Néctar de caju adoçado com mel de abelha: desenvolvimento e estabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Robson Alves
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Maia,Geraldo Arraes, Costa,José Maria Correia da, Rodrigues,Maria do Carmo Passos, Fonseca,Ana Valquíria Vasconcelos, Sousa,Paulo Henrique Machado, Carvalho,Joelia Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Food Science and Technology (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200012
Resumo: Os alimentos e bebidas desenvolvidos atualmente buscam cada vez mais associar sabor agradável com alegações funcionais, oferecendo aos consumidores produtos mais saudáveis. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um néctar de caju adoçado com mel de abelha em substituição à sacarose, estudando também sua estabilidade química, físico-química, sensorial e microbiológica durante 180 dias de armazenamento à temperatura de 28 ± 2 °C. No desenvolvimento do produto avaliaram-se, através de testes afetivos de sabor e aceitação global, quatro formulações (A, B, C e D) com diferentes quantidades de suco de caju (15 e 20%) associadas a diferentes quantidades de mel em sólidos solúveis (10 e 11 °Brix). A formulação mais aceita foi processada e avaliada após o processamento e a cada 45 dias até o final do período de armazenamento. Dentre as formulações testadas, a preferida pelos provadores foi a formulação D com 20% de suco de caju e 11 °Brix. No estudo de estabilidade o produto manteve boa aceitação sensorial até o final do armazenamento em relação aos atributos: cor, sabor, avaliação global e intenção de compra. O produto manteve padrões microbiológicos satisfatórios de acordo com a legislação durante o armazenamento. As alterações químicas e físico-químicas ocorridas não caracterizaram instabilidade do produto, com exceção da vitamina C que ao final da armazenagem teve um decréscimo acentuado. Trata-se, portanto, de uma alternativa viável ao mercado de bebidas.
id SBCTA-1_7d9673ce3cd4bfff602f0b216ce83a0f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20612008000200012
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Néctar de caju adoçado com mel de abelha: desenvolvimento e estabilidadebebidas não alcoólicasAppis melliferafrutas tropicaisOs alimentos e bebidas desenvolvidos atualmente buscam cada vez mais associar sabor agradável com alegações funcionais, oferecendo aos consumidores produtos mais saudáveis. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um néctar de caju adoçado com mel de abelha em substituição à sacarose, estudando também sua estabilidade química, físico-química, sensorial e microbiológica durante 180 dias de armazenamento à temperatura de 28 ± 2 °C. No desenvolvimento do produto avaliaram-se, através de testes afetivos de sabor e aceitação global, quatro formulações (A, B, C e D) com diferentes quantidades de suco de caju (15 e 20%) associadas a diferentes quantidades de mel em sólidos solúveis (10 e 11 °Brix). A formulação mais aceita foi processada e avaliada após o processamento e a cada 45 dias até o final do período de armazenamento. Dentre as formulações testadas, a preferida pelos provadores foi a formulação D com 20% de suco de caju e 11 °Brix. No estudo de estabilidade o produto manteve boa aceitação sensorial até o final do armazenamento em relação aos atributos: cor, sabor, avaliação global e intenção de compra. O produto manteve padrões microbiológicos satisfatórios de acordo com a legislação durante o armazenamento. As alterações químicas e físico-químicas ocorridas não caracterizaram instabilidade do produto, com exceção da vitamina C que ao final da armazenagem teve um decréscimo acentuado. Trata-se, portanto, de uma alternativa viável ao mercado de bebidas.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200012Food Science and Technology v.28 n.2 2008reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612008000200012info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Robson AlvesMaia,Geraldo ArraesCosta,José Maria Correia daRodrigues,Maria do Carmo PassosFonseca,Ana Valquíria VasconcelosSousa,Paulo Henrique MachadoCarvalho,Joelia Marquespor2008-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612008000200012Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2008-07-07T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Néctar de caju adoçado com mel de abelha: desenvolvimento e estabilidade
title Néctar de caju adoçado com mel de abelha: desenvolvimento e estabilidade
spellingShingle Néctar de caju adoçado com mel de abelha: desenvolvimento e estabilidade
Silva,Robson Alves
bebidas não alcoólicas
Appis mellifera
frutas tropicais
title_short Néctar de caju adoçado com mel de abelha: desenvolvimento e estabilidade
title_full Néctar de caju adoçado com mel de abelha: desenvolvimento e estabilidade
title_fullStr Néctar de caju adoçado com mel de abelha: desenvolvimento e estabilidade
title_full_unstemmed Néctar de caju adoçado com mel de abelha: desenvolvimento e estabilidade
title_sort Néctar de caju adoçado com mel de abelha: desenvolvimento e estabilidade
author Silva,Robson Alves
author_facet Silva,Robson Alves
Maia,Geraldo Arraes
Costa,José Maria Correia da
Rodrigues,Maria do Carmo Passos
Fonseca,Ana Valquíria Vasconcelos
Sousa,Paulo Henrique Machado
Carvalho,Joelia Marques
author_role author
author2 Maia,Geraldo Arraes
Costa,José Maria Correia da
Rodrigues,Maria do Carmo Passos
Fonseca,Ana Valquíria Vasconcelos
Sousa,Paulo Henrique Machado
Carvalho,Joelia Marques
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Robson Alves
Maia,Geraldo Arraes
Costa,José Maria Correia da
Rodrigues,Maria do Carmo Passos
Fonseca,Ana Valquíria Vasconcelos
Sousa,Paulo Henrique Machado
Carvalho,Joelia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv bebidas não alcoólicas
Appis mellifera
frutas tropicais
topic bebidas não alcoólicas
Appis mellifera
frutas tropicais
description Os alimentos e bebidas desenvolvidos atualmente buscam cada vez mais associar sabor agradável com alegações funcionais, oferecendo aos consumidores produtos mais saudáveis. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um néctar de caju adoçado com mel de abelha em substituição à sacarose, estudando também sua estabilidade química, físico-química, sensorial e microbiológica durante 180 dias de armazenamento à temperatura de 28 ± 2 °C. No desenvolvimento do produto avaliaram-se, através de testes afetivos de sabor e aceitação global, quatro formulações (A, B, C e D) com diferentes quantidades de suco de caju (15 e 20%) associadas a diferentes quantidades de mel em sólidos solúveis (10 e 11 °Brix). A formulação mais aceita foi processada e avaliada após o processamento e a cada 45 dias até o final do período de armazenamento. Dentre as formulações testadas, a preferida pelos provadores foi a formulação D com 20% de suco de caju e 11 °Brix. No estudo de estabilidade o produto manteve boa aceitação sensorial até o final do armazenamento em relação aos atributos: cor, sabor, avaliação global e intenção de compra. O produto manteve padrões microbiológicos satisfatórios de acordo com a legislação durante o armazenamento. As alterações químicas e físico-químicas ocorridas não caracterizaram instabilidade do produto, com exceção da vitamina C que ao final da armazenagem teve um decréscimo acentuado. Trata-se, portanto, de uma alternativa viável ao mercado de bebidas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20612008000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.28 n.2 2008
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126313975513088