Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157 |
Resumo: | As tecnologias digitais são recursos didáticos que podem contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola brasileira. Elas permitem o acesso a informações de diversas fontes, de forma rápida e eficiente, estreitando o tempo e o espaço entre os alunos e o conhecimento. O objetivo desta pesquisa é discutir os conceitos de tecnologia educacional e explicitar alguns desafios de sua utilização na prática de ensino. A educação do século XXI deve acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de conceitos e valores. Devemos ter consciência de uma leitura crítica da realidade diversificada, conhecendo, refletindo e agindo diante das diferenças conceituais e dos variados tipos de recursos tecnológicos. Entretanto, o trabalho se trata de um estudo de natureza qualitativa, descritivo reflexiva. Todavia, inserir novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem é um desafio para os professores em sala de aula, ao mesmo tempo em que suas potencialidades devem ser objeto de pesquisa e discussão nos cursos de formação. É preciso partir de uma análise crítica da problemática da educação, e colocar a tecnologia educacional a serviço dos autênticos fins da educação em termos sociais e culturais. Atualmente o homem vive e convive com a tecnologia e aprende com as informações na mesma dimensão de sua utilização. |
id |
UNIFEI_73a8f099eee5617db6d402bc696cc0c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44157 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensinoEducational technology: Conceptions and challenges in teaching practiceTecnología educativa: Concepciones y desafíos en la práctica docenteTecnologíaEnseñandoEscuelaEducaciónTIC.TecnologiaEnsinoEscolaEducaçãoTIC.TechnologyTeachingSchoolEducationTIC.As tecnologias digitais são recursos didáticos que podem contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola brasileira. Elas permitem o acesso a informações de diversas fontes, de forma rápida e eficiente, estreitando o tempo e o espaço entre os alunos e o conhecimento. O objetivo desta pesquisa é discutir os conceitos de tecnologia educacional e explicitar alguns desafios de sua utilização na prática de ensino. A educação do século XXI deve acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de conceitos e valores. Devemos ter consciência de uma leitura crítica da realidade diversificada, conhecendo, refletindo e agindo diante das diferenças conceituais e dos variados tipos de recursos tecnológicos. Entretanto, o trabalho se trata de um estudo de natureza qualitativa, descritivo reflexiva. Todavia, inserir novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem é um desafio para os professores em sala de aula, ao mesmo tempo em que suas potencialidades devem ser objeto de pesquisa e discussão nos cursos de formação. É preciso partir de uma análise crítica da problemática da educação, e colocar a tecnologia educacional a serviço dos autênticos fins da educação em termos sociais e culturais. Atualmente o homem vive e convive com a tecnologia e aprende com as informações na mesma dimensão de sua utilização.Digital technologies are teaching resources that can contribute to the quality of teaching and learning in Brazilian schools. They allow access to information from different sources, quickly and efficiently, narrowing the time and space between students and knowledge. The objective of this research is to discuss the concepts of educational technology and explain some challenges in its use in teaching practice. Education in the 21st century must accompany the process of changes that society demands as a contribution to the formation of concepts and values. We must be aware of a critical reading of the diverse reality, knowing, reflecting and acting in the face of conceptual differences and different types of technological resources. However, the work is a qualitative, descriptive and reflexive study. However, incorporating new technologies into the teaching and learning process is a challenge for teachers in the classroom, at the same time that their potential must be the subject of research and discussion in training courses. It is necessary to start from a critical analysis of the problem of education, and put educational technology at the service of the authentic purposes of education in social and cultural terms. Currently, man lives and coexists with technology and learns from information in the same dimension as its use.Las tecnologías digitales son recursos didácticos que pueden contribuir a la calidad de la enseñanza y el aprendizaje en las escuelas brasileñas. Permiten acceder a información de diferentes fuentes, de forma rápida y eficiente, acortando el tiempo y el espacio entre los estudiantes y el conocimiento. El objetivo de esta investigación es discutir los conceptos de tecnología educativa y explicar algunos desafíos en su uso en la práctica docente. La educación en el siglo XXI debe acompañar el proceso de cambios que la sociedad demanda como aporte a la formación de conceptos y valores. Debemos ser conscientes de una lectura crítica de la realidad diversa, conociendo, reflexionando y actuando frente a las diferencias conceptuales y los diferentes tipos de recursos tecnológicos. Sin embargo, el trabajo es un estudio cualitativo, descriptivo y reflexivo. Sin embargo, incorporar nuevas tecnologías al proceso de enseñanza y aprendizaje es un desafío para los docentes en el aula, al mismo tiempo que su potencial debe ser objeto de investigación y discusión en los cursos de formación. Es necesario partir de un análisis crítico del problema de la educación, y poner la tecnología educativa al servicio de los auténticos fines de la educación en términos sociales y culturales. Actualmente el hombre vive y convive con la tecnología y aprende de la información en la misma dimensión que su uso.Research, Society and Development2023-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4415710.33448/rsd-v12i13.44157Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e77121344157Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e77121344157Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e771213441572525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157/35473Copyright (c) 2023 Tarcísio Gomes Parente Neto; Ricardo Antônio Lima Sousa Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessParente Neto, Tarcísio Gomes Sousa Filho, Ricardo Antônio Lima 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44157Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino Educational technology: Conceptions and challenges in teaching practice Tecnología educativa: Concepciones y desafíos en la práctica docente |
title |
Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino |
spellingShingle |
Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino Parente Neto, Tarcísio Gomes Tecnología Enseñando Escuela Educación TIC. Tecnologia Ensino Escola Educação TIC. Technology Teaching School Education TIC. |
title_short |
Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino |
title_full |
Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino |
title_fullStr |
Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino |
title_full_unstemmed |
Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino |
title_sort |
Tecnologia educacional: Concepções e desafios na prática de ensino |
author |
Parente Neto, Tarcísio Gomes |
author_facet |
Parente Neto, Tarcísio Gomes Sousa Filho, Ricardo Antônio Lima |
author_role |
author |
author2 |
Sousa Filho, Ricardo Antônio Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parente Neto, Tarcísio Gomes Sousa Filho, Ricardo Antônio Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnología Enseñando Escuela Educación TIC. Tecnologia Ensino Escola Educação TIC. Technology Teaching School Education TIC. |
topic |
Tecnología Enseñando Escuela Educación TIC. Tecnologia Ensino Escola Educação TIC. Technology Teaching School Education TIC. |
description |
As tecnologias digitais são recursos didáticos que podem contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola brasileira. Elas permitem o acesso a informações de diversas fontes, de forma rápida e eficiente, estreitando o tempo e o espaço entre os alunos e o conhecimento. O objetivo desta pesquisa é discutir os conceitos de tecnologia educacional e explicitar alguns desafios de sua utilização na prática de ensino. A educação do século XXI deve acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de conceitos e valores. Devemos ter consciência de uma leitura crítica da realidade diversificada, conhecendo, refletindo e agindo diante das diferenças conceituais e dos variados tipos de recursos tecnológicos. Entretanto, o trabalho se trata de um estudo de natureza qualitativa, descritivo reflexiva. Todavia, inserir novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem é um desafio para os professores em sala de aula, ao mesmo tempo em que suas potencialidades devem ser objeto de pesquisa e discussão nos cursos de formação. É preciso partir de uma análise crítica da problemática da educação, e colocar a tecnologia educacional a serviço dos autênticos fins da educação em termos sociais e culturais. Atualmente o homem vive e convive com a tecnologia e aprende com as informações na mesma dimensão de sua utilização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157 10.33448/rsd-v12i13.44157 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i13.44157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44157/35473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Tarcísio Gomes Parente Neto; Ricardo Antônio Lima Sousa Filho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Tarcísio Gomes Parente Neto; Ricardo Antônio Lima Sousa Filho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e77121344157 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e77121344157 Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e77121344157 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052634613415936 |