reflexiones sobre la Educación Infantil y reafirmando su importancia histórica, social y política.Universidade Estadual de Campinas2023-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/866709910.20396/etd.v25i00.8667099ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023064ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023064ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230641676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667099/32869Brazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Luciane Muniz RibeiroMonção, Maria Aparecida GuedesCorrea, Bianca Cristina2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8667099Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças Policies and management in early childhood education: democracy and children's rights Políticas y gestión en educación infantil: democracia y derechos del niño |
title |
Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças |
spellingShingle |
Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro Educación Infantil Política educativa Gestión democrática Child education Educational politics Democratic management Educação infantil Política educacional Gestão democrática |
title_short |
Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças |
title_full |
Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças |
title_fullStr |
Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças |
title_full_unstemmed |
Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças |
title_sort |
Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das Crianças |
author |
Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro |
author_facet |
Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro Monção, Maria Aparecida Guedes Correa, Bianca Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Monção, Maria Aparecida Guedes Correa, Bianca Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro Monção, Maria Aparecida Guedes Correa, Bianca Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Infantil Política educativa Gestión democrática Child education Educational politics Democratic management Educação infantil Política educacional Gestão democrática |
topic |
Educación Infantil Política educativa Gestión democrática Child education Educational politics Democratic management Educação infantil Política educacional Gestão democrática |
description |
O Dossiê “Políticas e Gestão na/da Educação Infantil: Democracia e Direitos das crianças” é composto por sete artigos de autoria de pesquisadoras e pesquisador de diferentes contextos e instituições, com reconhecida inserção nas temáticas propostas no dossiê, em âmbitos nacional e internacional. O conjunto dos artigos abordam tanto a Política Pública de Educação Infantil em suas diferentes dimensões, quanto a Gestão do sistema de ensino e das unidades de creches e pré-escolas, tendo como eixos aglutinadores os direitos das crianças e a perspectiva democrática. Partindo de diferentes referenciais teóricos e experiências analisadas, os textos evidenciam os desafios para a formulação e implementação de políticas e para a gestão na/da educação infantil em prol da promoção da justiça social e de uma educação com qualidade socialmente referenciada. O Dossiê revela, ainda, o compromisso na busca pelo rompimento da invisibilidade dos bebês e das crianças como cidadãs ativas em seu processo de formação, bem como das instituições de educação públicas que elas frequentam, ampliando reflexões sobre a Educação Infantil e reafirmando sua importância histórica, social e política. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667099 10.20396/etd.v25i00.8667099 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667099 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v25i00.8667099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8667099/32869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023064 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023064 ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023064 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649304899584 |