Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/893 |
Resumo: | Esta pesquisa pertence ao programa de pós-graduação de mestrado em educação da UNOESTE onde a linha de pesquisa é a formação e prática pedagógica do profissional docente. O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. Diversas questões podem ser estudadas em relação a essa modalidade de ensino, a saber, relação professor aluno, relação aluno e aluno, tecnologias de informação, processos de ensino e aprendizagem. No que se refere à relação professor aluno o elemento afetividade tem sido tema constantemente abordado. Na educação a distância, este elemento pode ser essencial, pois a interação entre professor e aluno não se dá de forma presencial. Novas investigações sobre a afetividade, até então pouco estudada na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta de dados foi utilizada a técnica da entrevista sendo adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados indicam que a afetividade na educação a distância interfere no processo do aprendizado. Mediante os elementos apontados pelos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central dessas percepções. |
id |
UOES_41ed4c95b62f19f78ba6532790f6e2cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/893 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduaçãoAffectivity in distance education under the look of students graduateAfetividadeEducação a distânciaRelação professor e aluno.AffectivityDistance educationRelacion teacher studentsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa pertence ao programa de pós-graduação de mestrado em educação da UNOESTE onde a linha de pesquisa é a formação e prática pedagógica do profissional docente. O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. Diversas questões podem ser estudadas em relação a essa modalidade de ensino, a saber, relação professor aluno, relação aluno e aluno, tecnologias de informação, processos de ensino e aprendizagem. No que se refere à relação professor aluno o elemento afetividade tem sido tema constantemente abordado. Na educação a distância, este elemento pode ser essencial, pois a interação entre professor e aluno não se dá de forma presencial. Novas investigações sobre a afetividade, até então pouco estudada na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta de dados foi utilizada a técnica da entrevista sendo adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados indicam que a afetividade na educação a distância interfere no processo do aprendizado. Mediante os elementos apontados pelos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central dessas percepções.The number of higher education institutions that offer post- graduate distance has grown significantly today. Several issues can be studied in relation to this type of education, namely, the teacher pupil ratio student and student, information technology, teaching and learning processes . With regard to the teacher student element affection has been constantly subject addressed. Ä distance education, this element may be essential because the interaction between teacher and student is not given in person. New research on affectivity hitherto little studied, in the form of distance learning, can be of significant importance. Thus the present study aimed to investigate the perceptions of students about the affectivity in the relationship between teachers and students. Participants were ten students a specialization course in distance education. For data collection we used the interview technique being adopted qualitative research methodology. The results indicate that the emotion in distance education interfere in the learning process. By the elements indicated by the participants, the words love, caring, understanding, respect, friendship, affection, solidarity, care and companionship can be the core of these perceptions.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Mansão, Camélia Santina MurgoCPF:19085852854http://lattes.cnpq.br/1873165740888778Gitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Aragão, Ana Maria Falção deCPF:02506402870http://lattes.cnpq.br/0078129824340671Simonetto, Kátia Cardoso Campos2016-07-18T17:54:21Z2014-03-062013-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSIMONETTO, Kátia Cardoso Campos. Affectivity in distance education under the look of students graduate. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:07Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/893Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação Affectivity in distance education under the look of students graduate |
title |
Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação |
spellingShingle |
Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação Simonetto, Kátia Cardoso Campos Afetividade Educação a distância Relação professor e aluno. Affectivity Distance education Relacion teacher students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação |
title_full |
Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação |
title_fullStr |
Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação |
title_full_unstemmed |
Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação |
title_sort |
Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos da pós-graduação |
author |
Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
author_facet |
Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Mansão, Camélia Santina Murgo CPF:19085852854 http://lattes.cnpq.br/1873165740888778 Gitahy, Raquel Rosan Christino CPF:21301954829 http://lattes.cnpq.br/2170926949956746 Aragão, Ana Maria Falção de CPF:02506402870 http://lattes.cnpq.br/0078129824340671 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Educação a distância Relação professor e aluno. Affectivity Distance education Relacion teacher students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Afetividade Educação a distância Relação professor e aluno. Affectivity Distance education Relacion teacher students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa pertence ao programa de pós-graduação de mestrado em educação da UNOESTE onde a linha de pesquisa é a formação e prática pedagógica do profissional docente. O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. Diversas questões podem ser estudadas em relação a essa modalidade de ensino, a saber, relação professor aluno, relação aluno e aluno, tecnologias de informação, processos de ensino e aprendizagem. No que se refere à relação professor aluno o elemento afetividade tem sido tema constantemente abordado. Na educação a distância, este elemento pode ser essencial, pois a interação entre professor e aluno não se dá de forma presencial. Novas investigações sobre a afetividade, até então pouco estudada na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta de dados foi utilizada a técnica da entrevista sendo adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados indicam que a afetividade na educação a distância interfere no processo do aprendizado. Mediante os elementos apontados pelos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central dessas percepções. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-02 2014-03-06 2016-07-18T17:54:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos. Affectivity in distance education under the look of students graduate. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/893 |
identifier_str_mv |
SIMONETTO, Kátia Cardoso Campos. Affectivity in distance education under the look of students graduate. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100159372689408 |