O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Re nata Oliveira dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BURCI, Taissa Vieira Lozano, OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de, MENDONÇA, Camila Tecla Mortean, BASSO, Silvia Eliane de Oliveira, COSTA, Maria Luisa Furlan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3540
Resumo: A presente pesquisa objetiva apresentar como a temática de educação e juventude pode ser inserida nas aulas utilizando diferentes recursos didáticos para suscitar um debate em relação a escola pública que alunos de Ensino Médio desejam no/do/para o Século XXI por meio de um relato de experiência que ocorreu no ano de 2018. As atividades foram desenvolvidas com base na metodologia ativa da sala de aula invertida e com a utilização de diferentes recursos didáticos com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de um colégio particular da cidade de Maringá/PR que resultaram na elaboração de uma carta/e-mail para o presidente da república demonstrando a conscientização e a preocupação dos alunos com a educação ofertada nas escolas públicas. A sala de aula invertida proporcionou dinamicidade ao processo de ensino e de aprendizagem dos alunos que participaram ativamente de todas as atividades.
id UNICESU -1_647f8a5177a7b826ccc326ee7fa27838
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3540
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXISala de aula invertidaMetodologias ativasEscolas públicas brasileirasAlunos do ensino médioA presente pesquisa objetiva apresentar como a temática de educação e juventude pode ser inserida nas aulas utilizando diferentes recursos didáticos para suscitar um debate em relação a escola pública que alunos de Ensino Médio desejam no/do/para o Século XXI por meio de um relato de experiência que ocorreu no ano de 2018. As atividades foram desenvolvidas com base na metodologia ativa da sala de aula invertida e com a utilização de diferentes recursos didáticos com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de um colégio particular da cidade de Maringá/PR que resultaram na elaboração de uma carta/e-mail para o presidente da república demonstrando a conscientização e a preocupação dos alunos com a educação ofertada nas escolas públicas. A sala de aula invertida proporcionou dinamicidade ao processo de ensino e de aprendizagem dos alunos que participaram ativamente de todas as atividades.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T18:52:27Z2019-12-11T18:52:27Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3540porSANTOS, Re nata Oliveira dosBURCI, Taissa Vieira LozanoOLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves deMENDONÇA, Camila Tecla MorteanBASSO, Silvia Eliane de OliveiraCOSTA, Maria Luisa Furlaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:52ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI
title O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI
spellingShingle O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI
SANTOS, Re nata Oliveira dos
Sala de aula invertida
Metodologias ativas
Escolas públicas brasileiras
Alunos do ensino médio
title_short O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI
title_full O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI
title_fullStr O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI
title_full_unstemmed O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI
title_sort O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI
author SANTOS, Re nata Oliveira dos
author_facet SANTOS, Re nata Oliveira dos
BURCI, Taissa Vieira Lozano
OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean
BASSO, Silvia Eliane de Oliveira
COSTA, Maria Luisa Furlan
author_role author
author2 BURCI, Taissa Vieira Lozano
OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean
BASSO, Silvia Eliane de Oliveira
COSTA, Maria Luisa Furlan
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Re nata Oliveira dos
BURCI, Taissa Vieira Lozano
OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean
BASSO, Silvia Eliane de Oliveira
COSTA, Maria Luisa Furlan
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida
Metodologias ativas
Escolas públicas brasileiras
Alunos do ensino médio
topic Sala de aula invertida
Metodologias ativas
Escolas públicas brasileiras
Alunos do ensino médio
description A presente pesquisa objetiva apresentar como a temática de educação e juventude pode ser inserida nas aulas utilizando diferentes recursos didáticos para suscitar um debate em relação a escola pública que alunos de Ensino Médio desejam no/do/para o Século XXI por meio de um relato de experiência que ocorreu no ano de 2018. As atividades foram desenvolvidas com base na metodologia ativa da sala de aula invertida e com a utilização de diferentes recursos didáticos com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de um colégio particular da cidade de Maringá/PR que resultaram na elaboração de uma carta/e-mail para o presidente da república demonstrando a conscientização e a preocupação dos alunos com a educação ofertada nas escolas públicas. A sala de aula invertida proporcionou dinamicidade ao processo de ensino e de aprendizagem dos alunos que participaram ativamente de todas as atividades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T18:52:27Z
2019-12-11T18:52:27Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3540
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771941926731776