O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3540 |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva apresentar como a temática de educação e juventude pode ser inserida nas aulas utilizando diferentes recursos didáticos para suscitar um debate em relação a escola pública que alunos de Ensino Médio desejam no/do/para o Século XXI por meio de um relato de experiência que ocorreu no ano de 2018. As atividades foram desenvolvidas com base na metodologia ativa da sala de aula invertida e com a utilização de diferentes recursos didáticos com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de um colégio particular da cidade de Maringá/PR que resultaram na elaboração de uma carta/e-mail para o presidente da república demonstrando a conscientização e a preocupação dos alunos com a educação ofertada nas escolas públicas. A sala de aula invertida proporcionou dinamicidade ao processo de ensino e de aprendizagem dos alunos que participaram ativamente de todas as atividades. |
id |
UNICESU-1_647f8a5177a7b826ccc326ee7fa27838 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3540 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXISala de aula invertidaMetodologias ativasEscolas públicas brasileirasAlunos do ensino médioA presente pesquisa objetiva apresentar como a temática de educação e juventude pode ser inserida nas aulas utilizando diferentes recursos didáticos para suscitar um debate em relação a escola pública que alunos de Ensino Médio desejam no/do/para o Século XXI por meio de um relato de experiência que ocorreu no ano de 2018. As atividades foram desenvolvidas com base na metodologia ativa da sala de aula invertida e com a utilização de diferentes recursos didáticos com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de um colégio particular da cidade de Maringá/PR que resultaram na elaboração de uma carta/e-mail para o presidente da república demonstrando a conscientização e a preocupação dos alunos com a educação ofertada nas escolas públicas. A sala de aula invertida proporcionou dinamicidade ao processo de ensino e de aprendizagem dos alunos que participaram ativamente de todas as atividades.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T18:52:27Z2019-12-11T18:52:27Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3540porSANTOS, Re nata Oliveira dosBURCI, Taissa Vieira LozanoOLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves deMENDONÇA, Camila Tecla MorteanBASSO, Silvia Eliane de OliveiraCOSTA, Maria Luisa Furlaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:52Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3540Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:16:52Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI |
title |
O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI |
spellingShingle |
O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI SANTOS, Re nata Oliveira dos Sala de aula invertida Metodologias ativas Escolas públicas brasileiras Alunos do ensino médio |
title_short |
O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI |
title_full |
O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI |
title_fullStr |
O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI |
title_full_unstemmed |
O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI |
title_sort |
O USO DA SALA INVERTIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS ALUNOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO/DO/PARA O SÉCULO XXI |
author |
SANTOS, Re nata Oliveira dos |
author_facet |
SANTOS, Re nata Oliveira dos BURCI, Taissa Vieira Lozano OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de MENDONÇA, Camila Tecla Mortean BASSO, Silvia Eliane de Oliveira COSTA, Maria Luisa Furlan |
author_role |
author |
author2 |
BURCI, Taissa Vieira Lozano OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de MENDONÇA, Camila Tecla Mortean BASSO, Silvia Eliane de Oliveira COSTA, Maria Luisa Furlan |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Re nata Oliveira dos BURCI, Taissa Vieira Lozano OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de MENDONÇA, Camila Tecla Mortean BASSO, Silvia Eliane de Oliveira COSTA, Maria Luisa Furlan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula invertida Metodologias ativas Escolas públicas brasileiras Alunos do ensino médio |
topic |
Sala de aula invertida Metodologias ativas Escolas públicas brasileiras Alunos do ensino médio |
description |
A presente pesquisa objetiva apresentar como a temática de educação e juventude pode ser inserida nas aulas utilizando diferentes recursos didáticos para suscitar um debate em relação a escola pública que alunos de Ensino Médio desejam no/do/para o Século XXI por meio de um relato de experiência que ocorreu no ano de 2018. As atividades foram desenvolvidas com base na metodologia ativa da sala de aula invertida e com a utilização de diferentes recursos didáticos com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de um colégio particular da cidade de Maringá/PR que resultaram na elaboração de uma carta/e-mail para o presidente da república demonstrando a conscientização e a preocupação dos alunos com a educação ofertada nas escolas públicas. A sala de aula invertida proporcionou dinamicidade ao processo de ensino e de aprendizagem dos alunos que participaram ativamente de todas as atividades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T18:52:27Z 2019-12-11T18:52:27Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3540 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098705543233536 |