A implementação da Lei 10.639/03 e seus impactos socioeducacionais na sociedade / The implementation of Law 10.639/03 and its socio-educational impacts on society

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Eleno Marques de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Ramon Junior Santos da, Anjos, José Humberto Rodrigues Dos, Cruvinel, Lucas Gabriel de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21314
Resumo: O objetivo deste trabalho é debater argumentos, para compreender a necessidade de se trabalhar questões raciais nas escolas do Brasil, uma vez que, a escola é uma instituição formadora de opinião. Racismo é a posição de subjugar uma pessoa como participante de uma raça inferior, pelo fato de ter a cor da pele diferente, mesmo que a ciência já tenha posicionado contrária a ideia de raças humanas, e favorável à existência de uma única raça. A sociedade, mesmo que de forma isolada, continua a promover o racismo, não levando em conta todas as campanhas que tentam eliminar este tipo de posição, ideologia que menospreza a uns em detrimento da elevação de outros. O presente trabalho, discute sobre o racismo e maneiras de amenizar o seu impacto social através da educação cultural africana e afrodescendente. Tal estudo deve ser realizado desde as escolas do ensino fundamental até o ensino superior. A elaboração teórica do texto está fundamentada em argumentos e pontos de vistas de diversos autores, como Borges, Rocha e Jesus, tratando assim, de uma revisão bibliográfica.
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