A implementação da Lei 10.639/03 e seus impactos socioeducacionais na sociedade / The implementation of Law 10.639/03 and its socio-educational impacts on society
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21314 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é debater argumentos, para compreender a necessidade de se trabalhar questões raciais nas escolas do Brasil, uma vez que, a escola é uma instituição formadora de opinião. Racismo é a posição de subjugar uma pessoa como participante de uma raça inferior, pelo fato de ter a cor da pele diferente, mesmo que a ciência já tenha posicionado contrária a ideia de raças humanas, e favorável à existência de uma única raça. A sociedade, mesmo que de forma isolada, continua a promover o racismo, não levando em conta todas as campanhas que tentam eliminar este tipo de posição, ideologia que menospreza a uns em detrimento da elevação de outros. O presente trabalho, discute sobre o racismo e maneiras de amenizar o seu impacto social através da educação cultural africana e afrodescendente. Tal estudo deve ser realizado desde as escolas do ensino fundamental até o ensino superior. A elaboração teórica do texto está fundamentada em argumentos e pontos de vistas de diversos autores, como Borges, Rocha e Jesus, tratando assim, de uma revisão bibliográfica. |
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A implementação da Lei 10.639/03 e seus impactos socioeducacionais na sociedade / The implementation of Law 10.639/03 and its socio-educational impacts on societyRacismoEscolaEducaçãoRaçaConhecimento.O objetivo deste trabalho é debater argumentos, para compreender a necessidade de se trabalhar questões raciais nas escolas do Brasil, uma vez que, a escola é uma instituição formadora de opinião. Racismo é a posição de subjugar uma pessoa como participante de uma raça inferior, pelo fato de ter a cor da pele diferente, mesmo que a ciência já tenha posicionado contrária a ideia de raças humanas, e favorável à existência de uma única raça. A sociedade, mesmo que de forma isolada, continua a promover o racismo, não levando em conta todas as campanhas que tentam eliminar este tipo de posição, ideologia que menospreza a uns em detrimento da elevação de outros. O presente trabalho, discute sobre o racismo e maneiras de amenizar o seu impacto social através da educação cultural africana e afrodescendente. Tal estudo deve ser realizado desde as escolas do ensino fundamental até o ensino superior. A elaboração teórica do texto está fundamentada em argumentos e pontos de vistas de diversos autores, como Borges, Rocha e Jesus, tratando assim, de uma revisão bibliográfica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2131410.34117/bjdv6n12-211Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96341-96351Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96341-96351Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96341-963512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21314/17014Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Eleno Marques deCosta, Ramon Junior Santos daAnjos, José Humberto Rodrigues DosCruvinel, Lucas Gabriel de Almeida2021-06-07T20:45:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21314Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:50.726949Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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