Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente Neto, Tarcísio Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa Filho, Ricardo Antônio Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157
Resumo: As tecnologias digitais são recursos didáticos que podem contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola brasileira. Elas permitem o acesso a informações de diversas fontes, de forma rápida e eficiente, estreitando o tempo e o espaço entre os alunos e o conhecimento. O objetivo desta pesquisa é discutir os conceitos de tecnologia educacional e explicitar alguns desafios de sua utilização na prática de ensino. A educação do século XXI deve acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de conceitos e valores. Devemos ter consciência de uma leitura crítica da realidade diversificada, conhecendo, refletindo e agindo diante das diferenças conceituais e dos variados tipos de recursos tecnológicos. Entretanto, o trabalho se trata de um estudo de natureza qualitativa, descritivo reflexiva. Todavia, inserir novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem é um desafio para os professores em sala de aula, ao mesmo tempo em que suas potencialidades devem ser objeto de pesquisa e discussão nos cursos de formação. É preciso partir de uma análise crítica da problemática da educação, e colocar a tecnologia educacional a serviço dos autênticos fins da educação em termos sociais e culturais. Atualmente o homem vive e convive com a tecnologia e aprende com as informações na mesma dimensão de sua utilização.
id UNIFEI_73a8f099eee5617db6d402bc696cc0c3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44157
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensinoEducational technology: Conceptions and challenges in teaching practiceTecnología educativa: Concepciones y desafíos en la práctica docenteTecnologíaEnseñandoEscuelaEducaciónTIC.TecnologiaEnsinoEscolaEducaçãoTIC.TechnologyTeachingSchoolEducationTIC.As tecnologias digitais são recursos didáticos que podem contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola brasileira. Elas permitem o acesso a informações de diversas fontes, de forma rápida e eficiente, estreitando o tempo e o espaço entre os alunos e o conhecimento. O objetivo desta pesquisa é discutir os conceitos de tecnologia educacional e explicitar alguns desafios de sua utilização na prática de ensino. A educação do século XXI deve acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de conceitos e valores. Devemos ter consciência de uma leitura crítica da realidade diversificada, conhecendo, refletindo e agindo diante das diferenças conceituais e dos variados tipos de recursos tecnológicos. Entretanto, o trabalho se trata de um estudo de natureza qualitativa, descritivo reflexiva. Todavia, inserir novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem é um desafio para os professores em sala de aula, ao mesmo tempo em que suas potencialidades devem ser objeto de pesquisa e discussão nos cursos de formação. É preciso partir de uma análise crítica da problemática da educação, e colocar a tecnologia educacional a serviço dos autênticos fins da educação em termos sociais e culturais. Atualmente o homem vive e convive com a tecnologia e aprende com as informações na mesma dimensão de sua utilização.Digital technologies are teaching resources that can contribute to the quality of teaching and learning in Brazilian schools. They allow access to information from different sources, quickly and efficiently, narrowing the time and space between students and knowledge. The objective of this research is to discuss the concepts of educational technology and explain some challenges in its use in teaching practice. Education in the 21st century must accompany the process of changes that society demands as a contribution to the formation of concepts and values. We must be aware of a critical reading of the diverse reality, knowing, reflecting and acting in the face of conceptual differences and different types of technological resources. However, the work is a qualitative, descriptive and reflexive study. However, incorporating new technologies into the teaching and learning process is a challenge for teachers in the classroom, at the same time that their potential must be the subject of research and discussion in training courses. It is necessary to start from a critical analysis of the problem of education, and put educational technology at the service of the authentic purposes of education in social and cultural terms. Currently, man lives and coexists with technology and learns from information in the same dimension as its use.Las tecnologías digitales son recursos didácticos que pueden contribuir a la calidad de la enseñanza y el aprendizaje en las escuelas brasileñas. Permiten acceder a información de diferentes fuentes, de forma rápida y eficiente, acortando el tiempo y el espacio entre los estudiantes y el conocimiento. El objetivo de esta investigación es discutir los conceptos de tecnología educativa y explicar algunos desafíos en su uso en la práctica docente. La educación en el siglo XXI debe acompañar el proceso de cambios que la sociedad demanda como aporte a la formación de conceptos y valores. Debemos ser conscientes de una lectura crítica de la realidad diversa, conociendo, reflexionando y actuando frente a las diferencias conceptuales y los diferentes tipos de recursos tecnológicos. Sin embargo, el trabajo es un estudio cualitativo, descriptivo y reflexivo. Sin embargo, incorporar nuevas tecnologías al proceso de enseñanza y aprendizaje es un desafío para los docentes en el aula, al mismo tiempo que su potencial debe ser objeto de investigación y discusión en los cursos de formación. Es necesario partir de un análisis crítico del problema de la educación, y poner la tecnología educativa al servicio de los auténticos fines de la educación en términos sociales y culturales. Actualmente el hombre vive y convive con la tecnología y aprende de la información en la misma dimensión que su uso.Research, Society and Development2023-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4415710.33448/rsd-v12i13.44157Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e77121344157Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e77121344157Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e771213441572525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157/35473Copyright (c) 2023 Tarcísio Gomes Parente Neto; Ricardo Antônio Lima Sousa Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessParente Neto, Tarcísio Gomes Sousa Filho, Ricardo Antônio Lima 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44157Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino
Educational technology: Conceptions and challenges in teaching practice
Tecnología educativa: Concepciones y desafíos en la práctica docente
title Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino
spellingShingle Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino
Parente Neto, Tarcísio Gomes
Tecnología
Enseñando
Escuela
Educación
TIC.
Tecnologia
Ensino
Escola
Educação
TIC.
Technology
Teaching
School
Education
TIC.
title_short Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino
title_full Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino
title_fullStr Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino
title_full_unstemmed Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino
title_sort Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino
author Parente Neto, Tarcísio Gomes
author_facet Parente Neto, Tarcísio Gomes
Sousa Filho, Ricardo Antônio Lima
author_role author
author2 Sousa Filho, Ricardo Antônio Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente Neto, Tarcísio Gomes
Sousa Filho, Ricardo Antônio Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnología
Enseñando
Escuela
Educación
TIC.
Tecnologia
Ensino
Escola
Educação
TIC.
Technology
Teaching
School
Education
TIC.
topic Tecnología
Enseñando
Escuela
Educación
TIC.
Tecnologia
Ensino
Escola
Educação
TIC.
Technology
Teaching
School
Education
TIC.
description As tecnologias digitais são recursos didáticos que podem contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola brasileira. Elas permitem o acesso a informações de diversas fontes, de forma rápida e eficiente, estreitando o tempo e o espaço entre os alunos e o conhecimento. O objetivo desta pesquisa é discutir os conceitos de tecnologia educacional e explicitar alguns desafios de sua utilização na prática de ensino. A educação do século XXI deve acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de conceitos e valores. Devemos ter consciência de uma leitura crítica da realidade diversificada, conhecendo, refletindo e agindo diante das diferenças conceituais e dos variados tipos de recursos tecnológicos. Entretanto, o trabalho se trata de um estudo de natureza qualitativa, descritivo reflexiva. Todavia, inserir novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem é um desafio para os professores em sala de aula, ao mesmo tempo em que suas potencialidades devem ser objeto de pesquisa e discussão nos cursos de formação. É preciso partir de uma análise crítica da problemática da educação, e colocar a tecnologia educacional a serviço dos autênticos fins da educação em termos sociais e culturais. Atualmente o homem vive e convive com a tecnologia e aprende com as informações na mesma dimensão de sua utilização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157
10.33448/rsd-v12i13.44157
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i13.44157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157/35473
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Tarcísio Gomes Parente Neto; Ricardo Antônio Lima Sousa Filho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Tarcísio Gomes Parente Neto; Ricardo Antônio Lima Sousa Filho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e77121344157
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e77121344157
Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e77121344157
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052634613415936