PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8123 |
Resumo: | A pesquisa teve por objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos, práticos e metodológicos que norteiam o processo investigativo da pesquisa-ação, estabelecendo associações com os encontros, premissas e caminhos para construção artesanal na prática reflexiva. Adotou-se como base metodológica, a análise bibliográfica sistemática de 06 (seis) obras de estudiosos com leitura corrente no campo da Educação para fins de estudo das aproximações teóricas e metodológicas da pesquisa-ação com a prática reflexiva. Como resultados: o traço social, empírico e qualitativo foi associado como premissa metodológica; a participação coletiva, reflexão crítica, tomada de consciência, postura dialógica, escuta sensível, alteridade e a empatia corroboram com a garantia do rigor científico. Em síntese, os encontros da pesquisa-ação com o ideal de artesanato intelectual ampliam o debate e a reflexão em torno das possibilidades e caminhos metodológicos para a construção artesanal pautada na mudança, intervenção e transformação da ação pedagógica. |
id |
USCS-2_2986b3c231d644de2a24c92d18ca0c7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8123 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVApesquisa-açãométodointervenção pedagógicaprática reflexivaA pesquisa teve por objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos, práticos e metodológicos que norteiam o processo investigativo da pesquisa-ação, estabelecendo associações com os encontros, premissas e caminhos para construção artesanal na prática reflexiva. Adotou-se como base metodológica, a análise bibliográfica sistemática de 06 (seis) obras de estudiosos com leitura corrente no campo da Educação para fins de estudo das aproximações teóricas e metodológicas da pesquisa-ação com a prática reflexiva. Como resultados: o traço social, empírico e qualitativo foi associado como premissa metodológica; a participação coletiva, reflexão crítica, tomada de consciência, postura dialógica, escuta sensível, alteridade e a empatia corroboram com a garantia do rigor científico. Em síntese, os encontros da pesquisa-ação com o ideal de artesanato intelectual ampliam o debate e a reflexão em torno das possibilidades e caminhos metodológicos para a construção artesanal pautada na mudança, intervenção e transformação da ação pedagógica.Abstract The research aimed to reflect on the theoretical, practical, and methodological assumptions that guide the investigative process of action research, establishing associations with the encounters, premises, and paths for handcraft construction in reflective practice. It was adopted as a methodological basis the systematic bibliographic analysis of 06 (six) works by scholars with current reading in the field of Education with the purpose of studying the theoretical and methodological approaches of action research with reflective practice. As result: the social, empirical, and qualitative trait was associated as a methodological premise; collective participation, critical reflection, awareness, dialogical posture, sensitive listening, alterity, and empathy, corroborate with the guarantee of scientific rigor. In summary, the encounters of action research with the ideal of intellectual craftsmanship broaden the debate and reflection around the possibilities and methodological paths for the construction of craftsmanship based on change, intervention, and transformation of pedagogical action. Key Words: Action Research. Method. Pedagogical Intervention. Reflective Practice.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/812310.13037/rea-e.vol6n12.8123Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8123/3634Copyright (c) 2022 Elizângela de Souza Bernaldino, Gicelma Claudia da Costa Xavier, José Lucas Pedreira Bueno, Clarides Henrich de Barbahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBernaldino, Elizângela de Souzada Costa Xavier, Gicelma ClaudiaPedreira Bueno, José LucasHenrich de Barba, Clarides 2022-10-05T17:26:07Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8123Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-05T17:26:07Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA |
title |
PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA |
spellingShingle |
PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA Bernaldino, Elizângela de Souza pesquisa-ação método intervenção pedagógica prática reflexiva |
title_short |
PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA |
title_full |
PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA |
title_fullStr |
PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA |
title_full_unstemmed |
PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA |
title_sort |
PESQUISA-AÇÃO: PREMISSAS E ENCONTROS PARA CONSTRUÇÃO ARTESANAL NA PRÁTICA REFLEXIVA |
author |
Bernaldino, Elizângela de Souza |
author_facet |
Bernaldino, Elizângela de Souza da Costa Xavier, Gicelma Claudia Pedreira Bueno, José Lucas Henrich de Barba, Clarides |
author_role |
author |
author2 |
da Costa Xavier, Gicelma Claudia Pedreira Bueno, José Lucas Henrich de Barba, Clarides |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernaldino, Elizângela de Souza da Costa Xavier, Gicelma Claudia Pedreira Bueno, José Lucas Henrich de Barba, Clarides |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisa-ação método intervenção pedagógica prática reflexiva |
topic |
pesquisa-ação método intervenção pedagógica prática reflexiva |
description |
A pesquisa teve por objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos, práticos e metodológicos que norteiam o processo investigativo da pesquisa-ação, estabelecendo associações com os encontros, premissas e caminhos para construção artesanal na prática reflexiva. Adotou-se como base metodológica, a análise bibliográfica sistemática de 06 (seis) obras de estudiosos com leitura corrente no campo da Educação para fins de estudo das aproximações teóricas e metodológicas da pesquisa-ação com a prática reflexiva. Como resultados: o traço social, empírico e qualitativo foi associado como premissa metodológica; a participação coletiva, reflexão crítica, tomada de consciência, postura dialógica, escuta sensível, alteridade e a empatia corroboram com a garantia do rigor científico. Em síntese, os encontros da pesquisa-ação com o ideal de artesanato intelectual ampliam o debate e a reflexão em torno das possibilidades e caminhos metodológicos para a construção artesanal pautada na mudança, intervenção e transformação da ação pedagógica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8123 10.13037/rea-e.vol6n12.8123 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8123 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n12.8123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8123/3634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798045887888359424 |