Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonato, Sandoval
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399
Resumo: Este estudo propõe discutir o estatuto da leitura como componente curricular da disciplina língua portuguesa na escola brasileira. Para tanto, apresenta, inicialmente, um panorama dos modos com que a leitura emerge no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa. Em seguida, contrasta esse estatuto historicamente construído com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e a análise do processo de implementação de um projeto de ensino destinado à leitura de contos da literatura marginal, por um estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a prática de leitura em sala de aula coloca para o ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.
id USP-36_cec018b7afd01fc4d9d5e727500ab77c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/174399
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professorReading, Teaching Portuguese Language and Teacher TrainingEnsino de Língua PortuguesaFormação docenteLeituraRelatório de EstágioPortuguese Language TeachingTeacher TrainingReadingInternship ReportEste estudo propõe discutir o estatuto da leitura como componente curricular da disciplina língua portuguesa na escola brasileira. Para tanto, apresenta, inicialmente, um panorama dos modos com que a leitura emerge no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa. Em seguida, contrasta esse estatuto historicamente construído com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e a análise do processo de implementação de um projeto de ensino destinado à leitura de contos da literatura marginal, por um estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a prática de leitura em sala de aula coloca para o ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.This study proposes to discuss the status of reading as a curricular component of the Portuguese language as a subject in the Brazilian school. Therefore, it presents, initially, an overview of the ways in which reading is approached in the historical course of the constitution of the Portuguese language teaching. Next, this historically constructed status of reading is contrasted with the current Portuguese language teaching practices mediated by students for licentiate in Language and Linguistics during an internship in schools of the public system in São Paulo (Brazil). The description and analysis of the implementation process of a teaching project for reading stories from marginal literature, by a student, as recorded in his internship report, allow us to problematize some of the challenges that the reading in the classroom approach poses to teaching practices and to the training of the Portuguese language teacher.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/17439910.11606/issn.2236-4242.v34i1p103-115Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 103-1152236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399/170928https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399/174492Copyright (c) 2021 Sandoval Nonatohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNonato, Sandoval2022-03-25T13:41:02Zoai:revistas.usp.br:article/174399Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:56.669956Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor
Reading, Teaching Portuguese Language and Teacher Training
title Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor
spellingShingle Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor
Nonato, Sandoval
Ensino de Língua Portuguesa
Formação docente
Leitura
Relatório de Estágio
Portuguese Language Teaching
Teacher Training
Reading
Internship Report
title_short Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor
title_full Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor
title_fullStr Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor
title_full_unstemmed Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor
title_sort Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor
author Nonato, Sandoval
author_facet Nonato, Sandoval
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonato, Sandoval
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Portuguesa
Formação docente
Leitura
Relatório de Estágio
Portuguese Language Teaching
Teacher Training
Reading
Internship Report
topic Ensino de Língua Portuguesa
Formação docente
Leitura
Relatório de Estágio
Portuguese Language Teaching
Teacher Training
Reading
Internship Report
description Este estudo propõe discutir o estatuto da leitura como componente curricular da disciplina língua portuguesa na escola brasileira. Para tanto, apresenta, inicialmente, um panorama dos modos com que a leitura emerge no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa. Em seguida, contrasta esse estatuto historicamente construído com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e a análise do processo de implementação de um projeto de ensino destinado à leitura de contos da literatura marginal, por um estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a prática de leitura em sala de aula coloca para o ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399
10.11606/issn.2236-4242.v34i1p103-115
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p103-115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399/170928
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399/174492
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Sandoval Nonato
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Sandoval Nonato
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 34 n. 1 (2021): Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas; 103-115
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894750765056