CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Garcia Ferreira, Luciana; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto Catarinense
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bazi Pinheiro, Regina; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, Caron, Lurdes; Pós Doutora em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/ PPGE, Patrício de Arruda, Marina; Pós Doutora em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/PPGE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/216
Resumo: O presente artigo apresenta resultados decorrentes da pesquisa realizada sobre o tema, saberes necessários a prática pedagógica, em um centro de educação infantil municipal da cidade de Lages. Tendo como categoria de embasamento, o conhecimento necessário para o desenvolvimento docente, abrangendo também temas como a educação continuada, a ação prática acolhedora, as habilidades de Linguagem, a flexibilidade do planejamento e a Intervenção mediadora de relações. Esse estudo objetivou conhecer a concepção dos professores da educação infantil a respeito dos conhecimentos e competências no exercício na docência. Assim, ao abordarmos essa questão, observamos que em concordância com os autores explanados, os professores participantes da pesquisa, identificam os elementos imprescindíveis a práxis docente. Esse trabalho nos levou a refletir sobre a importância dos conhecimentos teóricos atrelado às experiências práticas, das habilidades e capacidades mediadoras, da participação em cursos e de compartilhar conhecimentos entre os professores, da dedicação e da satisfação para a obtenção da qualidade na ação pedagógica.
id UNIPLAC_a225c78766967d183483ac6b0dd6d849
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/216
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTILSaberes. Prática pedagógica. Habilidades. Mediação.O presente artigo apresenta resultados decorrentes da pesquisa realizada sobre o tema, saberes necessários a prática pedagógica, em um centro de educação infantil municipal da cidade de Lages. Tendo como categoria de embasamento, o conhecimento necessário para o desenvolvimento docente, abrangendo também temas como a educação continuada, a ação prática acolhedora, as habilidades de Linguagem, a flexibilidade do planejamento e a Intervenção mediadora de relações. Esse estudo objetivou conhecer a concepção dos professores da educação infantil a respeito dos conhecimentos e competências no exercício na docência. Assim, ao abordarmos essa questão, observamos que em concordância com os autores explanados, os professores participantes da pesquisa, identificam os elementos imprescindíveis a práxis docente. Esse trabalho nos levou a refletir sobre a importância dos conhecimentos teóricos atrelado às experiências práticas, das habilidades e capacidades mediadoras, da participação em cursos e de compartilhar conhecimentos entre os professores, da dedicação e da satisfação para a obtenção da qualidade na ação pedagógica.Editora ICEPNunes Garcia Ferreira, Luciana; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto CatarinenseBazi Pinheiro, Regina; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto CatarinenseCaron, Lurdes; Pós Doutora em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/ PPGEPatrício de Arruda, Marina; Pós Doutora em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/PPGE2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/216Revista GepesVida; v. 3, n. 5 (2017): Pesquisas e Experiências inovadoras2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/216/101info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T23:03:44Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/216Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2017-07-06T23:03:44Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTIL
title CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTIL
spellingShingle CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTIL
Nunes Garcia Ferreira, Luciana; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto Catarinense
Saberes. Prática pedagógica. Habilidades. Mediação.
title_short CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTIL
title_full CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTIL
title_fullStr CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTIL
title_full_unstemmed CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTIL
title_sort CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DO EDUCADOR INFANTIL
author Nunes Garcia Ferreira, Luciana; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto Catarinense
author_facet Nunes Garcia Ferreira, Luciana; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto Catarinense
Bazi Pinheiro, Regina; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto Catarinense
Caron, Lurdes; Pós Doutora em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/ PPGE
Patrício de Arruda, Marina; Pós Doutora em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/PPGE
author_role author
author2 Bazi Pinheiro, Regina; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto Catarinense
Caron, Lurdes; Pós Doutora em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/ PPGE
Patrício de Arruda, Marina; Pós Doutora em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/PPGE
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Garcia Ferreira, Luciana; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto Catarinense
Bazi Pinheiro, Regina; Mestranda em Educação da Universidade do Planalto Catarinense
Caron, Lurdes; Pós Doutora em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/ PPGE
Patrício de Arruda, Marina; Pós Doutora em Educação da Universidade do Planalto Catarinense/PPGE
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes. Prática pedagógica. Habilidades. Mediação.
topic Saberes. Prática pedagógica. Habilidades. Mediação.
description O presente artigo apresenta resultados decorrentes da pesquisa realizada sobre o tema, saberes necessários a prática pedagógica, em um centro de educação infantil municipal da cidade de Lages. Tendo como categoria de embasamento, o conhecimento necessário para o desenvolvimento docente, abrangendo também temas como a educação continuada, a ação prática acolhedora, as habilidades de Linguagem, a flexibilidade do planejamento e a Intervenção mediadora de relações. Esse estudo objetivou conhecer a concepção dos professores da educação infantil a respeito dos conhecimentos e competências no exercício na docência. Assim, ao abordarmos essa questão, observamos que em concordância com os autores explanados, os professores participantes da pesquisa, identificam os elementos imprescindíveis a práxis docente. Esse trabalho nos levou a refletir sobre a importância dos conhecimentos teóricos atrelado às experiências práticas, das habilidades e capacidades mediadoras, da participação em cursos e de compartilhar conhecimentos entre os professores, da dedicação e da satisfação para a obtenção da qualidade na ação pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/216
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/216/101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 3, n. 5 (2017): Pesquisas e Experiências inovadoras
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699447287808