Marketing de Relacionamento: Ferramenta CRM para Fidelização de Associados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4751 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é gerar informações relevantes que possam contribuir para uma Cooperativa de Crédito, manter e fidelizar clientes. No mundo em que estamos, torna-se ainda mais importante o relacionamento, e não apenas um bom atendimento. Não existe empresa que permaneça no mercado se os seus clientes não estiverem satisfeitos. As Instituições Financeiras possuem produtos e serviços muito similares, por isso, como fator competitivo, torna-se necessário segmentar, conhecer melhor seus clientes e ainda mais importante, entende-los. Identificar as necessidades dos clientes e estabelecer uma relação com eles a fim de obter relações de longo prazo. A implementação da ferramenta CRM, o reposicionamento dos colaboradores na forma de atender trará bons negócios a Instituição. Atualmente a maior dificuldade é obter a fidelidade, os dois pontos ressaltados anteriormente podem concretizar este objetivo. Portanto, para atender o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva. O processo de coleta de dados passou por pesquisa bibliográfica, pesquisa em dados da Empresa e entrevista e observação na Agência Ijui Centro do Sicredi das Culturas RS. Os resultados mostram que o Relacionamento é o segredo do negócio e que a ferramenta CRM ajuda e muito no processo de manutenção e fidelização dos clientes. Percebe-se que o Estudo não termina e sim existe ainda muito assunto para ser discutido. Fidelizar não é uma tarefa fácil, o objetivo principal deve sim querer a principalidade do associado (cliente). |
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O objetivo deste artigo é gerar informações relevantes que possam contribuir para uma Cooperativa de Crédito, manter e fidelizar clientes. No mundo em que estamos, torna-se ainda mais importante o relacionamento, e não apenas um bom atendimento. Não existe empresa que permaneça no mercado se os seus clientes não estiverem satisfeitos. As Instituições Financeiras possuem produtos e serviços muito similares, por isso, como fator competitivo, torna-se necessário segmentar, conhecer melhor seus clientes e ainda mais importante, entende-los. Identificar as necessidades dos clientes e estabelecer uma relação com eles a fim de obter relações de longo prazo. A implementação da ferramenta CRM, o reposicionamento dos colaboradores na forma de atender trará bons negócios a Instituição. Atualmente a maior dificuldade é obter a fidelidade, os dois pontos ressaltados anteriormente podem concretizar este objetivo. Portanto, para atender o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva. O processo de coleta de dados passou por pesquisa bibliográfica, pesquisa em dados da Empresa e entrevista e observação na Agência Ijui Centro do Sicredi das Culturas RS. Os resultados mostram que o Relacionamento é o segredo do negócio e que a ferramenta CRM ajuda e muito no processo de manutenção e fidelização dos clientes. Percebe-se que o Estudo não termina e sim existe ainda muito assunto para ser discutido. Fidelizar não é uma tarefa fácil, o objetivo principal deve sim querer a principalidade do associado (cliente). |
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