Khort: uma ideia original
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração e Inovação |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298 |
Resumo: | Conforme seu pedido de patente, o produto Khort é descrito como “um abridor de saches, que consiste de um corpo composto por uma chapa substancialmente plana única com pelo menos uma fenda, pelo qual um sache irá passar, e uma lâmina embutida na parte terminal da dita fenda, qual lâmina irá cortar o sache.” A partir dessa idéia original que foi desenvolvida em um produto inovador, o caso descreve as ações do inventor para fundar em 2009 uma empresa com a finalidade de explorar com vantagem competitiva a fabricação, comercialização e venda do produto. Além dos resultados promissores já obtidos com a empresa, o Khort foi exposto na Invention & New Product Exposition (INPEX), realizada nos EUA, e recebeu o prêmio de melhor invenção das Américas em 2010. Entretanto, o presidente da empresa agora se encontra diante de diversos dilemas. Como desenvolver os pontos fortes de seu negócio de modo a mantê-lo competitivo? Em que ritmo e direção a empresa deve crescer? Há no horizonte algum concorrente ou competidor que represente uma forte ameaça? Há alguma tendência mercadológica ou tecnológica que pode afetar seu negócio? Onde e como ele deve comprometer os recursos da empresa? O caso permite reflexões sobre empreendedorismo, inovação, análise da indústria e escolhas de ações estratégicas. |
id |
USP-40_8bbaf530720faa34461fee6d8b91a673 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79298 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Khort: uma ideia originalKHORT: AN ORIGINAL IDEAStrategyEntrepreneurshipIndustry analysisInnovationStrategic action.estratégiaempreendedorismoanálise da indústriainovaçãoação estratégica.Conforme seu pedido de patente, o produto Khort é descrito como “um abridor de saches, que consiste de um corpo composto por uma chapa substancialmente plana única com pelo menos uma fenda, pelo qual um sache irá passar, e uma lâmina embutida na parte terminal da dita fenda, qual lâmina irá cortar o sache.” A partir dessa idéia original que foi desenvolvida em um produto inovador, o caso descreve as ações do inventor para fundar em 2009 uma empresa com a finalidade de explorar com vantagem competitiva a fabricação, comercialização e venda do produto. Além dos resultados promissores já obtidos com a empresa, o Khort foi exposto na Invention & New Product Exposition (INPEX), realizada nos EUA, e recebeu o prêmio de melhor invenção das Américas em 2010. Entretanto, o presidente da empresa agora se encontra diante de diversos dilemas. Como desenvolver os pontos fortes de seu negócio de modo a mantê-lo competitivo? Em que ritmo e direção a empresa deve crescer? Há no horizonte algum concorrente ou competidor que represente uma forte ameaça? Há alguma tendência mercadológica ou tecnológica que pode afetar seu negócio? Onde e como ele deve comprometer os recursos da empresa? O caso permite reflexões sobre empreendedorismo, inovação, análise da indústria e escolhas de ações estratégicas.According the patent application, the product Khort is described as a sachet opener, which consists of a body comprising a substantially flat plate with at least a single slit, through which will pass a sachet, and a blade built into the terminal of said slit, which will cut the sachet. From a very original idea which was developed in an innovative product, the case describes the actions of the inventor to found a company in order to exploit competitively the manufacturing, marketing and sales of Khort. In addition to the promising results already obtained with the company, the Khort was exposed in the Invention & New Product Exposition (INPEX) held in the U.S., and received the award for the best invention of the Americas in 2010. However the company president is faced with several dilemmas. How to develop the strengths of your business in order to keep it competitive? At what pace and direction the company should grow? Is there on the horizon any competitor or competitor that represents a major threat? Is there any marketing or technological trend that may affect his business? Where and how he must commit the resources of the company? The case allows thoughts on entrepreneurship, innovation, industry analysis and strategy selection.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 265-2862515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298/83369Almeida, Leopoldo AquinoBarbosa, Jose Geraldo Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-16T14:20:18Zoai:revistas.usp.br:article/79298Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-16T14:20:18Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Khort: uma ideia original KHORT: AN ORIGINAL IDEA |
title |
Khort: uma ideia original |
spellingShingle |
Khort: uma ideia original Almeida, Leopoldo Aquino Strategy Entrepreneurship Industry analysis Innovation Strategic action. estratégia empreendedorismo análise da indústria inovação ação estratégica. |
title_short |
Khort: uma ideia original |
title_full |
Khort: uma ideia original |
title_fullStr |
Khort: uma ideia original |
title_full_unstemmed |
Khort: uma ideia original |
title_sort |
Khort: uma ideia original |
author |
Almeida, Leopoldo Aquino |
author_facet |
Almeida, Leopoldo Aquino Barbosa, Jose Geraldo Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Jose Geraldo Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Leopoldo Aquino Barbosa, Jose Geraldo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Strategy Entrepreneurship Industry analysis Innovation Strategic action. estratégia empreendedorismo análise da indústria inovação ação estratégica. |
topic |
Strategy Entrepreneurship Industry analysis Innovation Strategic action. estratégia empreendedorismo análise da indústria inovação ação estratégica. |
description |
Conforme seu pedido de patente, o produto Khort é descrito como “um abridor de saches, que consiste de um corpo composto por uma chapa substancialmente plana única com pelo menos uma fenda, pelo qual um sache irá passar, e uma lâmina embutida na parte terminal da dita fenda, qual lâmina irá cortar o sache.” A partir dessa idéia original que foi desenvolvida em um produto inovador, o caso descreve as ações do inventor para fundar em 2009 uma empresa com a finalidade de explorar com vantagem competitiva a fabricação, comercialização e venda do produto. Além dos resultados promissores já obtidos com a empresa, o Khort foi exposto na Invention & New Product Exposition (INPEX), realizada nos EUA, e recebeu o prêmio de melhor invenção das Américas em 2010. Entretanto, o presidente da empresa agora se encontra diante de diversos dilemas. Como desenvolver os pontos fortes de seu negócio de modo a mantê-lo competitivo? Em que ritmo e direção a empresa deve crescer? Há no horizonte algum concorrente ou competidor que represente uma forte ameaça? Há alguma tendência mercadológica ou tecnológica que pode afetar seu negócio? Onde e como ele deve comprometer os recursos da empresa? O caso permite reflexões sobre empreendedorismo, inovação, análise da indústria e escolhas de ações estratégicas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79298/83369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 9 n. 4 (2012); 265-286 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221935638937600 |